A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 1 Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL FUNDAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARANÁ Instituto de Ciências Sociais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 1 Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL FUNDAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARANÁ Instituto de Ciências Sociais."— Transcrição da apresentação:

1 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 1 Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL FUNDAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARANÁ Instituto de Ciências Sociais do Paraná

2 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 2 DEFINIÇÕES e CONCEITOS: O QUE SE ENTENDE POR CONSULTORIA ? QUAL A IMAGEM IDEAL DE UM CONSULTOR ? VISÃO E COMPORTAMENTO DE UM CONSULTOR ? EMPRESA EM CRISE OU EM DESENVOLVIMENTO ?

3 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 3 DEMANDAS DE CONSULTORIA EMPRESARIAL Situação: Crise ou desenvolvimento ? –Competitividade –Qualidade (preço) x Produtividade (custo) –Flexibilidade (opções) x Agilidade (tempo de resposta) –Criatividade e Inovação. OBJETIVOS DA CONSULTORIA Por quê contratar um Consultor ? –Aumentar Capital Intelectual: conhecimentos e experiências –Poupar tempo: evitar erros –Minimizar de custos: otimizar de desempenho –Maximização de Resultados –Definição e aprimoramento de core business

4 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 4 FUNÇÕES DA CONSULTORIA O que faz um consultor ? –Generalista e Sistêmico Diagnósticos Situacionais - direcionamento Cenários e Estratégias - planejamento Visão holística e sistêmica - contextualização –Especialista e Específico Mercadológico – Clientes, consumidores Produção/ Operação: Processos internos, integrações Recursos Humanos: Aprendizagem, inovação; Financeiro: Receitas, Custos, Investimentos e Resultados. Tecnologias: da industria, de informação

5 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 5 MERCADO DE CONSULTORIA –Setor Primário, Secundário ou Terciário ? –Definição de Modelos de Negócios –Plano de Negócios - viabilidade –Mudanças ambientais: novas tecnologias MARKETING DA CONSULTORIA –Foco e especialização –Formação acadêmica –Networking: rede de consultorias, –Consultorias multifuncionais: complementaridade –Carteira de clientes: casos de sucesso –Atuação acadêmica: divulgação e cientificidade

6 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 6 CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS DE CONSULTORIA: –Apoio formal da Direção; Autonomia e poder Condições de trabalho –Metodologia formal: Contextualização Sistêmica Atuação Focada Comunicação e Documentação –Equipe de trabalho: Profissionais da Consultoria e da Empresa

7 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 7 ATUAÇÃO DA CONSULTORIA MODALIDADES E FORMATOS: Projetos determinados –Objetivos, Prazo, Recursos, Investimento, Etapas Orientação e assessoria especializada –Planejamento, acompanhamento e aconselhamento Formação e Treinamentos –Cursos e on the job PROPOSTA DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA –Levantamento de Situação: Diagnóstico –Proposta de trabalho: Etapas, cronograma –Recursos necessários: humanos, materiais, tecnologias –Investimentos: custo inicial e permanentes –Resultados concretos a atingir. –Valores e prazos

8 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 8 CONTRATO DE DOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA Objetivos: Melhorias / Resolução de Problema Específico. Modalidades: Projetos Abrangentes X Projetos Específicos Produtos e Resultados: Investimento e Prazos: Horas de Consultoria X Valor Fechado Contratante e Contratado: condições gerais O PROCESSO DE MUDANÇA PLANEJADA - Etapas da intervenção do Consultor na Empresa Levantamento de dados: Entrevistas e Analises Proposição / Projeto - Projeção de Cenário Futuro Indicadores de desempenho e mecanismos de mensuração Estratégia de Trabalho – Etapas e Recursos envolvidos Cronograma Físico-Financeiro

9 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 9 CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS DO CONSULTOR Competências profissionais Domínio e Conhecimentos científicos Experiência – cases Capacidade de Análise X Síntese Analise e Reconhecimento de padrões Relacionamentos, analogias Habilidades pessoais Proatividade – iniciativa e desafios Comunicação – escrita e falada Objetividade: cientificidade, isenção emocional Relacionamento Interpessoal – Empatia e simpatia Didática – metodologia e clareza Atitudes comportamentais Transparência e veracidade Sobriedade e Confiança Reconhecimento das limitações Ética e Sigilo

10 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 10 ÉTICA DO CONSULTOR. Fidedignidade – posicionamento ético, confiança pessoal Sigilo nas informações – privacidade pessoal e organizacional Responsabilidade social - ilegalidades, Exclusividades – concorrência, limites geográficos, temporais CONSULTOR COMO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO. Ponte entre Teoria e Prática: Academia x Empresas: Best Pratices – polinizador O PLANO DE CARREIRA DO CONSULTOR. Executivo Assessoria Consultoria Aconselhamento

11 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 11 Ferramentas de Consultoria Empresarial –Planejamento e Organização, –Sistemas e Métodos –Textos descritivos e textos estruturados –Gráficos e Diagramas Organogramas Funcionogramas DFD: Fluxos de dados –Office: Editor de Texto, Planilha, Apresentação

12 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 12 Gestão de Projetos: –PMI – Project Mangement Institute –PMBoK – Project Management Book of Knowlegde 9 dimensões –Gantt - Cronograma –PERT/CPM

13 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 13 Sistemas Administrativos –WorkFlow: fluxo eletrônico de trabalho –Intranet Chat´s FAQ´s Compartilhamento de Informações Agendas –GED: Gestão Eletrônica de Documentos –KM: Knowledge Management

14 Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 14 F I M


Carregar ppt "Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial 1 Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL FUNDAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARANÁ Instituto de Ciências Sociais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google