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LOGO www.cesbrasil.com.br CESBRASIL Centro Brasileiro das Empresas Simuladas.

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Apresentação em tema: "LOGO www.cesbrasil.com.br CESBRASIL Centro Brasileiro das Empresas Simuladas."— Transcrição da apresentação:

1 LOGO CESBRASIL Centro Brasileiro das Empresas Simuladas

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3 O que é Empresa Simulada: Tecnologia de educação / metodologia de treinamento; Atrela as teorias com a prática de atividades empresarias; Atua em um mercado “simulado” ; Introduzida no Brasil pelo SEBRAE/MG, sendo o exclusivo detentor desta metodologia no país. Compõem projetos de formação empreendedora. APRESENTAÇÃO

4 Aproximadamente 200 Empresas Simuladas no Brasil; Cerca de em mais de 44 países, associados à PEN-INTERNATIONAL. REDE NACIONAL E MUNDIAL

5 Composição da rede de Empresas Simuladas Rede Nacional 200 Empresas Simuladas cadastradas ( ano 2013 – 2º semestre) alunos envolvidos por semestre 127 professores INSTITUIÇÕES   ENSINO MÉDIO:16 Escolas do Sebrae/MG e Instituto Embraer de Educação e Pesquisa.   UNIVERSIDADES: 07 - Fac. de Adm de Mantena-MG, Fac. de Adm. de Passos-MG, Unifor, Newton Paiva,Fac. De Adm. do SENAC, Projeto aprendizagem comercial, Projeto profissionalizante Micronet, IFMG-Bambuí, UNIARAXÁ.

6 PEN-INTERNATIONAL Quem é: Instituição detentora dos direitos da Metodologia. Coordena, apóia e desenvolve serviços aos Escritórios Centrais de cada país As atividades desenvolvidas pelo Pen-International são: Promove e intensifica o conceito de aprendizagem do mercado simulado, expandindo as redes nacionais e internacionais. Facilita o intercambio de informações entre os países membros. Define as regras básicas de operações. Promove encontros, workshops e feiras internacionais. Ponto de ligação entre as negociações internacionais.

7 Criado em 1996 e faz parte dos projetos de educação e empreendedorismo do Sebrae-MG; Coordena e apoiar as empresas brasileiras filiadas; Serve como porta de acesso ao mercado simulado internacional, através da Central Cesbrasil de Comércio Exterior. Membro ordinário do PEN INTERNATIONAL CESBRASIL – Centro Brasileiro das Empresa Simuladas

8 ATIVIDADES: Apoio para que as Empresas Simuladas tenham suas atividades inseridas num contexto mais similar possível da realidade empresarial. Atua nas rotinas das Empresas Simuladas como: FORNECEDOR BANCO GOVERNO CENTRAL DE COMÉRCIO EXTERIOR CENTRO CONTÁBIL CESBRASIL – Centro Brasileiro das Empresa Simuladas

9 Operar em um mercado simulado, composto pelas Empresas Simuladas nacionais e internacionais. Funcionamento da empresa simulada:   Negociar os produtos e serviços.   Basear-se em métodos e procedimentos reais.   Confrontar a teoria com a prática. Comprar e vender > Pagar e receber PRINCÍPIOS BÁSICOS

10 OPERACIONALIZAÇÃO NEGOCIAÇÕES: São realizadas através de ações de vendas, marketing, compras e logística; O treinando é estimulado a interagir com os ambientes (interno e externo) propondo soluções e implantando novas estratégias.

11 OPERACIONALIZAÇÃO “ENTREGA DO PRODUTO”: Na Empresa Simulada a entrega da mercadoria não é física e sim através da Emissão da Nota Fiscal. “ENTREGA DO PRODUTO”: Na Empresa Simulada a entrega da mercadoria não é física e sim através da Emissão da Nota Fiscal. Todos os outros procedimentos devem ser operacionalizados e registrados, construindo assim um histórico da empresa. Todos os outros procedimentos devem ser operacionalizados e registrados, construindo assim um histórico da empresa.

