A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramentas de comunicação. E-mail Antes Agora Correio eletrónico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramentas de comunicação. E-mail Antes Agora Correio eletrónico."— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas de comunicação

2 Antes Agora Correio eletrónico

3 Ambientes de comunicação Existem diversas ferramentas e ambientes de comunicação na Internet que potenciam a aprendizagem, a comunicação e a socialização, pelas quais poderás optar, tendo em conta o tipo de comunicação que preten­das estabelecer.

4 Ambientes de comunicação Função Exemplo de ferramenta/ ambiente de comunicação Correio eletrónico ( ) Envio e receção de mensagens eletrónicas [texto e ficheiros). Gmail, Hotmail, Sapo Plataformas de aprendizagem colaborativa Partilha de diversos conteúdos, normalmente recursos e materiais pedagógicos. Moodle, ATutor Redes sociais e blogues Contacto com outras pessoas e partilha de informações. Facebook, Twitter, Linkedin, Myspace, Instagram; Blogues com interesse educativo (www.eduforum.pt)www.eduforum.pt Conversação em linha (chat) Conversa, em tempo real, com outras pessoas. Chat da plataforma Moodle, chat do Gmail Conversação em linha com voz e imagem Conversa, em tempo real, com outras pessoas com a possibilidade de associar sons e imagens. Skype, Gmail Fóruns de discussão (newsgroups) Intercâmbio de informações, normalmente sobre temas específicos. Sobre informática (www.forumdeinformatica.net/) Sobre Ciênciawww.forumdeinformatica.net/ (www.cienciaviva.pt/foruns/)www.cienciaviva.pt/foruns/

5 Quando pensas em utilizadores de ferramentas e ambientes de comunicação na Internet, provavelmente pensas em jovens ou em adultos a exercer a sua atividade profissional. Contudo, na realidade, há cada vez mais idosos a utilizar estes ambientes para partilhar conhecimentos, combater a solidão e comunicar com os seus familiares.

6 Correio eletrónico ( ) O correio eletrónico permite a comunicação através de mensagens entre um ou mais utilizadores, podendo-se enviar e receber textos e/ou ficheiros independentemente da aplicação de correio eletrónico escolhida. É um meio de comunicação que, em certos casos, substitui os meios de comunicação tradicionais. Existem vários sites que permitem a criação de uma conta de correio eletrónico, e- mail, gratuita como, por exemplo, o Gmail, o Hotmail, o Sapo, etc. 0 Gmail é o webmail da Google e não necessita de qualquer tipo de instalação de software para que possa ser utilizado. 0 acesso à conta de pode ser efetuado através de qualquer computador ou dispositivo similar, desde que exista ligação à Internet. Apesar de o aspeto visual do site do Gmail ser alterado com alguma frequência.

7 Caraterísticas do Permitem a comunicação instantânea e sem custos entre amigos e familiares distantes. Permitem comunicar através de texto, voz (usando um microfone) e vídeo (usando uma webcam) em tempo real. Permitem saber quais as pessoas, da tua lista de contactos, que estão online. A comunicação pode ser estabelecida entre duas ou mais pessoas em ambiente privado. Incluem recursos, tais como o envio de imagens animadas, ficheiros e endereços da internet. As pessoas que estão a conversar veem cada linha de texto imediatamente após ter sido escrita. Esta característica faz com que este serviço seja mais parecido com o serviço telefónico do que com o serviço de correio. Correio eletrónico ( )

8 Normalmente, permitem utilizar uma mensagem indicativa de ausência, semelhante à de um atendedor de chamadas telefónicas. Podem conter um histórico das conversas para consultas posteriores. As conversas podem ser criptografadas de forma que aumente a privacidade. Permitem enviar mensagens quer o destinatário esteja online ou offline, não necessitando de um horário pré-estabelecido para estarem online. Permitem contactos apenas com as pessoas que se pretende, bloqueando os indesejados. Continuação

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19 PraTIca 3

20 1- Num processador de texto, cria um documento sobre o que é o phishing e os cuidados a ter para evitar este tipo de fraude. Tem em atenção o seguinte: Formata o documento adequadamente; Insere imagens e outros elementos multimédia que julgues adequados; Define um cabeçalho e rodapé adequados; Se efetuaste pesquisas, cria a bibliografia e/ou webgrafia com as fontes consultadas; Guarda o documento com o nome PT3, seguido do número dos elementos do grupo. 2- Pretende-se que envies um para o teu colega de grupo, no qual anexes o ficheiro criado na questão anterior. Para tal: No campo Para indica o endereço do teu colega; No campo Cc indica o endereço do(a) teu/tua professor(a) de TIC; No campo Assunto digita o texto "Cuidados a ter para evitar phishing"-, Escreve um pequeno texto em que, para além de cumprimentares o teu colega, o elucides sobre o objetivo da mensagem; Efetua a verificação ortográfica para evitar eventuais erros ortográficos; Anexa o documento e envia a mensagem. PraTIca 4


Carregar ppt "Ferramentas de comunicação. E-mail Antes Agora Correio eletrónico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google