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CESBRASIL Centro Brasileiro das Empresas Simuladas

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Apresentação em tema: "CESBRASIL Centro Brasileiro das Empresas Simuladas"— Transcrição da apresentação:

1 CESBRASIL Centro Brasileiro das Empresas Simuladas

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3 APRESENTAÇÃO O que é Empresa Simulada:
Tecnologia de educação / metodologia de treinamento; Atrela as teorias com a prática de atividades empresarias; Atua em um mercado “simulado” ; Introduzida no Brasil pelo SEBRAE/MG, sendo o exclusivo detentor desta metodologia no país. Compõem projetos de formação empreendedora.

4 REDE NACIONAL E MUNDIAL
Aproximadamente 200 Empresas Simuladas no Brasil; Cerca de em mais de 44 países, associados à PEN-INTERNATIONAL.

5 Composição da rede de Empresas Simuladas
Rede Nacional 200 Empresas Simuladas cadastradas ( ano 2013 – 2º semestre) alunos envolvidos por semestre 127 professores • INSTITUIÇÕES ENSINO MÉDIO:16 Escolas do Sebrae/MG e Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. UNIVERSIDADES: 07 - Fac. de Adm de Mantena-MG, Fac. de Adm. de Passos-MG, Unifor, Newton Paiva,Fac. De Adm. do SENAC, Projeto aprendizagem comercial, Projeto profissionalizante Micronet , IFMG-Bambuí, UNIARAXÁ.

6 PEN-INTERNATIONAL Quem é:
Instituição detentora dos direitos da Metodologia. Coordena, apóia e desenvolve serviços aos Escritórios Centrais de cada país As atividades desenvolvidas pelo Pen-International são: Promove e intensifica o conceito de aprendizagem do mercado simulado, expandindo as redes nacionais e internacionais. Facilita o intercambio de informações entre os países membros. Define as regras básicas de operações. Promove encontros, workshops e feiras internacionais. Ponto de ligação entre as negociações internacionais.

7 CESBRASIL – Centro Brasileiro das Empresa Simuladas
Criado em 1996 e faz parte dos projetos de educação e empreendedorismo do Sebrae-MG; Coordena e apoiar as empresas brasileiras filiadas; Serve como porta de acesso ao mercado simulado internacional, através da Central Cesbrasil de Comércio Exterior. Membro ordinário do PEN INTERNATIONAL

8 CENTRAL DE COMÉRCIO EXTERIOR
CESBRASIL – Centro Brasileiro das Empresa Simuladas ATIVIDADES: Apoio para que as Empresas Simuladas tenham suas atividades inseridas num contexto mais similar possível da realidade empresarial. Atua nas rotinas das Empresas Simuladas como: CENTRAL DE COMÉRCIO EXTERIOR CENTRO CONTÁBIL BANCO FORNECEDOR GOVERNO

9 Comprar e vender > Pagar e receber
PRINCÍPIOS BÁSICOS Operar em um mercado simulado, composto pelas Empresas Simuladas nacionais e internacionais. Funcionamento da empresa simulada: Negociar os produtos e serviços. Basear-se em métodos e procedimentos reais. Confrontar a teoria com a prática. Comprar e vender > Pagar e receber

10 Iniciativa, empreendedorismo e inovação
OPERACIONALIZAÇÃO NEGOCIAÇÕES: São realizadas através de ações de vendas, marketing, compras e logística; O treinando é estimulado a interagir com os ambientes (interno e externo) propondo soluções e implantando novas estratégias. Iniciativa, empreendedorismo e inovação

11 OPERACIONALIZAÇÃO “ENTREGA DO PRODUTO”: Na Empresa Simulada a entrega da mercadoria não é física e sim através da Emissão da Nota Fiscal. Todos os outros procedimentos devem ser operacionalizados e registrados, construindo assim um histórico da empresa.

12 Operacionalização Modelo – Nota Fiscal

13 Operacionalização “PAPEL MOEDA” - Boletos bancários e cheques
Utiliza-se de outros meios de pagamentos tais como talões de cheques, boletos bancários e transferência on-line. Modelos:

14 PÚBLICO ALVO Re-Qualificação profissional - para novo ingresso ao mercado. Qualificação de pessoas com necessidades especiais. Cursos de Graduação e técnicos Formação de empresários e empreendedores – treinamentos Formação de estagiários - trainee´s.

