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u u u u Tipos de estratégiasTipos de estratégias 1.Estratégias de crescimento intensivo 2.Estratégias de crescimento integrativo 3.Estratégias de crescimento.

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4 Tipos de estratégiasTipos de estratégias 1.Estratégias de crescimento intensivo 2.Estratégias de crescimento integrativo 3.Estratégias de crescimento conglomerativo

5 Estratégias de crescimento Intensivo Produtos/Serviços atuais Novos produtos e Serviços Novos Mercados Atuais Penetração de Mercado Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de Produto/serviço Diversificação

6 Estratégias de Crescimento integrativo Estratégias de crescimento Integrativo Integração Vertical Integração Horizontal

7 Estratégias de Crescimento conglomerativo Estratégias de crescimento Conglomerativo Desenvolvimento financeiro Desenvolvimento de capacidades Desenvolvimento de estabilidade

8 3. Auditoria interna Checklist para identificar pontos fortes e fracos 4. Identificação de estratégias alternativas Estudo de algumas possibilidades inclusive de estratégias contigenciais 5. Seleção de estratégias Cálculo do retorno sobre investimento: análise de risco, curva de valor, etc. 6. Operacionalização Esta fase é bastante detalhada, tanto o plano quanto os mecanismos de controle. 3. Auditoria interna Checklist para identificar pontos fortes e fracos 4. Identificação de estratégias alternativas Estudo de algumas possibilidades inclusive de estratégias contigenciais 5. Seleção de estratégias Cálculo do retorno sobre investimento: análise de risco, curva de valor, etc. 6. Operacionalização Esta fase é bastante detalhada, tanto o plano quanto os mecanismos de controle.

9 Definição do negócio ç A definição do negócio permite a percepção clara do ambiente em que a organização atua ç O ambiente apresenta uma série de demandas. Qual ou quais necessidades do ambiente a organização pretende atender. Restrito Abrangente ç PublicaçõesDifusão de informações ç TelefoniaTransporte de informações ç TratoresProdutividade agrícola ç Transporte aéreoTransporte ç Energia elétricaEnergia ç A definição do negócio permite a percepção clara do ambiente em que a organização atua ç O ambiente apresenta uma série de demandas. Qual ou quais necessidades do ambiente a organização pretende atender. Restrito Abrangente ç PublicaçõesDifusão de informações ç TelefoniaTransporte de informações ç TratoresProdutividade agrícola ç Transporte aéreoTransporte ç Energia elétricaEnergia

10 Definição da missão ç A determinação de um negócio cria uma moldura dentro da qual a empresa precisa cumprir uma missão que justifique a sua existência. ç A missão diz respeito a maneira que a organização pretende atuar para atender as necessidades do ambiente dentro de sua área de negócio. ç A determinação de um negócio cria uma moldura dentro da qual a empresa precisa cumprir uma missão que justifique a sua existência. ç A missão diz respeito a maneira que a organização pretende atuar para atender as necessidades do ambiente dentro de sua área de negócio. Empresa de gás liqüefeito Negócio: Energia Missão: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida através do desenvolvimento ou aquisição de tecnologias seguras e não poluentes. Empresa de medicamentos Negócio: Saúde Missão: Atender as necessidades de bem estar e saúde da população infantil, com medicamentos seguros, eficazes e de baixo custo.

11 Análise do ambiente ç Conhecer o ambiente em que a organização atua é fundamental para detectar as ameaças e oportunidades. 1. Clientes/usuários 2. Fornecedores 4. Concorrentes 5. Setores normativos e supervisores ç O estudo sobre as configurações que a área de atividade terá no curto, médio e longo prazo é realizado através da montagem de cenários alternativos. Em geral escolhe-se um pessimista, outro otimista e um terceiro que se denomina de realista. ç Conhecer o ambiente em que a organização atua é fundamental para detectar as ameaças e oportunidades. 1. Clientes/usuários 2. Fornecedores 4. Concorrentes 5. Setores normativos e supervisores ç O estudo sobre as configurações que a área de atividade terá no curto, médio e longo prazo é realizado através da montagem de cenários alternativos. Em geral escolhe-se um pessimista, outro otimista e um terceiro que se denomina de realista.

12 Análise da organização ç A análise das condições internas da organização para identificar os pontos fortes e os pontos fracos visam: çfazer uso intenso dos pontos fortes; çcorrigir ou compensar os pontos fracos çtransformar pontos fracos em pontos fortes ç Ponto forte é o que o cliente/usuário percebe como uma diferença positiva em favor de sua organização ç A análise das condições internas da organização para identificar os pontos fortes e os pontos fracos visam: çfazer uso intenso dos pontos fortes; çcorrigir ou compensar os pontos fracos çtransformar pontos fracos em pontos fortes ç Ponto forte é o que o cliente/usuário percebe como uma diferença positiva em favor de sua organização

13 Identificação de alternativas ç Nesta fase se faz opção sobre alternativas considerando risco, benefícios, objetivos e vocação dos dirigentes. ç Alguns exemplos de estratégias específicas: çExtensão a novos usuários çDesenvolvimento de novos serviços çDiversificação de serviços çConcentração de atividades em um ou em poucos serviços ç Nesta fase se faz opção sobre alternativas considerando risco, benefícios, objetivos e vocação dos dirigentes. ç Alguns exemplos de estratégias específicas: çExtensão a novos usuários çDesenvolvimento de novos serviços çDiversificação de serviços çConcentração de atividades em um ou em poucos serviços

14 Estabelecimento de objetivos ç O cumprimento eficaz de uma missão depende de como a organização formula seus objetivos. ç Os objetivos devem decompor a missão em atividades ç Suponhamos que uma organização de saúde pretenda atingir uma nova região os objetivos poderão estar distribuídos da seguinte forma entre diversos setores: ç Divulgação:Informar e educar a população ç Recursos humanos:Recrutar e treinar pessoal ç Produção:Assegurar o volume requerido ç Finanças:Alocar os recursos necessários ç Distribuição: Garantir a distribuição ç O cumprimento eficaz de uma missão depende de como a organização formula seus objetivos. ç Os objetivos devem decompor a missão em atividades ç Suponhamos que uma organização de saúde pretenda atingir uma nova região os objetivos poderão estar distribuídos da seguinte forma entre diversos setores: ç Divulgação:Informar e educar a população ç Recursos humanos:Recrutar e treinar pessoal ç Produção:Assegurar o volume requerido ç Finanças:Alocar os recursos necessários ç Distribuição: Garantir a distribuição

15 Estabelecimento das ações ç Programar atividades destinando-se pessoas, atividades e capital para as ações do plano ç É no nível operacional onde as coisas realmente acontecem ç O planejamento das ações devem comprometer as pessoas com a missão e os objetivos da organização ç Programar atividades destinando-se pessoas, atividades e capital para as ações do plano ç É no nível operacional onde as coisas realmente acontecem ç O planejamento das ações devem comprometer as pessoas com a missão e os objetivos da organização

16 Política de administração ç Adaptação do estilo de administração ao plano estratégico. O melhor estilo é aquele que estimula todo o corpo de pessoal.

17 Avaliação de resultados e Feedback ç Avalia-se se os resultados foram alcançados ç Corrigi-se as etapas, ou seja o percurso do plano de acordo com a experiência adquirida. ç Avalia-se se os resultados foram alcançados ç Corrigi-se as etapas, ou seja o percurso do plano de acordo com a experiência adquirida.


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