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Aí vem o Correio... DIGITAL !.

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Apresentação em tema: "Aí vem o Correio... DIGITAL !."— Transcrição da apresentação:

1 Aí vem o Correio... DIGITAL !

2  RAZÃO Para muita gente, uma das razões mais importantes para se ligar à Internet é possuir a possibilidade de enviar e receber Correio Electrónico ( ). Com o podemos enviar mensagens para qualquer pessoa que tenha uma conta na Internet. O melhor desta ferramenta é que a nossa mensagem pode chegar ao destino poucos segundos ou minutos depois de a termos enviado.

3 INTERVALO As mensagens enviadas ficam armazenadas no servidor de correio do fornecedor de serviços de acesso do destinatário, até que este as recolha na próxima vez que se ligar á Internet.   O PORQUÊ O está em toda a parte. Hoje, a maior parte das empresas, serviços e pessoas possui um endereço de correio electrónico junto aos persistentes números de telefone e fax. Uma mensagem de correio electrónico pode conter apenas algumas linhas de texto, uns poucos parágrafos ou documentos completos de pequeno, médio ou grande porte.

4 É praticamente conveniente e rotundamente económico enviar uma mensagem ou documento por do que por correio convencional ou fax. A sua velocidade é indiscutível. PROGRAMAS Existem dezenas de aplicativos capazes de gerir as nossas mensagens de correio electrónico. Com uma conta na Internet, pode-se enviar correio electrónico através de muitas aplicações específicas (próprias para o efeito) ou outras como certos browsers da Web.

5 O SEU ENDEREÇO EXPLICADO
PRIVACIDADE O correio electrónico é possivelmente menos privado que o correio tradicional, pois pode ser lido por qualquer pessoa que tenha acesso ao computador que o recebe; assim sendo, devemos ser cautelosos no envio de informações sensíveis via , a menos que consigamos de algum modo proteger o seu conteúdo. O SEU ENDEREÇO EXPLICADO Toda a gente que está ligada á Internet possui um endereço de correio electrónico. Este endereço é diferente de qualquer outro tipo de endereço e é composto de duas partes principais separadas pelo símbolo ou

6 NOME DO UTILIZADOR @ NOME DO DOMÍNIO
O número de domínios individuais que podem constituir o “nome do domínio” do endereço, é determinado pelo número de ramificações necessárias para arrumar o correio de uma forma lógica no seu sítio de correio. Quando alguém nos dá um endereço de correio devemos escrevê-lo tal qual nos é transmitido. Embora os endereços sejam normalmente escritos em minúsculas, alguns sistemas de correio são sensíveis às maiúsculas.

7 COMPOSIÇÃO DO ENDEREÇO
O NOME: a primeira parte do endereço de correio electrónico é o nome do utilizador. Pode-se escolher o nome que se quiser desde que essa escolha ainda não tenha sido feita por outro assinante. Pode-se escolher o nome completo, o primeiro nome, uma alcunha, um apelido, um nome falso ou mesmo uma designação aleatória formada por letras e algarismos.

8 O símbolo @ “arrôba” separa o nome do utilizador (jruela) do nome de domínio (mail.prof2000)

9 O nosso fornecedor ___o nome do “fornecedor” de acesso à Internet (a empresa que nos dá acesso à Internet). Este fornecedor é responsável pelo envio e recepção de mensagens para e de utilizadores individuais.

10 As últimas letras pt, neste caso designam o país Portugal Mas se fosse “comercial” terminaria em “com”, por exemplo.

11 FUNCIONALIDADE Embora o correio electrónico seja indiscutivelmente muito mais rápido que o correio convencional, a sua fiabilidade depende da pessoa que o recolhe. Se o destinatário se esquecer de “abrir a caixa de correio” para verificar o seu conteúdo durante 2 semanas, p. ex., as vantagens de uma rápida entrega serão anuladas.  

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13 ESCREVER Não precisamos estar ON-LINE (ligados) para escrevermos as mensagens de correio electrónico. Podemos fazê-lo em OFF-LINE (desligados) e depois das mensagens escritas e possivelmente guardadas na pasta “a enviar”, executamos a ligação e enviamos todo o trabalho. Este procedimento deve ser feito quando as mensagens são extensas ou várias. Podemos escrever mensagens novas, responder a mensagens recebidas e reenviar mensagens recebidas a outros destinatários.

