A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes UD08 Formação de Adultos 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes UD08 Formação de Adultos 1."— Transcrição da apresentação:

1

2 Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes UD08 Formação de Adultos 1

3 Curso Preliminar atualização: ago./ captação: A captação é um processo sistemático de busca e seleção de adultos. Vai desde a previsão da necessidade até o início no sistema de formação, envolvendo as seguintes etapas: ☻ Levantamento de necessidades. ☻ Captação e seleção. ☻ Integração.

4 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ formação: É um processo permanente e contínuo, e também personalizado e flexível, que oferece ao adulto a oportunidade de: ☻ Receber informações gerais sobre Escotismo e específicas sobre a tarefa ou função a desempenhar. ☻ Aprender conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para bom desempenho da sua função.

5 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ formação: ☻ Nível Preliminar ☻ Nível Básico Cada linha de formação tem três níveis: Na Formação existem duas linhas: ☻ Linha de Escotista ☻ Linha de Dirigente Institucional ☻ Nível Avançado ☻ Nível Preliminar = tarefas prévias e curso ☻ Nível Básico = tarefas prévias, curso e prática Cada nível compreende as etapas: ☻ Nível Avançado = tarefas prévias, curso e prática

6 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ Acordo de Trabalho Voluntário: É um documento assinado entre o Diretor Presidentes, Voluntário e o APF. Este trabalho é regido pela LF. nº 9.608/98, que se caracteriza uma atividade não remunerada, sem vínculo empregatício, sem quaisquer obrigações trabalhistas, previdenciárias e afins. Define condições e obrigações de cada um, nessa prestação de serviço voluntário. Assumem um compromisso formal em fazerem o melhor possível para cumpri-lo.

7 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ Certificado de Nomeação: Assinado o Acordo, a autoridade competente, nomeará a pessoa para o cargo, entregando um certificado de nomeação. A emissão de certificado de nomeação pode ser delegada para a coordenação do Distrito, atendendo decisão da respectiva Diretoria Regional. É recomendável uma pessoa para cada cargo, especialmente se for recém-captada, pois ainda deve adquirir experiência e habilidades exigidas para a função. Os Certificados de Nomeação de Chefe de Seção serão expedidos pela Diretoria Regional, atendendo pedido da diretoria da UEL.

8 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ Certificado de Eleição: Os membros da Diretoria ou Comissão Fiscal da UEL receberão um Certificado de Eleição, com validade para o período do mandato, expedido pela Diretoria Regional. Já os dirigentes nomeados como membros da Diretoria de UEL receberão Certificado de Nomeação. Tanto os certificados de nomeação e como os de eleição serão expedidos pela Diretoria Regional, a partir do recebimento da Ata da Reunião da Diretoria da UEL.

9 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ Plano Pessoal de Formação: O Plano Pessoal é um instrumento no qual cada adulto ordena e registra em conjunto com o seu APF as ações de formação que realizará durante um período determinado. Nele também são registradas as atividades efetivamente realizadas, permitindo observar o grau de evolução.

10 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ Plano Pessoal de Formação:

11 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ registro e contribuição anual: Anualmente a UEL (Grupo Escoteiro ou Seção Escoteira Autônoma) deve renovar o seu reconhecimento perante a UEB, com a efetivação do seu registro e o pagamento da contribuição anual de todos os seus integrantes. A não observância destas condições implica a suspensão automática do reconhecimento e dos direitos da UEL, podendo ser declarada extinta, com o cancelamento do seu reconhecimento, após um período de doze meses.

12 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ registro e contribuição anual: É considerada falta grave, passível de punição disciplinar dos adultos, dirigentes e escotistas, que promoverem atividades escoteiras sem que a Unidade Escoteira Local esteja registrada no ano em curso e/ou permitir a participação de membro juvenil e/ou adulto sem a efetivação do seu registro e pagamento da sua contribuição anual. Portanto, antes do membro adulto começar suas tarefas, ele deverá ser reconhecido oficialmente como associado da União dos Escoteiros do Brasil. O mesmo deverá ocorrer com o membro jovem.

13 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ Promessa: “Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira e servir à União dos Escoteiros do Brasil” Os adultos do Movimento Escoteiro, na cerimônia de Promessa ou na posse de um cargo, prestarão a Promessa Escoteira igual a dos jovens, acrescentando ao final: “e servir à União dos Escoteiros do Brasil”. conforme regra 6 do POR

14 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ módulos de aperfeiçoamento: Esse processo de aperfeiçoamento contínuo de autoaprendizagem, oferece a possibilidade de aperfeiçoar através de módulos, oficinas, seminários ou cursos extra escotismo. Essas atividades normalmente são de escolha do participante, escolhidas no seu Plano Pessoal de Formação, em negociação com o seu APF. O módulo é um aperfeiçoamento em um determinado assunto com o apoio de um especialista. A oficina apesar de também produzir conhecimento como o módulo, seu formato se remete a um grupo de estudo dirigido sobre um determinado assunto.

15 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ o sistema de formação: origem

16 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ Sistema de Formação de Adultos: RESUMINDO... treinar e atingir seu nível máximo de formação num período de 3 ou 4 anos.  Embora não existam prazos obrigatórios, o ideal é que todo Escotista ou Dirigente tenha a mesma obrigação que os jovens:

17 UD08 Formação de Adultos Curso Preliminar atualização: ago./ descubra mais: 16 Ambos disponíveis no site da UEB


Carregar ppt "Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes UD08 Formação de Adultos 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google