A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÚMEROS ÍNDICES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÚMEROS ÍNDICES."— Transcrição da apresentação:

1 NÚMEROS ÍNDICES

2 Números Índices O que é um número índice?
Um número índice é um quociente entre dois valores de uma mesma variável, referentes a diferentes pontos no tempo ou no espaço e expresso em percentagem. Um número índice para t com base em 0 é definido como:

3 Vantagens dos números índices
Permitem simplificar os dados e uma maior facilidade de comunicação: com um só valor pode avaliar-se a evolução de um conjunto complexo de variáveis; Tornam as comparações mais fáceis e imediatas: mais fácil comparar variações observadas para diferentes produtos expressos em diferentes unidades de medida, uma vez que todos os valores são convertidos em percentagens relativamente ao período base; Permitem evidenciar variações sazonais atípicas: uma vez transformados os valores iniciais observados em números índices, é pssível identificar flutuações referentes a subperíodos que se repetem ao longo dos vários anos observados.

4 Números Índices

5 Números Índices Índice de Laspeyres
É um índice sintético, que utiliza os dados do ano base como ponderações para o seu cálculo. Estas ponderações podem ser quantidades ou preços. Índice de preços de Laspeyres para o período i Índice de quantidades de Laspeyres para o período i

6 Números Índices Índice de Paasche
É também um índice sintético, que utiliza como ponderações os preços ou quantidades relativos ao ano corrente. Índice de preços de Paasche para o período i Índice de quantidades de Paasche para o período i

7 Números Índices Índice de Preços de Paasche
No cálculo de um índice de preços de Paasche para determinado ano corrente é necessário: Calcular o valor dispendido nesse ano, multiplicando os preços pelas respectivas quantidades, e somando para todos os bens ou serviços incluídos no índice; Em seguida, calcular o valor que teria sido dispendido no ano base (utilizando os preços do ano base) se as quantidades do ano corrente tivessem sido utilizadas, isto é, multiplicam-se os preços do ano base pelas quantidades do ano corrente e somam-se para todos os itens (agregado fictício).

8 Números Índices Índice agregado de valores
Utilizado por muitas empresas para caracterizar o desempenho das vendas. O seu cálculo é idêntico ao de um índice de valores simples – para cada período, multiplicam-se as quantidades pelos respectivos preços e relacionam-se com o período base.

9 Mudança do período base
Números Índices Manipulação de números índices Mudança do período base Quando se pretende comparar séries de índices com diferentes períodos base é necessário proceder a uma transformação das séries de modo a que tenham uma base comum. Isto não é mais do que uma alteração proporcional em todos os valores de uma ou todas as séries. Primeiro, deve definir-se o novo período base. Depois, deve dividir-se o valor da série para esse período por 100 para encontrar o factor de proporcionalidade. Por último, dividem-se todos os restantes índices da série pelo mesmo factor de proporcionalidade, resultando uma nova série de números índices com um novo período base.

10 Mudança do período base
Números Índices Manipulação de números índices Mudança do período base

11 Ligação de diferentes séries de números índices
Manipulação de números índices Ligação de diferentes séries de números índices As séries longas de números índices são, de tempos a tempos, alvo de mudança de base. O objectivo é evitar que os seus valores se tornem demasiado elevados. Para poder utilizar os dados na sua totalidade, é necessário garantir que todas se referem ao mesmo período base. Isto só é possível se existir pelo menos um ano comum às séries. Para esse ano comum, calcula-se o quociente entre o valor da série nova e da série antiga, utilizando-se depois o resultado para transformar todos os restantes valores de uma das séries. Para alterar os índices da série antiga, multiplicam-se pelo valor do quociente; para se alterarem os valores da série mais recente, faz-se um produto idêntico, mas pelo inverso desse quociente.

12 Ligação de diferentes séries de números índices
Manipulação de números índices Ligação de diferentes séries de números índices

13 Números Índices Deflação de séries cronológicas
Grande parte das séries cronológicas referentes à actividade económica e à gestão empresarial são definidas em unidades monetárias a preços correntes em cada período de tempo. Como exemplos podem apontar-se as séries para as vendas, custos, preços das matérias-primas, valores de cotações bolsistas, etc.. Ainda que seja útil examinar a evolução destes valores a preços correntes, corre-se o perigo de não detectar as verdadeiras mudanças ocorridas e que se encontram disfarçadas por detrás do efeito da inflação. Este problema pode ser resolvido através da deflação da série – utilização de um índice de preços que permita retirar à série cronológica os efeitos da inflação e transformar os preços correntes em preços constantes. O processo de deflação de uma série consiste na divisão de valores monetários a preços correntes da série cronológica por um índice de preços, multiplicando o resultado obtido por 100.

14 Números Índices Deflação de séries cronológicas

15 O Índice de Preços no Consumidor (IPC)
Números Índices Deflação de séries cronológicas O Índice de Preços no Consumidor (IPC) O problema que pode surgir quando se pretende deflacionar uma série cronológica é encontrar um índice fidedigno e que represente realmente o efeito da inflação sobre a série cronológica. O índice mais utilizado para este efeito é o IPC – tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo de determinado espaço geográfico e de um ou vários estratos sócio-económicos.

16 O Índice de Preços no Consumidor (IPC)
Números Índices Deflação de séries cronológicas O Índice de Preços no Consumidor (IPC)

17 O Índice de Preços no Consumidor (IPC)
Números Índices Deflação de séries cronológicas O Índice de Preços no Consumidor (IPC)


Carregar ppt "NÚMEROS ÍNDICES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google