15 DIFERENCIAIS Prática profissionalizante (educação empreendedora). Intercâmbio cultural, comercial e social através da interação entre as Empresas Simuladas dos diversos países. Aplicação imediata da aprendizagem. Interdisciplinaridade.

16 QUALIFICAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Compras, suprimentos e Logística Gestão de pessoas Marketing e estratégias Direito e Legislação Vendas e técnicas de negociação Análises Financeiras e de investimento Empresa Simulada Teoria x Prática Administração, gestão e empreendedorismo Sistemas de Informação Contabilidade

17 VISÃO SISTÊMICA CLIENTES CONCORRÊNCIA BANCO GOVERNO FORNECEDORES
AMB I E N T INTERNO CLIENTES CONCORRÊNCIA EMPRESA SIMULADA SÓCIOS / GESTORES FUNCIONÁRIOS AMB I E N T EXTERNO CESBRASIL BANCO GOVERNO FORNECEDORES

18 ATIVIDADES DO CESBRASIL
BANCO CESBRASIL - Funciona como uma agência central de clientes, pessoa física e pessoa jurídica, registrando as atividades financeiras. Funções: Abertura e movimentação das contas correntes – Pessoa Física e Jurídica Recebimentos e pagamentos Aplicações financeiras – pessoa Jurídica Empréstimos – Pessoa Jurídica Débito automático – despesas fixas Emissão de cheques – Pessoa física e jurídica Composição do extrato bancário – Pessoa Jurídica

19 ATIVIDADES DO CESBRASIL
FORNECEDOR CESBRASIL – Faz o papel de fornecedor real e também de transportadora desta mercadoria. Funções Confecção de Notas Fiscais – Compra de mercadoria Controle de ordens de compra Negociação de condições de pagamento Opção de frete – CIF ou FOB Orientação de impostos

20 ATIVIDADES DO CESBRASIL
GOVERNO CESBRASIL - Responsável pela condução da metodologia de empresas simuladas no âmbito das divulgações das regras e diretrizes que a metodologia exige. Funções Cadastro das empresas simuladas Cadastro de gestores - Professores Emissão de CNPJ’s Orientações tributárias Auditoria - DEMCOF

21 ATIVIDADES DO CESBRASIL
COMÉRCIO EXTERIOR - As empresas poderão contar com toda a estrutura necessária para importar e exportar as mercadorias, dentro do contexto da atual Legislação em vigor e Política de Comércio Exterior brasileira. Funções Promover o comércio internacional entre as empresas simuladas Fiscalizar as importações e exportações de mercadorias. Incrementar a participação brasileira no comércio mundial. Estabelecer normas para implementação do comércio exterior. Elaborar e divulgar informações sobre comércio exterior. Efetuar o controle de capitais estrangeiros. Atuar no sentido do funcionamento regular do mercado cambial

22 PARCERIA COM EMPRESAS REAIS
Parceiro Real: É a empresa que permite aos alunos o uso do seu nome, produtos e estratégias. A relação baseia-se no interesse mútuo, com o compromisso das Empresas Simuladas divulgarem a marca e os produtos dos parceiros através de seus catálogos. Os objetivos pedagógicos devem prevalecer sobre os objetivos empresariais; Dosar a complexidade das situações de forma a levar a busca de novos objetivos e caminhos; Trabalhar em conjunto com outros professores, em questões que provavelmente ocorrerão na prática de negócios;

23 Competências do Aluno Possuir senso de responsabilidade.
Desenvolver a autonomia do treinando. Ter habilidade para trabalhar em equipes através do relacionamento interpessoal. Possuir uma visão sistêmica e empreendedora. Exercitar a todo momento a solução de problemas. Desenvolver a visão de negócios e suas ligações com os mercado nacional e internacional. Utilizar a linguagem do mundo dos negócios.

24 PAPEL DO PROFESSOR Professor
“O comportamento do Professor de Empresa Simulada, deve ser assertivo, assim assumindo e comungando das responsabilidades e conseqüências resultantes do posicionamento de Dirigente.”

