A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito Ampliado de Saúde Prof.ª Helena Piza-Figueiredo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito Ampliado de Saúde Prof.ª Helena Piza-Figueiredo."— Transcrição da apresentação:

1 Conceito Ampliado de Saúde Prof.ª Helena Piza-Figueiredo

2 Adolfo Chorny / Ciência e Letras  Conceito ampliado de saúde https://www.youtube.com/watch?v=rh_E1r3H4EE ___0___0___ Canal Saúde Oficial - O que é Saúde? https://www.youtube.com/watch?v=NtuyPB6DZwA

3 Caso de Dona Eliete – Grupos de 3 alunos O caso que será apresentado a seguir é fictício, mas tem proximidade com situações frequentes que encontramos no dia-a-dia das famílias. Leiam o caso e discutam entre vocês, tendo por base as seguintes questões norteadoras: 1. Quem é saudável e quem é doente nessa família? 2. Qual a definição de saúde em que você se baseou para responder à primeira questão? 3. De que forma as condições concretas de vida dessa família estão afetando a saúde de seus membros? 4. Quais poderiam ser as intervenções para melhorar a qualidade de vida e a saúde dos integrantes da família? O grupo deverá entregar as respostas a essas perguntas ao final da discussão (no máximo 10 linhas por questão – em 4/3 ).

4 Caso de Dona Eliete – Grupos de 3 alunos Eliete tem 42 anos, completou o ensino médio e há 10 foi diagnosticada com o vírus HIV. Frequenta regularmente o programa DST/AIDS, onde recolhe mensalmente sua medicação, preservativos e acompanha regularmente a contagem das células T CD4. Há cinco anos, casou-se com Pedro, que não é portador do vírus. Pedro tem 50 anos, somente estudou os dois primeiros anos do ensino fundamental e lê mal. Viviam muito bem, mas há seis meses está desempregado e passou a beber todo final de semana. Diz que precisa beber para suportar a semana procurando trabalho. Sente-se humilhado, pois todas as ofertas de emprego exigem no mínimo ensino médio completo. O casal discute, com frequência, por conta dos porres de Pedro.

5 Caso de Dona Eliete – Grupos de 3 alunos Eliete trabalha num salão de beleza, onde lava e seca cabelos e ganha o suficiente para sustentar minimamente a família. A noite faz um curso técnico que a ensinará como cortar cabelos. Eliete pretende exercer também essa função no salão em que trabalha para aumentar sua renda. Eliete e Pedro adotaram uma menina, Josiele, que não tem o vírus HIV, e frequenta regularmente o 3º ano do ensino fundamental. Ela aprende bem na escola, mas é bastante tímida. Não tem amigos e se isola de todos na hora do recreio. Fica muito ansiosa fora de casa e, recentemente, tem pedido à mãe para parar de ir à escola, ainda que goste de estudar e fazer as tarefas. Eliete já conversou com a professora, que diz que a menina é boa aluna, não perturba o andamento das aulas e que gostaria que todos os alunos fossem como ela, “quietinha”.

6 Caso de Dona Eliete – Grupos de 3 alunos Há aproximadamente três meses, a mãe de Eliete, Dona Zenaide, que é viúva, foi diagnosticada com diabetes. Ela tem 60 anos e é analfabeta. Ganha um salário mínimo de aposentadoria e complementa sua renda fazendo doces para vender no bairro. Está com sobrepeso e tem muita dificuldade para seguir a dieta prescrita pelo médico, além de esquecer frequentemente de tomar as medicações. Ela queixa-se que os alimentos diet e integrais, orientados pelo médico, são muito caros e, além disso, muito difíceis de encontrar no mercadinho do bairro.

7 Caso de Dona Eliete – Grupos de 3 alunos Dona Zenaide é adepta aos chás (pata de vaca, pedra ume, ipê roxo e carqueja) que acredita combater a diabetes. Diferentemente de sua filha, dona Zenaide não visita regularmente o posto de saúde. Diz que é muito difícil marcar consultas e que quando consegue ir ao médico, ele mal olha nos seus olhos. Eliete está pensando em trazer sua mãe para viver com ela, para ajudá-la a se cuidar. Pensa em encorajar sua mãe a fazer alguma atividade física, como forma de diminuir o sobrepeso, oferecida no centro comunitário do bairro para pessoas da terceira idade.

8 Caso de Dona Eliete – Grupos de 3 alunos A mãe tem falado que está hesitante em frequentar o centro comunitário porque as aulas de ginástica são à noite e o lugar é muito perigoso, sem ronda policial. Os ônibus demoram muito para passar e ela teme ser abordada por algum marginal que circula por aquela redondeza. Vamos começar as discussões? Juntem-se em grupos de 3 estudantes para iniciarmos as discussões.

9 Leitura para casa Texto: Abordagens Contemporâneas do Conceito de Saúde Autor: Carlos Batistella Itens a serem lidos:  Introdução  A Saúde como Ausência de Doença  Saúde e Bem-Estar  Saúde e Norma ou a Dimensão Normativa da Saúde  Saúde como Direito: o conceito ampliado de saúde  Algumas Abordagens Integradoras  O enfoque ecossistêmico da saúde  O Modelo conceitual dos determinantes sociais da saúde  Complexidade e processo saúde-doença  A Operacionalização de um Conceito Amplo  Considerações Finais


Carregar ppt "Conceito Ampliado de Saúde Prof.ª Helena Piza-Figueiredo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google