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Estratégia de crescimento.

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Apresentação em tema: "Estratégia de crescimento."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia de crescimento

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3 Tipos de estratégias Tipos de estratégias
Estratégias de crescimento intensivo Estratégias de crescimento integrativo Estratégias de crescimento conglomerativo

4 Estratégias de crescimento Intensivo
Produtos/Serviços atuais Novos produtos e Serviços Penetração de Mercado Desenvolvimento de Produto/serviço Mercados Atuais 2 1 Desenvolvimento de mercado Diversificação Novos Mercados 3 4

5 Estratégias de Crescimento integrativo
Integração Vertical Estratégias de crescimento Integrativo Integração Horizontal

6 Estratégias de Crescimento conglomerativo
Desenvolvimento financeiro Estratégias de crescimento Conglomerativo Desenvolvimento de capacidades Desenvolvimento de estabilidade

7 3. Auditoria interna Checklist para identificar pontos fortes e fracos 4. Identificação de estratégias alternativas Estudo de algumas possibilidades inclusive de estratégias contigenciais 5. Seleção de estratégias Cálculo do retorno sobre investimento: análise de risco, curva de valor, etc. 6. Operacionalização Esta fase é bastante detalhada, tanto o plano quanto os mecanismos de controle.

8 Definição do negócio A definição do negócio permite a percepção clara do ambiente em que a organização atua O ambiente apresenta uma série de demandas. Qual ou quais necessidades do ambiente a organização pretende atender. Restrito Abrangente Publicações Difusão de informações Telefonia Transporte de informações Tratores Produtividade agrícola Transporte aéreo Transporte Energia elétrica Energia

9 Empresa de medicamentos
Definição da missão A determinação de um negócio cria uma moldura dentro da qual a empresa precisa cumprir uma missão que justifique a sua existência. A missão diz respeito a maneira que a organização pretende atuar para atender as necessidades do ambiente dentro de sua área de negócio. Empresa de gás liqüefeito Negócio: Energia Missão: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida através do desenvolvimento ou aquisição de tecnologias seguras e não poluentes. Empresa de medicamentos Negócio: Saúde Missão: Atender as necessidades de bem estar e saúde da população infantil, com medicamentos seguros, eficazes e de baixo custo.

10 Análise do ambiente Conhecer o ambiente em que a organização atua é fundamental para detectar as ameaças e oportunidades. 1. Clientes/usuários 2. Fornecedores 4. Concorrentes 5. Setores normativos e supervisores O estudo sobre as configurações que a área de atividade terá no curto, médio e longo prazo é realizado através da montagem de cenários alternativos. Em geral escolhe-se um pessimista, outro otimista e um terceiro que se denomina de realista.

11 Análise da organização
A análise das condições internas da organização para identificar os pontos fortes e os pontos fracos visam: fazer uso intenso dos pontos fortes; corrigir ou compensar os pontos fracos transformar pontos fracos em pontos fortes Ponto forte é o que o cliente/usuário percebe como uma diferença positiva em favor de sua organização

12 Identificação de alternativas
Nesta fase se faz opção sobre alternativas considerando risco, benefícios, objetivos e vocação dos dirigentes. Alguns exemplos de estratégias específicas: Extensão a novos usuários Desenvolvimento de novos serviços Diversificação de serviços Concentração de atividades em um ou em poucos serviços

13 Estabelecimento de objetivos
O cumprimento eficaz de uma missão depende de como a organização formula seus objetivos. Os objetivos devem decompor a missão em atividades Suponhamos que uma organização de saúde pretenda atingir uma nova região os objetivos poderão estar distribuídos da seguinte forma entre diversos setores: Divulgação: Informar e educar a população Recursos humanos: Recrutar e treinar pessoal Produção: Assegurar o volume requerido Finanças: Alocar os recursos necessários Distribuição: Garantir a distribuição

14 Estabelecimento das ações
Programar atividades destinando-se pessoas, atividades e capital para as ações do plano É no nível operacional onde as coisas realmente acontecem O planejamento das ações devem comprometer as pessoas com a missão e os objetivos da organização

15 Política de administração
Adaptação do estilo de administração ao plano estratégico. O melhor estilo é aquele que estimula todo o corpo de pessoal.

16 Avaliação de resultados e Feedback
Avalia-se se os resultados foram alcançados Corrigi-se as etapas, ou seja o percurso do plano de acordo com a experiência adquirida.


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