12 Modelo – Nota Fiscal Operacionalização

13 Operacionalização “PAPEL MOEDA” - Boletos bancários e cheques Utiliza-se de outros meios de pagamentos tais como talões de cheques, boletos bancários e transferência on-line. Modelos:

14   Re-Qualificação profissional - para novo ingresso ao mercado.   Qualificação de pessoas com necessidades especiais.   Cursos de Graduação e técnicos   Formação de empresários e empreendedores – treinamentos   Formação de estagiários - trainee´s. PÚBLICO ALVO

15   Prática profissionalizante (educação empreendedora).   Intercâmbio cultural, comercial e social através da interação entre as Empresas Simuladas dos diversos países.   Aplicação imediata da aprendizagem.   Interdisciplinaridade. DIFERENCIAIS

16 Empresa Simulada Teoria x Prática Empresa Simulada Teoria x Prática Gestão de pessoas Marketing e estratégias Compras, suprimentos e Logística Vendas e técnicas de negociação Análises Financeiras e de investimento Administração, gestão e empreendedorismo Contabilidade Sistemas de Informação Direito e Legislação QUALIFICAÇÃO INTERDISCIPLINAR

17 AMBIENTEAMBIENTE AMBIENTEAMBIENTE EXTERNOEXTERNO EXTERNOEXTERNO CONCORRÊNCIACLIENTES VISÃO SISTÊMICA

18 BANCO CESBRASIL - Funciona como uma agência central de clientes, pessoa física e pessoa jurídica, registrando as atividades financeiras. Funções: ATIVIDADES DO CESBRASIL Abertura e movimentação das contas correntes – Pessoa Física e Jurídica Recebimentos e pagamentos Aplicações financeiras – pessoa Jurídica Empréstimos – Pessoa Jurídica Débito automático – despesas fixas Emissão de cheques – Pessoa física e jurídica Composição do extrato bancário – Pessoa Jurídica

19 FORNECEDOR CESBRASIL – Faz o papel de fornecedor real e também de transportadora desta mercadoria. ATIVIDADES DO CESBRASIL Funções Confecção de Notas Fiscais – Compra de mercadoria Controle de ordens de compra Negociação de condições de pagamento Opção de frete – CIF ou FOB Orientação de impostos

20 GOVERNO CESBRASIL - Responsável pela condução da metodologia de empresas simuladas no âmbito das divulgações das regras e diretrizes que a metodologia exige. ATIVIDADES DO CESBRASIL Funções Cadastro das empresas simuladas Cadastro de gestores - Professores Emissão de CNPJ’s Orientações tributárias Auditoria - DEMCOF

21 COMÉRCIO EXTERIOR - As empresas poderão contar com toda a estrutura necessária para importar e exportar as mercadorias, dentro do contexto da atual Legislação em vigor e Política de Comércio Exterior brasileira. ATIVIDADES DO CESBRASIL Funções Promover o comércio internacional entre as empresas simuladas Fiscalizar as importações e exportações de mercadorias. Incrementar a participação brasileira no comércio mundial. Estabelecer normas para implementação do comércio exterior. Elaborar e divulgar informações sobre comércio exterior. Efetuar o controle de capitais estrangeiros. Atuar no sentido do funcionamento regular do mercado cambial

22 Parceiro Real: É a empresa que permite aos alunos o uso do seu nome, produtos e estratégias. A relação baseia-se no interesse mútuo, com o compromisso das Empresas Simuladas divulgarem a marca e os produtos dos parceiros através de seus catálogos.   Os objetivos pedagógicos devem prevalecer sobre os objetivos empresariais;   Dosar a complexidade das situações de forma a levar a busca de novos objetivos e caminhos;   Trabalhar em conjunto com outros professores, em questões que provavelmente ocorrerão na prática de negócios; PARCERIA COM EMPRESAS REAIS

23 Competências do Aluno   Possuir senso de responsabilidade.   Desenvolver a autonomia do treinando.   Ter habilidade para trabalhar em equipes através do relacionamento interpessoal.   Possuir uma visão sistêmica e empreendedora.   Exercitar a todo momento a solução de problemas.   Desenvolver a visão de negócios e suas ligações com os mercado nacional e internacional. .  Utilizar a linguagem do mundo dos negócios.

24 PAPEL DO PROFESSOR Professor “O comportamento do Professor de Empresa Simulada, deve ser assertivo, assim assumindo e comungando das responsabilidades e conseqüências resultantes do posicionamento de Dirigente.”