14 “ANEXOS” Todos os aplicativos de correio electrónico permitem “anexar” documentos existentes no disco rígido do nosso computador ou numa disquete. Por ética, devemos certificar-nos de que os ficheiros a anexar estão limpos de vírus; Estes podem ser de texto, imagem, som, zip, etc.. É importante saber duas coisas neste contexto: – quanto maiores forem os ficheiros anexos, maior será o tempo de tráfego em linha e mais caro ficará o envio; – nunca se deve abrir ficheiros com extensão .exe, venham eles de quem vierem pois são esses ficheiros que podem conter vírus

15 MODOS Até aqui tem-se falado sobre correio electrónico de uso em programa específico. Mas também se pode lidar correio electrónico através do WEBMAIL. O gratuito ou designado WebMail é um serviço disponível a todas as pessoas pois basta entrar num portal que o forneça para que se possa criar uma conta pessoal.

16 Uma das grandes vantagens do WebMail reside no facto de ser rápido de usar e fácil de perceber como funciona. Além disso, o utilizador poderá aceder à sua conta pessoal em qualquer lugar onde tenha um computador ligado à Internet, usando o seu endereço de correio e a sua password. Ter uma conta de correio (usando um programa) e ter uma ligação mail gratuita, é perfeitamente compatível.   Um mesmo utilizador pode ter várias contas de correio.

17 ENDEREÇOS ERRADOS Se um endereço de mensagem for erradamente escrito, essa dita mensagem não chega ao destino. Por isso é imprescindível escrever com cuidado o respectivo endereço do destinatário. Se o computador que está a tentar entregar a sua mensagem não reconhecer o endereço, envia-nos automaticamente um aviso/mensagem que aparecerá na nossa caixa de correio quando a abrirmos.

18 Além disso, outro possível problema dos endereços errados é o facto de podermos introduzir via erro um determinado endereço cujo utilizador exista no computador de destino. Nesse caso, a mensagem irá para à caixa de correio de um utilizador errado !!!

19 PORTE-SE BEM Para uma boa utilização do correio electrónico deve-se ter em conta um conjunto de normas emanadas da boa ética. As mais importantes serão: 1 - Escreva parágrafos e mensagens curtas. 2 - Foque um só assunto em cada mensagem e indique-o de uma forma explícita no campo apropriado do cabeçalho. 3 - Utilize caracteres maiúsculos apenas para destacar as partes importantes das mensagens. Outras palavras do texto escritas com caracteres maiúsculos indicam que o autor ESTÁ A GRITAR! 4 - Tenha cuidado com o que escreve sobre terceiros. O correio electrónico pode ser facilmente reenviado para outros destinatários. 5 - Seja cuidadoso com a utilização de expressões irónicas ou humorísticas, pois a comunicação não-presencial pode originar mal-entendidos. 6 - Não esqueça que o seu correio electrónico nunca é totalmente privado, pois outros poderão ter acesso a ele por meios ilícitos. 7 - Sempre que receber um ficheiro anexado, verifique-o com a ajuda de um anti-vírus para evitar contaminação da sua máquina.

20 CABEÇALHOS Todas as mensagens de correio electrónico são identificadas por um cabeçalho que pode constituir uma fonte interessante de informação. Basicamente, a informação que aparece nos cabeçalhos pouco mais é do que aquela que aparece nos envelopes do correio tradicional, senão vejamos: Para : Cc : Assunto : Internet na Escola

21 ONDE: Para:(local para colocar o) endereço electrónico do destinatário; Cc: (local para colocar os) endereços das pessoas a quem se pretende enviar cópias da mensagem Assunto:(local para colocar) uma breve descrição do assunto (o título) da mensagem;

22 ABREVIATURAS Apesar de um grande conjunto de vantagens, o correio electrónico não se pode comparar ao correio tradicional no aspecto emocional, uma vez que existem muitas emoções que transparecem na escrita manual e que estão ausentes na escrita electrónica. Por este facto, sempre que é preciso transmitir uma ideia do estado de espírito de quem escreve a mensagem, são utilizados conjuntos de símbolos que, quando visualizados na horizontal, se tornam semelhantes a expressões humanas.

23 São os EMOTICONS, de entre os quais o mais famoso é sem dúvida o smiley: :-) Serve para indicar um comentário jocoso ou irónico. ;-) Este smiley indica um comentário irónico ou um piscar de olho romântico. :-( Indica tristeza, desagrado.

24   PANORÂMICA DO OUTLOOK EXPRESS Com a janela de NOVA MENSAGEM activa no modo minimizado.

25 Esta é a janela de NOVA MENSAGEM no modo maximizado e através da qual se transmite uma ideia do preenchimento dos espaços/células.

26 1 2 3 Enviar nova mensagem Responder a mensagem Reencaminhar mensagem
visualize com vídeo as seguintes operações: Enviar nova mensagem Responder a mensagem Reencaminhar mensagem 1 2 3


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