A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACITAÇÃO EM MICROCRÉDITO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACITAÇÃO EM MICROCRÉDITO."— Transcrição da apresentação:

1 CAPACITAÇÃO EM MICROCRÉDITO

2 DIFERENÇA QUE FAZ A DIFERENÇA.
Uma organização/pessoa bem sucedida não é muito diferente de outra que não consegue o que quer. Isto significa que uma pequena diferença de desempenho faz uma tremenda diferença no resultado. A diferença pode ser mínima, mas é essa DIFERENÇA QUE FAZ A DIFERENÇA.

3 Nossos clientes precisam receber o
Clientes de Microcrédito são pessoas especiais. Portanto, os cursos, os capacitadores e o pessoal que atua nas IMF’s precisam ser preparados com muita qualidade. Nossos clientes precisam receber o MELHOR do MELHOR.

4 PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE IMF’S
Identificação, aceitação e valorização da clientela potencial Credibilidade e idoneidade Comportamento empreendedor Excelente relação interpessoal Facilidade de comunicação Comportamento voltado para padrões de qualidade Dinamismo Entusiasmo Formação para a Função Possibilidade de continuidade na função Abertura para a aprendizagem

5 CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA IMF’S
Seleção Capacitação Inicial Processo/Prática

6 QUEM CAPACITAR? Divulgação/Informação Área de gestão
- Agentes Multiplicadores - Pessoal do Atendimento Área de gestão - Conselheiros - Diretores/Gerentes - Assessores Técnicos

7 QUEM CAPACITAR? cont... Área Operacional: - Agentes de Crédito
- Coordenadores de Postos - Agentes de Crédito Residentes - Comitês de Crédito - Cobrança

8 QUEM CAPACITAR? cont... Área de Apoio: Serviços Técnicos:
- Auxiliares Administrativos - Auxiliares Financeiros - Serviços Gerais Serviços Técnicos: - Auditores - Consultores - Contadores - Facilitadores Clientes de Microcrédito

9 RESPONSABILIDADE PESSOAL:
Capacitar em Microcrédito é mais do que preparar para o exercício da Função. É, também, desenvolver RESPONSABILIDADE PESSOAL: com o cliente e sua empresa com a instituição - com a mudança econômico social

10 Capacitação em Microcrédito deve ser:
Integral Integrada Integrante

11 Abordagem da capacitação
Filosófica Comportamental Técnica

12 Compromisso com o sucesso do cliente e da Instituição
ENFOQUE Condições de Progresso Atuação empresarial e empreendedora Cliente/Empresário Desenvolvimento local Ganha-Ganha Eu pessoa Eu Profissional Eu cidadão Compromisso com o sucesso do cliente e da Instituição

13 Enfoque Filosófico R pensar sentir fazer abertura p/ aprendizagem
RESPONSABILIDADE fazer busca da qualidade atitude de contribuição

14 Avaliação pelas Instituições/Programas da
Metodologia BNDES/CREAR Brasil Aspectos de desempenho da equipe que possam ser atribuídos à aprendizagem da OFICINA. Responsabilidade/profissionalismo na administração da carteira. Qualidade no controle da carteira e ao realizar levantamento sócio-econômico e análise do crédito Comprometimento com a concessão e recuperação do crédito. Visão e prática de comportamentos empreendedores, administração do “negócio” com visão de mercado. Compreensão/adesão e prática da negociação/política ganha/ganha.

15 Avaliação pelas Instituições/Programas da
Metodologia BNDES/CREAR Brasil cont... Aspectos de desempenho da equipe que possam ser atribuídos à aprendizagem da OFICINA. Motivação para desempenho das funções mesmo em situações adversas. Reconhecimento da importância econômica e social da função de agente de crédito. Relacionamento interpessoal, coesão grupal. Conscientização da importância de cada um para os resultados da Instituição. Conseqüentemente, maior aceitação das exigências de melhorar permanentemente o desempenho.

16 O AGENTE DE CRÉDITO

17 Responsabilidades do Agente de Crédito
Captação de clientes Promoção dos produtos Realização de levantamento de dados Análise e parecer técnico Acompanhamento Recuperação dos créditos inadimplentes Renovação do crédito Ativação de rede de apoio entre os clientes

18 O AGENTE DE CRÉDITO Elo de ligação Multiplicador políticas princípios
filosofia Responsável pela imagem da instituição

19 O AGENTE DE CRÉDITO cont..
Exemplo/modelo Fonte de informação cliente comunidade instituição/programa Facilitador do desenvolvimento local

20 Remuneração de um Agente de Crédito
Fixo - salários de mercado ou maior Variável por produtividade -captação -sanidade da carteira - fidelização Outros incentivos

21 Como manter o pessoal qualificado
Administração participativa Política ganha / ganha Transparência Respeito profissional Valorização Parceria

22 SOMENTE BONS INGREDIENTES SOMADOS A BONS PROCESSOS RESULTAM EM BONS PRODUTOS.

23 CREAR Brasil Desenvolvimento de Metodologias, Consultoria e Capacitação ao Setor Microfinanceiro e Empresarial. Rua Valparaiso 792 sala 201 Porto Alegre – RS – CEP: Fone/fax: (51) / Site:


Carregar ppt "CAPACITAÇÃO EM MICROCRÉDITO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google