A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autorretrato, o espelho do artista O auto-retrato sempre acompanhou o ser humano no desejo de registar sua imagem, sua existência. Essa busca pela auto-imagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autorretrato, o espelho do artista O auto-retrato sempre acompanhou o ser humano no desejo de registar sua imagem, sua existência. Essa busca pela auto-imagem."— Transcrição da apresentação:

1 Autorretrato, o espelho do artista O auto-retrato sempre acompanhou o ser humano no desejo de registar sua imagem, sua existência. Essa busca pela auto-imagem foi-se modificando no decorrer do tempo. O autorretrato é o espelho do artista. Nele, o artista reflete sua imagem, sua personalidade, seus valores, sua época, sua maneira de ver a arte e o mundo.

2 1.INTRODUÇÃO Autorretrato é uma forma de registo onde o próprio artista se retrata, ele é o modelo dele mesmo.

3 2. PRÉ-HISTÓRIA (± anos a.C.) Na Pré-História, homens e mulheres representavam-se com marcas de mãos dentro das cavernas. Sopravam um pó colorido, marcando suas formas em locais protegidos. A pintura rupestre da “Caverna das Mãos”: uma manifestação do homem paleolítico na Patagónia.

4 Em verdadeiros “salões de arte” eram representados através da pintura em sua maioria, animais, todos eles ligados de alguma maneira ao Homem do Paleolítico, como fonte de alimento ou de veneração.

5 3. IDADE MÉDIA (± do século IV ao XIV) Apesar de viver e trabalhar no fim da Idade Média – século XIII e XIV –Ambrigiotto di Bondone (1267 – 1337) também conhecido como Giotto é considerado o pai da pintura moderna.

6 No fresco (o pigmento é pintado diretamente no reboco ainda úmido) chamado Juízo Final na Capela Arena, em Pádua, na Itália, Giotto inclui-se entre os homens retratados na parede. O mural mostra Jesus Cristo com os apóstolos e os anjos, julgando os homens. Giotto inclui-se no meio dos homens eleitos ao paraíso, por suas boas ações durante a vida.

7 4. RENASCIMENTO (± do século XV ao XVI) O retrato e o autorretrato tornou-se popular. Ao contrário da era medieval, extremamente religiosa, o ser humano tornou-se o centro das preocupações – o Teocentrismo deu lugar ao Antropocentrismo. Como a fotografia ainda não existia, pintores eram contratados para registar os rostos e corpos de pessoas importantes.

8 E os artistas começaram a pintar seus autorretratos, a sentirem-se importantes como pessoas e como profissionais a usar suas próprias imagens como assunto para elaborar obras de arte.

9 O primeiro artista do Renascimento a realizar uma série de autorretratos foi o alemão Albrecht Dürer (1471 – 1528). Desenhou seu primeiro autorretrato em 1484, com 13 anos.

10 Auto-retrato com uma almofada. Tinta sobre papel. 20 anos (1491)

11 Autorretrato com um galho de alcachofra-brava. Museu do Louvre. 22 anos (1493)

12 Seu autorretrato mais conhecido e talvez uma de suas obras mais famosas. Museu do Prado. 27 anos (1498)

13 Auto-retrato de 1500, 29 anos Em 1500, pintou seu mais impressionante autorretrato, com casaco de peles, idealizou suas próprias feições, barbas e cabelos longos, semelhantes às de Cristo. “Dürer acreditava que um artista, quando chegava a ser um verdadeiro mestre, tinha tanta importância quanto a de Deus ou a de Jesus”.

14 Como era costume de muitos pintores, Dürer também se retratou dentro de uma obra sua, "A Virgem da Festa da Rosa". Tinha 35 anos (1506)

15 Hans Holbein, o jovem (1497 – 1543) nascido em Augsburg, ficou famoso por pintar pessoas influentes de sua época. Em seus retratos há uma série de objetos que mostravam a personalidade e o poder econômico da pessoa retratada. Um de seus retratos mais famosos é o de Erasmo de Roterdão, padre holandês. Henrique VIII, 1537 (?)

16 Jean de Dinteville and Georges de Selve (`The Ambassadors') 1533

17 "Self-Portrait as Winter," 1573

18 Giuseppe Arcimboldo, Self-Portrait as Spring," 1573

19 "Earth," 1570

20 5. BARROCO (± do século XVII ao XVIII) Rembrandt Van Rijn (1606 – 1669), o maior gênio da arte holandesa, foi quem pintou o maior número de autorretratos da história, cerca de cem. Desde jovem de vinte e três anos até senhor rechonchudo, de cabelos brancos e pele marcada, em seus últimos dias de vida.

21

22 Registou diferentes fases de sua vida, diferentes emoções, expressões e sensibilidades em pinturas e desenhos como Autorretrato de boca aberta, Autorretrato de olhos esbugalhados, Autorretratos de barba nascente.

23 Gustave Courbet o homem desesperado, cerca de 1843

24 Van Gogh,

25 6. O AUTORRETRATO E A LIBERDADE (Século XX) Durante o século XX, os artistas inventaram mil e uma novas maneiras de pintar, de desenhar, de esculpir, por isso foram chamados de modernos. Os artistas contemporâneos compreenderam isso e passaram a brincar com suas próprias imagens com extrema liberdade. Na arte contemporânea, o auto-retrato pode estar em toda parte.

26 Gauguin,

27

28 Salvador Dali ( ) auto- retrato com Fried

29

30 Diego Rivera,

31 Frida_Kahlo,

32 Lucian Freud 1985

33 Andy-Warhol, self-portrait,

34 'Self-Portrait' (2006) by Peter D'Alessandri

35 Julie Heffernan "Self-Portrait as Post-Script," 2007 "Self-Portrait as Spill," 2007

36 Mike P Mitchell

37 Mona Lisa (La Gioconda) c

38 7. UM INSTRUMENTO IMPORTANTE E UMA OBSESSÃO DO SER HUMANO “Espelho, espelho meu, existe alguém mais belo do que eu?” Perguntava a seu espelho a madrasta da Branca de Neve. Na mitologia da Grécia Antiga, conta-se a História de Narciso. O espelho, onde a nossa imagem se reflete, sempre foi uma obsessão do ser humano. Os artistas sempre usaram o espelho para realizar seus autorretratos, antes do advento da fotografia.

39 8. CONCLUSÃO O retrato e o autorretrato oferece-nos a possibilidade de realizarmos uma compreensão melhor de traços de caráter e personalidade de uma pessoa em estudo, que os dados históricos não nos podem proporcionar. Um retrato ou um autorretrato pode também transportar-nos para determinadas épocas, visualização de um espaço, onde é registado plasticamente um pouco de história. O autorretrato é o espelho do artista. Nele o artista se espelha, reflerte sua imagem, sua personalidade, a imagem de seu mundo, de sua época, seus valores, o modo como vê a arte e a vida.

40

41

42

43

44 1 Vincent van Gogh 2 Norman Rockwell 3 Cindy Sherman 4 Albrecht Durer 5 Paul Gauguin 6 Daniel Clowes 7 Egon Schiele 8 Frida Kahlo

45 Agora, vocês deverão se imaginar como artistas renomados da Arte Contemporânea, o que produziriam? E por quê? Como vocês se representariam num Autorretrato? Saibam que os aspectos físicos são muito menos importantes do que eles são realmente por dentro.


Carregar ppt "Autorretrato, o espelho do artista O auto-retrato sempre acompanhou o ser humano no desejo de registar sua imagem, sua existência. Essa busca pela auto-imagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google