A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO CIRÚRGICO Aula Inaugural

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO CIRÚRGICO Aula Inaugural"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO CIRÚRGICO Aula Inaugural
A inserção do Centro Cirúrgico na Assistência à Saúde Profª. Enfermeira: Drª Carla Gomes Aula Inaugural

2 Hospital Constitui-se atualmente em um dos tipos mais complexos de organização. O termo deriva do latim hospe, que significa “aquele que recebe”, definido como estabelecimento próprio para internação e tratamento de doentes e feridos.

3 Finalidade do Hospital
No período medieval, surgiu para dar hospedagem ou refúgio a idosos, incapacitados e desabrigados, os quais recebiam cuidados de aspecto religioso. Atualmente, é considerado uma empresa cuja característica principal é a prestação de serviços e todos os princípios de administração, como previsão, organização, comando, coordenação e controle.

4 Aspectos Históricos O homem realiza práticas cirúrgicas desde a antiguidade. O termo cirurgia, do grego kheirourgia, que significa “trabalho manual”, pode ser definido como a especialidade que destina ao tratamento de doenças e traumatismos por meio de processos operativos manuais e instrumentais.

5 Cirurgia Na Idade Média eram realizadas nos campos de batalha, casas de cirurgiões ou debaixo do convés dos navios de guerra. Restringiam-se a amputação de membros, drenagem de abscessos e retirada de tumores, realizadas no corpo humano com o uso das mãos e o auxílio de instrumentos.

6 Tratamento Cirúrgico Os pacientes tinham que superar a dor, a hemorragia e a infecção geradas pelos procedimentos. A hemorragia era estancada utilizando cauterização com óleo fervente ou ferro em brasa.

7 Prevenção da Infecção Descobertas como o uso de máscaras, avental cirúrgico e a padronização da degermação das mãos. 1890 – foi introduzido, por William Halsterd, luvas nas salas de operação, não para proteger o paciente, e sim sua noiva que era alérgica a anti-sépticos.

8 Evolução da Cirurgia 1846 – descoberta da anestesia – narcose pela inalação do éter.

9 Obstáculos Encontrados
Instrumentos inadequados, inexistência de antibióticos e de anestesia endotraqueal, incapacidade para transfusões sanguíneas.

10 Desenvolvimento Científico
Séc.XX – evolução das técnicas cirúrgicas e da ligadura vascular, criação de instrumentos próprios para melhor acesso às áreas operadas, introdução da anestesia geral e técnicas assépticas para realização de intervenções cirúrgicas.

11 Avanço Tecnológico Robótica e computadores de ultima geração nas cirurgias.

12 Enfermagem em Centro Cirúrgico
Presente desde as primeiras amputações, realizadas pelos “cirurgiões-barbeiros”, até as cirurgias robóticas. Desde os primórdios é responsável pelo ambiente seguro, confortável e limpo para o transcorrer do procedimento.

13 Atividades da Enfermagem
Antigamente se resumiam ao auxílio na restrição do paciente e à limpeza e manutenção do ambiente, Atualmente são focadas na competênci técnico-científica de profissionais envolvidos na previsão e provisão de recursos materiais e humanos, no relacionamento multi e interdisciplinar e na interação com o paciente e sua família. Atividades da Enfermagem

14 Unidade de Centro Cirúrgico
Os primeiros centros cirúrgicos surgiram na Antiguidade com a finalidade de facilitar o trabalho da equipe médica. Na era moderna houve a centralização das salas de cirurgia e de áreas comuns do centro cirúrgico, como lavabos, vestiários e laboratórios. Unidade de Centro Cirúrgico

15 Unidade de Centro Cirúrgico
Atualmente o Centro Cirúrgico é caracterizado como um sistema sociotécnico-estruturado, administrativo e psicossocial que está localizado dentro de uma estrutura hospitalar. No Brasil, a Portaria n. 400 do Ministério da Saúde define o CC como um “conjunto de elementos destinados às atividades cirúrgicas, bem como à recuperação anestésica”, e pode ser considerado uma organização complexa, em virtude de suas características e assistência especializada. .

16 Finalidade, objetivos e meta do Centro Cirúrgico
Prestar assistência integral ao paciente cirúrgico em todo o período perioperatório. Realizar intervenções cirúrgicas e encaminhar o paciente à unidade, na melhor condição possível de integridade. Proporcionar recursos humanos e materiais para que o procedimento anestésico-cirúrgico seja realizado dentro de condições ideais, técnicas e assépticas.

17 Finalidade, objetivos e meta do Centro Cirúrgico
Favorecer o ensino e servir como campo de estágio para a formação e o aprimoramento de recursos humanos. Desenvolver programas e projetos de pesquisa voltados para o progresso científico e tecnológico. Finalidade, objetivos e meta do Centro Cirúrgico

18


Carregar ppt "CENTRO CIRÚRGICO Aula Inaugural"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google