25 PAPEL DO PROFESSOR Pré-requisitos que irão facilitar o alcance das competências Envolver a si e aos seus alunos nos negócios da empresa Proporcionar desafios aos treinandos Guiar e apoiar as ações dos treinandos Entender os negócios da empresa Criar ambiente propício para o desenvolvimento permanente dos treinandos Estimular ações em áreas específicas da empresa

26 RESULTADOS ESPERADOS Analisar e avaliar a atuação dos alunos, individualmente e em grupo. Responder de maneira pró-ativa às necessidades da escola ou do Centro de Simulação Despender todos os esforços para o bom andamento dos trabalhos na Empresa Simulada Assumir a responsabilidade pelas informações originárias da Empresa Ser o agente da vivência da ética dentro da Empresa Simulada, tanto nos negócios quanto no gerenciamento da vida particular. Assumir e comungar das responsabilidades e conseqüências resultantes de uma atitude de Direção Assertiva (e não de “consultor ou coordenador”)

27 RESULTADOS ESPERADOS Estabelecer níveis e áreas de competência das tarefas dos participantes; Promover a troca de informações e a eliminação de conflitos; Promover a vivência empresarial, gerenciando as atividades afins; Avaliar o trabalho em equipe; Identificar resultados mensuráveis de aprendizagem. Criar o conceito geral de E.S.; Conduzir a E.S. em todos os interesses pedagógicos e didáticos Organização das E.S. Coordenação da distribuição de pessoal; Avaliar e qualificar a equipe para a prática profissionalizante; Comunicar com empresas PARCEIRAS e Cesbrasil

28 CARACTERÍSTICAS DESEJAVÉIS - PROFESSOR
Graduado, preferencialmente, em Administração, Economia, Ciências Contábeis ou Marketing. Capacidade de interagir com as demais disciplinas, ter visão e abertura para trabalhar em equipe; Ampla e diversificada base cultural, multidisciplinar que extrapole o conteúdo, com enfoque também, no papel do cidadão conscientizado socialmente e ambientalmente; Conhecimento em idiomas ou interesse em aprender, inserido no contexto do mundo globalizado; Noções de informática ou disponibilidade para aprender e utilizar linguagem e ferramentas de gestão da informação; Contato permanente com o setor empresarial, acompanhando o mercado e suas tendências.

29 ESTRUTURA DAS EMPRESAS SIMULADAS
Departamentos: Recursos Humanos Marketing Financeiro Compras Vendas Logística

30 Departamento de Recursos Humanos
Contratação Selecionar funcionários, pesquisar salários e benefícios da categoria; Efetuar o registro de funcionários, cadastramento Cesbrasil, cuidar de livro de ponto, preparar a folha de pagamento e encargos; Elaborar e acompanhar contratos de trabalho, bem como a rescisão quando do encerramento das atividades; Acompanhamento O papel do RH é colaborar e interagir com os outros departamentos para garantir a eficiência e satisfação do cliente; Discute e elabora o organograma, considerando o rodízio de funcionários entre os setores. Manter programas de motivação e visitas técnicas para equipe. Verificar as dificuldades da equipe em praticar a teoria; Avaliação Preparar e acompanhar avaliação de desempenho da equipe; Preparar programas de atividades sociais. Interdisciplinaridade Administração, Psicologia, Direito, Contabilidade, Informática, sociologia, Comunicação, Filosofia.

31 Departamento de Marketing
Planos de mercado Realizar pesquisa de mercado. Novos produtos Identificar novas necessidades dos consumidores. Material de divulgação Elaborar material de divulgação e informação da empresa. Atendimento ao consumidor Pesquisar e controlar o grau de satisfação do cliente. Criar e realizar site. Campanhas publicitárias Preparar eventos comerciais e promocionais da empresa. Interdisciplinaridade Administração, Estatística, Economia, Contabilidade, Direito, Geografia, Comunicação, Filosofia, Língua Estrangeira, Informática.

32 Departamento de Financeiro
Orçamentos Elaborar, implantar e controlar o orçamento da empresa. Elaborar o Fluxo de caixa. Recebimentos e Pagamentos Efetuar o pagamento das despesas fixas e folha de pagamento, encargos, impostos e fornecedores. Controlar o recebimento de clientes. Efetua depósitos de cheques. Relatórios Elaborar movimento de caixa, contas a receber, contas a pagar, Demcof, Tributos Acompanhar o enquadramento tributário e recolhimento correto. Demonstrativos contábeis Elaborar o Demonstrativo de Resultado mensal e anual, Balanço Patrimonial anual. Interdisciplinaridade Administração, Estatística, Direito, Economia, Contabilidade, Matemática.

