A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assistência de Enfermagem ao Portador de Traqueostomia Professora e Enfermeira: Carla Gomes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assistência de Enfermagem ao Portador de Traqueostomia Professora e Enfermeira: Carla Gomes."— Transcrição da apresentação:

1 Assistência de Enfermagem ao Portador de Traqueostomia Professora e Enfermeira: Carla Gomes

2 Conceito O termo traqueotomia refere-se à cirurgia realizada para criar uma comunicação da luz traqueal com o exterior.

3 Conceitos: O termo traqueostomia refere-se à abertura cirúrgica na parede anterior da traquéia. O termo traqueostoma se aplica ao estoma cicatricial permanente obtido com a fixação da traquéia à pele.

4 Anatomia da Vias Respiratórias 1. Língua 4. Glote 7. Cartilagem cricóide 2. Orofaringe 5. Cordas vocais 8. Traquéia 3. Laringe 6. Cartilagem tireóide 9. Esôfago

5 Traquéia: destinada apenas a passagem de ar. Está localizada à borda inferior da cartilagem cricóide até a Carina, medindo de 10 a 12cm. A partir da laringe possui 18cm no homem e 16cm na mulher.

6 Indicações Historicamente, a traqueostomia foi desenvolvida para promover a desobstrução das vias aéreas. Com os avanços técnicos atuais, tais como laringoscópio e broncoscópio de fibra ótica, as indicações tradicionais da traqueostomia sofreram uma grande mudança. Atualmente a traqueostomia, não é o procedimento de escolha no manejo da obstrução aguda das vias aéreas.

7 Indicações Hoje em dia, a sua principal utilização é no manejo de pacientes que necessitam períodos prolongados de suporte ventilatório mecânico. Há, ainda, a utilização da traqueostomia com o intuito de promover uma adequada limpeza das vias aéreas, mesmo na ausência de necessidade de ventilação mecânica.

8 Obstrução das vias aéreas superiores: Queimaduras Apnéia do sono Disfunção laríngea Manejo pós-operatório Aspiração de corpos estranhos Acidentes com substâncias corrosivas Neoplasias de faringe, laringe, traquéia ou esôfago Anomalias congênitas do trato respiratório superior Traumas do esqueleto facial causando edema de laringe, de traquéia, língua ou faringe

9 Indicações Problemas que alteram a ventilação pulmonar: Estados comatosos Intoxicação por barbitúricos Paralisia diafragmática DPOC Eliminação Ineficaz de secreções das vias aéreas inferiores: Idade avançada Fraqueza Afecções neuromusculares Pacientes que necessitam Suporte ventilatório prolongado

10

11

12

13

14

15

16

17 FIXAÇÃO DA CÂNULA

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36


Carregar ppt "Assistência de Enfermagem ao Portador de Traqueostomia Professora e Enfermeira: Carla Gomes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google