25 PAPEL DO PROFESSOR Pré-requisitos que irão facilitar o alcance das competências Envolver a si e aos seus alunos nos negócios da empresa Proporcionar desafios aos treinandos Guiar e apoiar as ações dos treinandos Entender os negócios da empresa Criar ambiente propício para o desenvolvimento permanente dos treinandos Estimular ações em áreas específicas da empresa

26 RESULTADOS ESPERADOS Analisar e avaliar a atuação dos alunos, individualmente e em grupo. Responder de maneira pró-ativa às necessidades da escola ou do Centro de Simulação Despender todos os esforços para o bom andamento dos trabalhos na Empresa Simulada Assumir a responsabilidade pelas informações originárias da Empresa Ser o agente da vivência da ética dentro da Empresa Simulada, tanto nos negócios quanto no gerenciamento da vida particular. Assumir e comungar das responsabilidades e conseqüências resultantes de uma atitude de Direção Assertiva (e não de “consultor ou coordenador”)

27 RESULTADOS ESPERADOS Estabelecer níveis e áreas de competência das tarefas dos participantes; Promover a troca de informações e a eliminação de conflitos; Promover a vivência empresarial, gerenciando as atividades afins; Avaliar o trabalho em equipe; Identificar resultados mensuráveis de aprendizagem. Criar o conceito geral de E.S.; Conduzir a E.S. em todos os interesses pedagógicos e didáticos Organização das E.S. Coordenação da distribuição de pessoal; Avaliar e qualificar a equipe para a prática profissionalizante; Comunicar com empresas PARCEIRAS e Cesbrasil

28 CARACTERÍSTICAS DESEJAVÉIS - PROFESSOR Graduado, preferencialmente, em Administração, Economia, Ciências Contábeis ou Marketing. Capacidade de interagir com as demais disciplinas, ter visão e abertura para trabalhar em equipe; Ampla e diversificada base cultural, multidisciplinar que extrapole o conteúdo, com enfoque também, no papel do cidadão conscientizado socialmente e ambientalmente; Conhecimento em idiomas ou interesse em aprender, inserido no contexto do mundo globalizado; Noções de informática ou disponibilidade para aprender e utilizar linguagem e ferramentas de gestão da informação; Contato permanente com o setor empresarial, acompanhando o mercado e suas tendências.

29 ESTRUTURA DAS EMPRESAS SIMULADAS Departamentos:   Recursos Humanos   Marketing   Financeiro   Compras   Vendas   Logística

30 Departamento de Recursos Humanos Contratação Selecionar funcionários, pesquisar salários e benefícios da categoria; Efetuar o registro de funcionários, cadastramento Cesbrasil, cuidar de livro de ponto, preparar a folha de pagamento e encargos; Elaborar e acompanhar contratos de trabalho, bem como a rescisão quando do encerramento das atividades; Acompanhamento O papel do RH é colaborar e interagir com os outros departamentos para garantir a eficiência e satisfação do cliente; Discute e elabora o organograma, considerando o rodízio de funcionários entre os setores. Manter programas de motivação e visitas técnicas para equipe. Verificar as dificuldades da equipe em praticar a teoria; Avaliação Preparar e acompanhar avaliação de desempenho da equipe; Preparar programas de atividades sociais. Interdisciplinaridade Administração, Psicologia, Direito, Contabilidade, Informática, sociologia, Comunicação, Filosofia.

31 Departamento de Marketing Planos de mercado Realizar pesquisa de mercado. Novos produtos Identificar novas necessidades dos consumidores. Material de divulgação Elaborar material de divulgação e informação da empresa. Atendimento ao consumidor Pesquisar e controlar o grau de satisfação do cliente. Criar e realizar site. Campanhas publicitárias Preparar eventos comerciais e promocionais da empresa. Interdisciplinaridade Administração, Estatística, Economia, Contabilidade, Direito, Geografia, Comunicação, Filosofia, Língua Estrangeira, Informática.