33 Departamento de Compras
Manter permanentemente atualizado o cadastro de fornecedores Emitir, via ,carta, telefone ou fax, solicitações de orçamentos Prever, pesquisar, licitar, avaliar, adquirir insumos, matérias primas e material de escritório Realizar consultas e compras junto aos fornecedores Executar os prazos de compras em tempo hábil Encaminhar notas fiscais e faturas para a Contabilidade - contas a pagar Almoxarifado Receber e conferir mercadorias, com notas fiscais e ordens de compra Registrar a entrada e saída de produtos e serviços Registrar a entrada e saída de materiais de consumo Realizar inventário de mercadorias em estoque Interdisciplinaridade Administração, Estatística, Direito, Economia, Contabilidade, Matemática, Física, Informática.

34 Departamento de Vendas
Elaborar programas de vendas baseados nas pesquisas de marketing; Estruturar, acompanhar, treinar e avaliar equipes de vendas Elaborar relatórios sobre as atividades dos concorrentes; Elaborar relatórios sobre as atividades de vendas; Canais de distribuição Estruturar rede de distribuição através de mala-direta, , contato telefônico, correspondência comercial, Rodas e Feira de negócios. Clientes Pesquisar o perfil dos clientes, cadastrar, segmentar, ordenar por região ou atividade. Buscar uma efetivação de negócios com os clientes da Rede nacional e internacional, utilizando o canal de distribuição mais adequado, com emissão de pedido de venda no ato da negociação. Interdisciplinaridade Administração, estatística, Psicologia, Economia, Contabilidade, Direito, Comunicação, Língua Estrangeira, Filosofia, Informática.

35 Departamento de Logística
Comunicação Receber, expedir, classificar, registrar, distribuir e entregar documentos. Acompanhar a caixa de , distribuindo para o setor competente. Administração de Vendas  Controle de pedidos de venda, emissão de NF, despacho de mercadorias e serviços. OS & M Levantar pesquisa de rotinas operacionais junto aos funcionários, descrever as rotinas e elaborar o fluxograma. Serviços de apoio: Providenciar procedimentos diversos de interesse da empresa em serviços internos e externos; Manter operativos os equipamentos de apoio logístico e de informação. Interdisciplinaridade Administração, Economia, Direito, Contabilidade, Comunicação, Informática.

36 COMO COMEÇAR ? Company Logo

37 ROTEIRO INICIAL Divulgar o projeto – alunos e demais professores
Demonstrar claramente o objetivo das Empresas Simuladas. Separar grupos – tanto das empresas quanto de amigos

38 ROTEIRO INICIAL Braim Storm
1o passo: listar os negócios indicados pelos alunos. 2o passo: fazer com que eles selecionem alguns tipos de negócios. Um mínimo de três e um máximo de cinco negócios. 3º passo: Orientar a viabilidade do negócio perante a rede de Empresas Simuladas.

39 ROTEIRO INICIAL 4º Levantamento de dados
Negociar o tempo. (Data para a conclusão) Os alunos devem proceder a busca de informações sobre o negócio selecionado. (Plano de Negócios) Fechamento O professor deve fazer o fechamento das informações coletadas afim de definir o tipo de negócio. Conclusão O grupo deve concluir pelo ingresso em um tipo de negócio. Apresentação Final Cada empresa deverá efetuar uma apresentação final demonstrando o ocorrido durante o semestre.

40 REFERÊNCIA CESBRASIL. Portal do Centro Brasileiro das Empresas Simuladas - Disponível em Manuais de informação e operacionalização – Equipe Cesbrasil ( Gustavo Salum, Guido José Neto e Wendell Ferreira) PEN-INTERNATIONAL. Rede Mundial de Empresas Simuladas - Disponível em

41 CONTATOS Cesbrasil - Centro Brasileiro das Empresas Simuladas Av. Barão Homem de Melo, 329 Nova Granada Telefones: / /


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