A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Os Diversos da Aldeia Ecológica (Diversificar as Fontes de Energia Renováveis e Melhorar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Os Diversos da Aldeia Ecológica (Diversificar as Fontes de Energia Renováveis e Melhorar."— Transcrição da apresentação:

1 A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Os Diversos da Aldeia Ecológica (Diversificar as Fontes de Energia Renováveis e Melhorar e Defender o Ambiente...) Equipas A/B (9º Ano): Ricardo Jorge Gonçalves, Jorge André Barreto, Ciobanu George, Hugo Miguel Patrocínio, Hugo Fernandes Rações, Rafael Jorge Nuno, Diogo Guimarães Costa, Filipe Miguel Sousa, Fábio Cassola Guerreiro, Mauro de Sousa Bentes,... Professores: Eduardo Henriques e Eduardo Figueiredo Escola Secundária Emídio Navarro – Almada (Ver também Equipas A e B do Escalão Apogeu – B ) O modelo construído (Aldeia Ecológica) pretende demonstrar não só as vantagens ambientais das energias renováveis na produção de energia eléctrica, como ainda a sua diversificação, enquadramento e aproveitamento em cada situação local, em contraste com as soluções baseadas em grandes centros produtores. O modelo unificou os trabalhos das duas Equipas A e B inscritas no Escalão Periélio e foi construído em paralelo às aulas de Educação Tecnológica. As actividades iniciaram-se nas diversas turmas envolvidas, em Janeiro, com apresentação do tema e motivação para o mesmo. (Ver Motivação ) Periélio 9 Junho 2006 Projecto (Janeiro 2006)

2 ACTIVIDADES foto ESCALÃO Que energias renováveis vamos exemplificar e usar no modelo?... Solar-Fotovoltaica, Eólica e Hidroeléctrica... Para a energia hidroeléctrica precisamos de muita Energia Potencial! Quer dizer, muita altura para a queda de água! Quanto mais alto o caixote... melhor! Vamos consultar o regulamento do concurso para avaliar a altura máxima possível para a queda de água... Entretanto a fase de carpintaria avança... Periélio Janeiro-Fevereiro 2006 ES Emídio Navarro (Equipas A e B)

3 ACTIVIDADES foto ESCALÃO Vamos construir as montanhas onde vamos instalar a Aldeia e as suas fontes de energia... Escolhemos a esferovite reciclável porque também era fácil de trabalhar e moldar... Uf!... Ainda bem que muita gente ajudou! Mas a montanha começou a ganhar forma! Começamos a escolher os motores de corrente contínua para funcionarem como geradores... Fevereiro 2006 Periélio ES Emídio Navarro (Equipas A e B)

4 ACTIVIDADES foto ESCALÃO Periélio Começamos a fazer testes para escolher os motores/geradores e qual a melhor maneira de recuperar energia eléctrica dos mesmos... Quantas rodas de engrenagem/multiplicação? Como construir as pás para o gerador eólico? Como aproveitar ao máximo a energia eólica e a energia hidroeléctrica proveniente da queda de água?... Março-Abril 2006 ES Emídio Navarro (Equipas A e B)

5 ACTIVIDADES foto ESCALÃO Periélio Cada vez mais colegas participam na construção da aldeia e dos carros fotovoltaicos. Construimos a primeira versão da turbina a usar no gerador hidroeléctrico com tampas de garrafas e embalagens de CDs e a primeira torre eólica surge... Começamos a organizar um Dossier do Concurso Solar Padre Himalaya onde se reuniam e organizavam as informações e planos... Abril 2006 ES Emídio Navarro (Equipas A e B)

6 ACTIVIDADES foto ESCALÃO Periélio A exposição de Electrotecnia/Electrónica do respectivo Curso a realizar de 17 a 19 de Maio aproxima-se e vamos tentar que a Aldeia Ecológica esteja presente... Temos que aplicar a pintura para melhorar o aspecto! Também há momentos de muito boa disposição... Maio 2006 ES Emídio Navarro (Equipas A e B)

7 ACTIVIDADES foto ESCALÃO Periélio A Aldeia Ecológica, mesmo incompleta, obteve grande êxito na Exposição de Electrotecnia/Electrónica! Foi o único trabalho sobre as energias renováveis e a necessidade de proteger o ambiente. A partir daquela exposição também notamos que havia alguns problemas a resolver e soluções a melhorar: - construir um painel de controlo para gerir o sistema; - melhorar o gerador eólico; - melhorar a apresentação geral e tornar a montanha mais realista; - instalar uma saída para a água do lago; -... Maio 2006 ES Emídio Navarro (Equipas A e B)

8 ACTIVIDADES foto ESCALÃO Periélio Depois da apresentação na Exposição de Electrónica/Electrotecnia continuamos a aperfeiçoar a nossa Aldeia Ecológica... - a central solar/painel fotovoltaico funcionou plenamente e forneceu a potência suficiente para fazer a bomba de água elevar a água até ao alto da montanha e assim recuperar a energia potencial; - a central hidroeléctrica também apenas precisa de algumas afinações; - o gerador eólico é o que fornecerá menos potência e precisará de ventos muito favoráveis... Maio-Junho 2006 ES Emídio Navarro (Equipas A e B)

9 ACTIVIDADES foto ESCALÃO Periélio Mas a Aldeia Ecológica participou numa outra exposição novamente: a exposição de final de ano do grupo do Ambiente do Ensino Secundário da Escola Secundária Emídio Navarro... Junho 2006 ES Emídio Navarro (Equipas A e B)

10 Ciência Viva – Sociedade Portuguesa de Energia Solar (SPES)/ – O que são Energias Renováveis? São energias que podem ser repostas, ou renovadas, continuamente pela própria natureza (Solar, Eólica, Hidráulica,... ) Concurso 1 Construção de um carrinho solar (com painel fotovoltaico); Concurso 2 Construção de um equipamento sobre Energias Renováveis Relatório Final

11 Concurso 2005

12

13

14 São equipamentos eléctricos, constituidos por material semicondutor, que convertem a energia solar em energia eléctrica... Estação Espacial Intrernacional (Previsão) Telescópio Hubble Meteosat Estação Salyut Robot Sojouner em Marte

15 São equipamentos eléctricos, constituidos por material semicondutor, que convertem a energia solar em energia eléctrica...

16 São equipamentos eléctricos, constituidos por material semicondutor, que convertem a energia solar em energia eléctrica... + Silício Potência fotovoltaica W/m 2

17 Concurso 2005

18 CO 2 chuvas ácidas Contaminação dos rios e mares SO 2 destruição da camada do Ozono aquecimento do planeta destruição das florestas

19 radiação solar fora da atmosfera: 1360W/m2 radiação solar no solo: 1000 W/m2 painel solar térmico: energia solar energia térmica painel fotovoltaico: energia solar energia eléctrica Central hidroeléctrica: energia hidráulica energia eléctrica Aerogerador: energia eólica energia eléctrica

20

21 1 m

22


Carregar ppt "A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Os Diversos da Aldeia Ecológica (Diversificar as Fontes de Energia Renováveis e Melhorar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google