A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD

2 Situação energética em Portugal
Fontes renováveis Fontes não renováveis Tipos de Energias Energias renováveis e o futuro Introdução O Homem, desde sempre tem vindo a retirar do ambiente natural, todos os recursos indispensáveis à sua sobrevivência. O avanço do conhecimento científico e tecnológico tem permitido a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Mas as alterações do equilíbrio natural dos ecossistemas, são cada vez mais profundas. Daí a necessidade de se fazer uma gestão sustentável dos recursos que existem na Natureza, para garantirmos o direito a uma vida saudável. Com este trabalho, pretendo demonstrar alguns dos recursos naturais existentes, que o Homem poderá usar e aproveitar.

3 Portugal tem uma forte dependência externa em termos energéticos.
Situação energética em Portugal Fontes renováveis Fontes não renováveis Tipos de Energias Energias renováveis e o futuro Introdução Um sector onde a ineficiência energética é extremamente elevada é nos transportes. Portugal é o país da União Europeia onde o transporte individual tem crescido mais em prejuízo do transporte colectivo e, onde o transporte rodoviário de mercadorias tem o peso mais elevado em prejuízo do transporte ferroviário e marítimo. Portugal apesar de ser um pais com reduzidos recursos, nomeadamente energéticos, é o país da União Europeia que utiliza da forma mais ineficiente e irracional a energia, um bem escasso e de preço cada vez mais elevado. Portugal tem uma forte dependência externa em termos energéticos.

4 Situação energética em Portugal
Fontes renováveis Fontes não renováveis Tipos de Energias Energias renováveis e o futuro Introdução Os recursos naturais dividem-se em recursos renováveis e não renováveis, atendendo á sua velocidade de renovação. Os recursos renováveis são recursos que não se esgotam com grande facilidade, devido á rápida velocidade de renovação e capacidade de manutenção. Como por exemplo, os recursos biológicos, os hídricos e as fontes de energia alternativas. Estas energias são uma alternativa aos combustíveis fósseis, porque constituem uma forma de energia inesgotável. Além de contribuírem como solução para a dependência de combustíveis fósseis, apresentam também inúmeras vantagens em relação à utilização destes combustíveis. A mais importante é contribuir para a limitação das emissões de gases, que causam o efeito de estufa, e para a redução da poluição atmosférica, da água e dos solos.

5 Situação energética em Portugal
Fontes renováveis Fontes não renováveis Tipos de Energias Energias renováveis e o futuro Introdução Os recursos não renováveis são recursos que se esgotam a uma velocidade superior á da sua renovação, que é de alguns milhões de anos. Gás natural Como exemplo de recursos não renováveis são os recursos mineiros e alguns energéticos, como o carvão, o petróleo e o gás natural (combustíveis fósseis). Carvão

6 Situação energética em Portugal
Fontes renováveis Fontes não renováveis Tipos de Energias Energias renováveis e o futuro Introdução Energia Eólica O vento foi, durante muito tempo, a principal fonte de energia do homem, ajudando-o a moer cereais e na navegação marítima. Actualmente este recurso é utilizado em todo o mundo para a produção de energia eléctrica, sendo que em Portugal existem locais onde o potencial da energia eólica justifica claramente a sua exploração comercial. Mesmo assim, Portugal não acompanhou o crescimento que se verificou na maioria dos países desenvolvidos nas décadas de oitenta e noventa, atrasando-se substancialmente em relação aos parceiros europeus.

7 Situação energética em Portugal
Fontes renováveis Fontes não renováveis Tipos de Energias Energias renováveis e o futuro Introdução Energia Solar Designa-se solar a energia com origem no sol, irradiada sob a forma de radiação electromagnética. Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma que o homem utiliza, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica. As plantas utilizam directamente essa energia no processo de fotossíntese. Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais.

8 Situação energética em Portugal
Fontes renováveis Fontes não renováveis Tipos de Energias Energias renováveis e o futuro Introdução Energia Maremotriz Energia Maremotriz é o modo de geração de electricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Podem ser obtidas dois tipos de energia maremotriz : energia cinética das correntes, devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

9 Situação energética em Portugal
Fontes renováveis Fontes não renováveis Tipos de Energias Energias renováveis e o futuro Introdução Energia geotérmica Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia eléctrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de electricidade. Hoje a grande parte da energia eléctrica provém da queima de combustíveis fosseis, como o petróleo e o carvão mineral, métodos esses muito poluentes.

10 Espanha terá de investir 19,2 milhões de euros para cumprir as suas
Situação energética em Portugal Fontes renováveis Fontes não renováveis Tipos de Energias Energias renováveis e o futuro Introdução O grande impulso de Portugal nos próximos quatro anos resultará da energia eólica. Portugal terá de investir 6,4 mil milhões de euros até 2010 em recursos para produção de electricidade a partir de energias renováveis. A conclusão é de um estudo sobre as energias renováveis em Portugal e Espanha. Este esforço financeiro, calculado com base nos níveis da capacidade instalada e de produção de energia em 2006 e tendo em conta as estimativas para o consumo bruto de electricidade para 2010, refere-se apenas ao segmento de produção de electricidade e não contempla as necessidades quanto a energia alternativa para fins de aquecimento e de combustíveis. Espanha terá de investir 19,2 milhões de euros para cumprir as suas metas (incluindo não apenas a produção de electricidade, mas também fontes alternativas para aquecimento e combustíveis).

11 Vídeo – Recursos Naturais

12 Fim


Carregar ppt "Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google