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Comunicação Empresarial

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Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial
Fábio Ramos de Andrade, MPA Mestre em Administração Pública pela Universidade do Estado da Califórnia em San José, Estados Unidos. San José State University – SJSU

2 Check in 2 novos posts sobre temas do programa
Visitar pelo menos três serviços comerciais online e escrever um post sobre estes em relação ao conteúdo do curso. Leitura: Artigos de 11 a 15

3 Programa As organizações empresariais na sociedade da informação
Em busca de um conceito de Comunicação Empresarial Empresa, ética e responsabilidade social Comunicação como expressão da cultura empresarial Marketing de relacionamento e database marketing Estratégias de Marketing Social (Cultural, Esportivo, Comunitário etc) Comunicação, mídia e opinião pública Estratégias e atividades focadas na comunicação interna Comunicação Empresarial e novas tecnologias: a comunicação empresarial pontocom Comunicação em empresas não governamentais: a dinâmica comunicacional do Terceiro Setor Comunicação e Identidade Corporativa Fontes em Comunicação Empresarial Casos em Comunicação Empresarial

4 Comunicação Empresarial
Estratégias de Comunicação para Causas Sociais

5 PROGRAMA DE MARKETING PARA CAUSAS SOCIAIS:
Abordagem Estratégia entre uma empresa e uma organização voluntária e beneficente. Qual o poder que uma causa pode dar, a uma marca, a um credo ou a um sistema de crenças Provocar uma percepção e intenção de compra melhor por parte do consumidor. O MCS é uma forma efetiva de melhorar a imagem corporativa, diferenciando produtos e aumentando vendas e fidelidade.

6 Estratégia Acomodativa Estratégia obstrucionista
Comprometimento com as responsabilidades sociais corporativas Assuma a liderança em iniciativas sociais Cuide de responsabilidades: econômicas, legais, éticas e voluntárias. Estratégia pró-ativa Estratégia Acomodativa Estratégia defensiva Estratégia obstrucionista Faça o mínimo exigido pela ética. Atenda às responsabilidades econômicas, legais e éticas Faça o mínimo exigido pela Lei. Atenda às responsabilidades econômicas e legais Combata as demandas sociais. Atenda às responsabilidades econômicas Fonte: SHERMERHORN, John R. Administração. LTC: Rio de Janeiro, P. 79

7 TRÊS ONDAS DE CONSTRUÇÃO DA MARCA
Onda Racional – Demonstrar atributos do produto. Onda Emocional – Benefícios do estilo de vida associados aos produtos. Subliminares X concretos. Onda Espiritual – Valores na postura ética da marca.

8 BASES PARA UM PLANO DE MCS
Compromisso – Compreensão clara dos benefícios a serem obtidos, adesão e compromisso. Seleção dos parceiros – Instituições ou causas sociais. Afinidades Negociação do contrato – Formalização do processo. Aspectos jurídicos.

9 BASES PARA UM PLANO DE MCS
O MCS exige conhecimento de cada grupo de adotantes escolhido como alvo, incluindo os seguintes aspectos: Características sócio-demográficas: classe social, renda, educação, idade e tamanho da família; Perfil psicológico: atitudes, valores, motivação e traços de personalidade predominantes; Características comportamentais: padrões de compra e características de decisão.

10 Vídeos

11 Marketing Esportivo e Cultural

12

13 Comunicação Empresarial
Comunicação Interna

14 Comunicação Interna É um conjunto de atividades que visa comunicar com clareza e eficácia as informações internas para seus públicos prioritários. O objetivo é estabelecer uma conexão de motivação e transparência entre os empregados e empresa, através da divulgação de normas, procedimentos, notícias, eventos, treinamento, metas e qualquer outro tipo de informação que esteja relacionada a sua rotina de trabalho dentro da empresa.

15 Assessoria de Imprensa
A Assessoria de Imprensa trata da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa, órgão público e a imprensa. Uma Assessoria de Imprensa trabalha para um assessorado, que pode ser um cliente particular ou uma instituição. Empresas, pessoas físicas como "personalidades públicas", médicos, advogados, músicos e instituições e organizações como empresas estatais, autarquias, governos, partidos, sindicatos, clubes, ONGs, ou indivíduos, entre outros costumam utilizar serviços de assessoria de imprensa.

16 Endomarketing Endomarketing é uma atividade que funciona alinhada à comunicação interna, destinada ao público interno (funcionários/colaboradores) de uma organização que busca adaptar estratégias e elementos do marketing para atingir os seus objetivos. O endomarketing busca satisfação do público interno e o seu comprometimento com os objetivos organizacionais. Realiza ações com envolvimento da família e da comunidade local.

