A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(Re)experiência Intrusiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(Re)experiência Intrusiva"— Transcrição da apresentação:

1 (Re)experiência Intrusiva
Apresentação: Ana Paula Mourato Felícia Lisboa Pedro Lisboa Grupo de Estudos do Trauma

2 Intrusive Reexperiencing
Definição: O sintoma de experiências intrusivas consiste em pensamentos repetitivos, imagens, memórias e impulsos relacionados com o trauma. São normalmente difíceis de controlar e surgem contra vontade.

3 Intrusive Reexperiencing
Vítimas que foram feridas podem também ter intrusões de serem hospitalizadas e receberem tratamento. Pensamentos intrusivos podem incluir pensamentos que ocorreram na altura do trauma, tais como medo de ser ferido ou morrer, de desgosto e de fuga.

4 Intrusive Reexperiencing
 De Silva e Marks referem que as pessoas podem ter experiências intrusivas de pensamentos que não são memórias da situação traumática, mas sim questões acerca do acontecimento. Estas questões dividem-se em três categorias:

5 Intrusive Reexperiencing
Ameaça e Perigo “ Estou Seguro”? Pensamentos Negativos Acerca do Self “Será que sou uma má pessoa?” Pensamentos Acerca do Significado do Acontecimento “Porque é que isto aconteceu comigo?”

6 Intrusive Reexperiencing
A natureza e frequência deste tipo de intrusões é idêntica às intrusões das memórias traumáticas.

7 Intrusive Reexperiencing
 A investigação demonstra que as intrusões relacionadas com o trauma podem reflectir uma variável individual diferente, que pode predizer uma resposta ao trauma, a longo prazo.

8 Referência Bibliográfica:
Falsetti, S. A. (2008). Intrusive Reexperiencing. In G. Reyes, J.D.Elhai, J.D. Ford, The Encyclopedia of Psychological Trauma (pp ). New Jersey: Wiley Apresentação: Ana Paula Mourato - Felícia Lisboa - Pedro Lisboa - Grupo de Estudos do Trauma


Carregar ppt "(Re)experiência Intrusiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google