A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID)"— Transcrição da apresentação:

1 CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID)
Por: LUCIANO RIBEIRO MARCIA RIBEIRO RICARDO ANTONIO BUENO RODRIGO MACHADO SIDINEI GARCIA DA SILVA Curitiba 2011

2 Histórico CID Em 1893 surgiu pela primeira vez um acordo internacional para o uso em todos os países de uma classificação de causas de morte. Na sexta revisão, aprovada em 1948, passou-se a ter uma verdadeira classificação de doenças Nos tempos atuais é utilizado a CID10

3 Conceito A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, designada pela sigla CID . Fornece: códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças.

4 Utilização CID Dados estatísticos Auxilia na consulta médica
Catalogar doenças

5 CID A CID-10 foi conceituada para padronizar e catalogar as doenças e problemas relacionados à saúde, tendo como referência a Nomenclatura Internacional de Doenças, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde.

6 BRASIL Organização dos arquivos em meio magnético e sua implementação para disseminação eletrônica foi efetuada pelo DATASUS. Benefícios Permite que programas e sistemas possam referenciar, de forma padronizada, as classificações; Auxilia a busca de informação diagnóstica para finalidades gerais; 

7 BRASIL Funcionalidades Disponibiliza download e consulta dos arquivos contendo os códigos e descrições utilizadas na CID-10 através da internet; Classifica morfologicamente neoplasias, exibe listas especiais de tabulação para mortalidade e para morbidade, além de fornecer as definições e os regulamentos da nomenclatura, através da Lista Tabular;

8 Informações Técnicas Linguagem
Informações Técnicas Linguagem :Html Banco de Dados: - Requisitos de Sistemas Plataforma: -Browser e conexão à Internet Abrangência: Municipal,Estadual e Federal .

9 Especificações do Código
A classificação é feita com letras e números Código contém até 6 caracteres Exemplo atraso no desenvolvimento de uma criança pode acontecer por diversas causas. Uma delas é por desnutrição. O código para atraso no desenvolvimento devido a desnutrição protéico-calórica é E45. A letra E se refere a doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (E00 a E90). Os códigos E40 a E46 são os dos diversos tipos de desnutrição.

10

11 Classificação para outros procedimentos
O CID-CM consiste em sistema de classificação para procedimentos cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, com índice alfabético para procura de doenças, contendo lista de códigos numéricos de forma tabular de doenças. CID-CM determina a DGR DGR (Diagnosis Related Group) é uma classificação em termos hospitalar.

12 DGR É baseada nos códigos do CID-CM, no sexo, idade, período de internação e outros dados. Determina assim, o valor em dinheiro a ser reembolsado.

13 Sistema de Ajuda Médica
READ CODES (RC) READ CODES (RC), os RC, desenvolvidos na Inglaterra, constituem uma abrangente lista de termos direcionada para uso de todos os profissionais da saúde para descrever o cuidado e o tratamento de seus pacientes. Eles permitem concentrar informações de avaliação e reavaliação de pacientes, em linguagem médica, em sistemas computadorizados

14 Os RC cobrem tópicos como ocupação, sinais e sintomas, investigação, diagnóstico, tratamento, drogas, aparelhos e muito mais. Eles permitem que qualquer informação seja resgatada, desde uma única consulta até todo o prontuário do paciente.

15 Conclusão O Cid é um código utilizado pelos médicos, legistas e outros que tenham por finalidade mensurar doenças e problemas relacionados com a Saúde. Pode fornecer dados estatisticos e outros.

16 OBRIGADO


Carregar ppt "CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google