A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CODIFICAÇÃO E ESTATISTICA DAS DECLARAÇÕES DE OBITO NO MUNICIPIO DE JAÚ KATIANE PATRICIA FERREIRA SOUTO ENFERMEIRA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE JAÚ INTERLOCUTORA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CODIFICAÇÃO E ESTATISTICA DAS DECLARAÇÕES DE OBITO NO MUNICIPIO DE JAÚ KATIANE PATRICIA FERREIRA SOUTO ENFERMEIRA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE JAÚ INTERLOCUTORA."— Transcrição da apresentação:

1 CODIFICAÇÃO E ESTATISTICA DAS DECLARAÇÕES DE OBITO NO MUNICIPIO DE JAÚ KATIANE PATRICIA FERREIRA SOUTO ENFERMEIRA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE JAÚ INTERLOCUTORA MUNICIPAL SIM/SINASC

2 Introdução CODIFICAÇÃO EM MORTALIDADE Padronizar estatísticas de mortalidade segundo a CAUSA DA MORTE Necessário selecionar a CAUSA BÁSICA DA MORTE.

3 O que é codificar? Codificar é atribuir um determinado código que expresse o diagnóstico, termo ou doença informada pelo profissional médico Quando codificamos realizamos duas operações Atribuir um Código ao Diagnóstico Classificar este diagnóstico, segundo categoria ou subcategoria

4 O que é causa morte? Desde 1662, estatisticamente, a morte é decorrente de uma única causa; Causa básica da morte é a doença ou lesão que iniciou uma sucessão de eventos e que termina com morte ou, nos casos de acidentes ou violências, as circunstâncias dos mesmos.

5 Causa básica Causas naturais Causas não naturais ou causas externas Causas intervenientes

6 . Condições e causas do Óbito Sob as linhas a) b) c) e d) estão escritas a frase Devido a ou como consequencia de. O médico deve (ou deveria) declarar a causa básica na última linha utilizada na parte I e acima dela as complicações ou causas intervenientes.

7 Livro, dividido em capítulos, categorias e subcategorias que classificam todas as doenças. Após aplicar regras de seleção e de modificação, define-se a causa básica Classificação Internacional de Doenças – 10ª revisão CID-10

8 SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade Um sistema informatizado, que possui um seletor de causa básica. Os dados do SIM permitem calcular importantes indicadores para a Vigilância Epidemiológica, tais como: taxa ou coeficiente de mortalidade e mortalidade proporcional por grandes grupos de causas especificas, faixa etária, sexo, escolaridade, ocupação e outras características constantes nas declarações de óbito.

9 As informações obtidas através das DO possibilitam também o delineamento do perfil de mortalidade de uma área, no que diz respeito às doenças mais letais e as doenças crônicas não sujeita a notificação, representando praticamente, a única fonte regular de dados nesses casos.

10 Estatísticas de mortalidade Número de mortes, ocorridos em determinada área, de características geográfica limitada, segundo vários critérios, tais como: sexo, idade... A causa de morte é o parâmetro para avaliar as condições de saúde da população;

11 Causas mal definidas Abrangem o capítulo XVIII da CID 10; Códigos: R00 a R99; Mais classificadas: Falência de múltiplos órgãos; Parada cardio respiratória; Choque séptico; Hemorragia; Massa tumoral;

12

13

14

15 Exemplos declaraçoes.pdf

16 Obrigada!


Carregar ppt "CODIFICAÇÃO E ESTATISTICA DAS DECLARAÇÕES DE OBITO NO MUNICIPIO DE JAÚ KATIANE PATRICIA FERREIRA SOUTO ENFERMEIRA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE JAÚ INTERLOCUTORA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google