32 Departamento de Financeiro Orçamentos Elaborar, implantar e controlar o orçamento da empresa. Elaborar o Fluxo de caixa. Recebimentos e Pagamentos Efetuar o pagamento das despesas fixas e folha de pagamento, encargos, impostos e fornecedores. Controlar o recebimento de clientes. Efetua depósitos de cheques. Relatórios Elaborar movimento de caixa, contas a receber, contas a pagar, Demcof, Tributos Acompanhar o enquadramento tributário e recolhimento correto. Demonstrativos contábeis Elaborar o Demonstrativo de Resultado mensal e anual, Balanço Patrimonial anual. Interdisciplinaridade. Administração, Estatística, Direito, Economia, Contabilidade, Matemática.

33 Departamento de Compras Manter permanentemente atualizado o cadastro de fornecedores Emitir, via ,carta, telefone ou fax, solicitações de orçamentos Prever, pesquisar, licitar, avaliar, adquirir insumos, matérias primas e material de escritório Realizar consultas e compras junto aos fornecedores Executar os prazos de compras em tempo hábil Encaminhar notas fiscais e faturas para a Contabilidade - contas a pagar Almoxarifado Receber e conferir mercadorias, com notas fiscais e ordens de compra Registrar a entrada e saída de produtos e serviços Registrar a entrada e saída de materiais de consumo Realizar inventário de mercadorias em estoque Interdisciplinaridade Administração, Estatística, Direito, Economia, Contabilidade, Matemática, Física, Informática.

34 Departamento de Vendas Vendas Elaborar programas de vendas baseados nas pesquisas de marketing; Estruturar, acompanhar, treinar e avaliar equipes de vendas Elaborar relatórios sobre as atividades dos concorrentes; Elaborar relatórios sobre as atividades de vendas; Canais de distribuição Estruturar rede de distribuição através de mala-direta, , contato telefônico, correspondência comercial, Rodas e Feira de negócios. Clientes Pesquisar o perfil dos clientes, cadastrar, segmentar, ordenar por região ou atividade. Buscar uma efetivação de negócios com os clientes da Rede nacional e internacional, utilizando o canal de distribuição mais adequado, com emissão de pedido de venda no ato da negociação. Interdisciplinaridade Administração, estatística, Psicologia, Economia, Contabilidade, Direito, Comunicação, Língua Estrangeira, Filosofia, Informática.

35 Departamento de Logística Comunicação Receber, expedir, classificar, registrar, distribuir e entregar documentos. Acompanhar a caixa de , distribuindo para o setor competente. Administração de Vendas Controle de pedidos de venda, emissão de NF, despacho de mercadorias e serviços. OS & M Levantar pesquisa de rotinas operacionais junto aos funcionários, descrever as rotinas e elaborar o fluxograma. Serviços de apoio: Providenciar procedimentos diversos de interesse da empresa em serviços internos e externos; Manter operativos os equipamentos de apoio logístico e de informação. Interdisciplinaridade. Administração, Economia, Direito, Contabilidade, Comunicação, Informática.

36 Company Logo COMO COMEÇAR ?

37 ROTEIRO INICIAL   Divulgar o projeto – alunos e demais professores   Demonstrar claramente o objetivo das Empresas Simuladas.   Separar grupos – tanto das empresas quanto de amigos

38 ROTEIRO INICIAL Braim Storm 1 o passo: listar os negócios indicados pelos alunos. 2 o passo: fazer com que eles selecionem alguns tipos de negócios. Um mínimo de três e um máximo de cinco negócios. 3º passo: Orientar a viabilidade do negócio perante a rede de Empresas Simuladas.

39 ROTEIRO INICIAL 4º Levantamento de dados Negociar o tempo. (Data para a conclusão) Os alunos devem proceder a busca de informações sobre o negócio selecionado. (Plano de Negócios) Fechamento O professor deve fazer o fechamento das informações coletadas afim de definir o tipo de negócio. Conclusão O grupo deve concluir pelo ingresso em um tipo de negócio. Apresentação Final Cada empresa deverá efetuar uma apresentação final demonstrando o ocorrido durante o semestre.

40 CESBRASIL. Portal do Centro Brasileiro das Empresas Simuladas - Disponível em Manuais de informação e operacionalização – Equipe Cesbrasil ( Gustavo Salum, Guido José Neto e Wendell Ferreira) PEN-INTERNATIONAL. Rede Mundial de Empresas Simuladas - Disponível em REFERÊNCIA

41 Cesbrasil - Centro Brasileiro das Empresas Simuladas Av. Barão Homem de Melo, 329 Nova Granada Telefones: / / CONTATOS


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