17 Papel do Comunicador no Processo para Mudanças
Faz parte de mim O Cliente como multiplicador do processo de Comunicação Compromisso O Cliente participando consistentemente do processo com suporte do Comunicador Conhecimento Divulgação da informação Criação de s, Cartazes, Folhetos, Jornal e Quadros de Avisos Adoção O Comunicador como elemento motivador/follow-up junto ao Cliente Compreensão Atuação do Comunicador junto ao Cliente Reuniões, Kit de Comunicação e Intranet

18 Campanha “Ginástica Laboral”
Exemplo Campanha “Ginástica Laboral” Conhecimento Divulgação pela área de Comunicação da informação, via: Criação de s, Cartazes, Folhetos e Jornal Interno Compreensão O Comunicador divulga e explica aos Clientes a importância da campanha, seus benefícios, horários e locais. Adoção O Comunicador também participa das ginásticas, motiva os Clientes, cobra a participação de cada um. É entregue o “cartão de pontos” para os empregados que realizam as atividades. Compromisso O Cliente começa a participar das sessões de ginástica e percebe os benefícios que eles trazem. O Comunicador participa como suporte em caso de necessidade de novos materiais de explicação, apostilas/ slides. Faz parte de mim O Cliente participa efetivamente da ginástica e começa a incentivar outros empregados a participarem também. Valoriza e reconhece a ação de RH como fator de melhoria da sua qualidade de vida. Atuação Ativa das Gerências e do RH

19 Meios da Comunicação Interna
Quadro de Avisos Intranet Panfletagem Banner Mensagem da Gerência Mensagem Falada Campanhas Internas Jornal Interno Revistas Rádio Interna Caixa de Sugestões Reuniões de Café

20 Exemplos de Comunicação Interna

21 Exemplos de Comunicação Interna

22 Exemplos de Comunicação Interna
A sua Falta faz Falta ! Absenteísmo do Mês: ______ Objetivo do Complexo: 1,9% A participação de todos os integrantes do time, nas suas determinadas funções, é vital para o sucesso de cada um de nós. Sua presença é fundamental !!!

23 Exemplos de Comunicação Interna
Campanha de Prevenção - CIPA/SESMT Comunicação Interna de RH A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) realizarão nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, na saída do restaurante do CPPR, um evento de orientação/prevenção contra a AIDS, Alcoolismo e Segurança no Trânsito. Na programação do dia teremos: Palestras dos alunos do Curso de Enfermagem da UBM (Universidade de Barra Mansa); Grupo de Teatro - Interação com os colaboradores, entrega de material orientativo e distribuição de preservativos; Apresentação de filmes de prevenção. O evento será realizado nos horários das refeições: das 10h às 14h, das 19h às 21h e das 22h às 2h PRESTIGIE ESTE IMPORTANTE EVENTO !!!

24 Boné de Segurança - Chaparia
Exemplos de Comunicação Interna Boné de Segurança - Chaparia Comunicação Interna de RH Com objetivo de prevenção de acidentes, mais especificamente na região da cabeça, foi implantado o boné de segurança com casquete de proteção, na área da Chaparia/CPPR. Este equipamento é obrigatório em toda área produtiva desta unidade, sendo somente dispensado o uso do boné para circulação na faixa verde. As áreas de apoio e os demais colaboradores que necessitarem acessar esta área, devem solicitar junto ao MHF este boné de segurança: CÓD: RX Os gestores das empresas terceiras que prestam trabalho nesta unidade, devem orientar as mesmas a implantar este equipamento de proteção individual. Para quem utilizada o capacete, não é necessário o uso do boné. Os fornecedores que realizam visitas técnicas na Chaparia, devem retirar o boné na Portaria Sul, juntamente com os outros EPI’s obrigatórios para a área. Segurança do Trabalho/Recursos Humanos Prazo para adequação 30 de julho

25 Exemplos de Comunicação Interna
Dia Internacional da Mulher

26 Exemplos de Comunicação Interna

27 Exemplos de Comunicação Interna
Pasta Camiseta Mouse pad Cordão p/ crachá CD-Rom Caneta

28 Comunicação Interna e Mudança
M&A = Merger and Acquisitions / Aquisições e Fusões Reestruturação Reposionamento Crise

29 Transformando a Comunicação Interna
Desenvolvimento de ferramentas de comunicação para empoderar empregados para melhor atender necessidades dos clientes Estabelecimento de comunicação horizontal e vertical Estratégia integrada, cultura da marca e Identidade Comunicação Contínua Comunicação Interativa Envolvimento de executivos no processo Lançamento de website central, newsletter, novas ferramentas de comunicação para executivos Cobertura expandida Canais de feedback para empregados Comunicação Alinhada Reconhecida importância estratégica da CI Estabelecimento de programa Interno de CI Escritório de Comunicação Comunicação integrada em toda HP Aumento da efetividade em CI Hoje: Acelerando crescimento Sincronizada com RH e integrada ao desenvolvimento de líderes Desenmhada para fortalecer envolvimento de empregados e criar uma cultura de excelência Avaliada com base em medição de serviços Acelerando crescimento através de comunicação integrada Comunicação Básica Comunicação direta, sentido único Sólida, Ferramentas básicas Participação limitada de empregados Envolvimento de Empregados e Líderes

30 Avaliação Final - Escolher 3
Faça uma avaliação do sistema de comunicação interna no seu atual trabalho ou em uma experiência anterior. Identifique uma campanha de marketing social e faça uma análise da mesma à luz das bases de construção da marca e elaboração de um plano de MCS. Elabore uma campanha de comunicação para a cidade de Capim Grosso. (4 peças com descrição). Escreva 2 posts sobre mais 2 temas do programa Identifique uma campanha de marketing que, segundo sua opinião, apresente uma postura anti-ética. Justifique


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