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Os desafios da Comunicação Oral

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Apresentação em tema: "Os desafios da Comunicação Oral"— Transcrição da apresentação:

1 Os desafios da Comunicação Oral
Waldemar Di Giacomo

2 O processo de comunicação. acontece de forma intensa e
O processo de comunicação acontece de forma intensa e generalizada, por toda a organização.

3 A energia organizacional flui através da comunicação.

4 O maior problema na comunicação é a ilusão de que ela foi consumada.
Bernard Shaw

5 Entregar as informações às pessoas e evitar os mal-entendidos.
Nosso desafio Entregar as informações às pessoas e evitar os mal-entendidos.

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7 Why we communicate? Sobreviver; Interagir, cooperar; Satisfazer necessidades físicas e psicológicas; Dar e receber informações; Participar com idéias e opiniões.

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9 Comunicação: base das relações humanas e sociais.
Sem comunicação não adquirimos informações, não aprofundamos conhecimentos, não amadurecemos experiências, não intensificamos relações.

10 Communication Process
What and how we communicate? What happens when communication “works” and when it doesn’t? How to improve communication?

11 O objetivo principal da comunicação é a persuasão; isto é, a tentativa do orador de fazer com que as outras pessoas tenham o mesmo ponto de vista que o seu. Aristóteles “There is virtually no correlation between the ranking of hazards according to statistics on expected annual mortality and the ranking of the same hazards by how upsetting they are. There are many risks that make people furious even though they cause little harm---and others that kill many, but without making anybody mad.”

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13 Não importa em que estágio
da curva de sucesso você esteja... Quanto mais se aprende, mais se aprende que há mais o que aprender.

14 Anunciamos uma vida melhor.
As condições? Conversando a gente se entende. Carlos Drummond de Andrade

15 Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação
Mário Quintana

16 Os canais de comunicação
Visuais Auditivos Cinestésicos Somos todos, ao mesmo tempo, visuais, auditivos e cinestésicos, mas com predominância de um deles.

17 Quando nos comunicamos, todo o nosso corpo se comunica.
O processo de comunicação envolve: conteúdo; tom de voz; linguagem corporal.

18 Exemplos Porque eles(as) não conseguem entender? como eu entendo? É tudo tão simples! Porque será que elas(es) interpretam errado o que eu estou dizendo de forma tão clara e evidente? Porque ele(a) complica tudo?

19 Porque ele(a) não percebe a minha intenção em ajudá-lo(a)?
Porque ela(e) não faz as coisas da forma que eu oriento, com zelo e preocupação?

20 As pessoas se comunicam,. pensam, agem, tomam decisões,
As pessoas se comunicam, pensam, agem, tomam decisões, querem informações e ouvem... de maneira diferente!

21 Aristóteles Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa... não é fácil.

22 O resultado da comunicação é apresentado pelo seu ouvinte;
Se ele não entende o que você fala é porque você não está usando uma linguagem adequada à sua estrutura mental, incluindo conteúdo, tom de voz e expressão corporal.

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24 Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Mário Quintana

25 O mundo gira por meio de mal-entendidos.
É devido a um mal-entendido universal que todos estão de acordo entre si. Pois se, por má sorte, as pessoas se entendessem umas às outras, elas jamais se poriam em acordo. Baudelaire

26 Na profunda e não-escrita sabedoria da vida, há muitas coisas para aprender, que não podem ser ensinadas. Anthony Hope

27 A menos que essas percepções sejam desenvolvidas,
todo treinamento técnico, servirá para muito pouco, ou quase nada.

28 Informação & Comunicação
O gestor(a) identifica, captura e comunica informação pertinente, possibilitando às pessoas a realização suas obrigações, nas várias dimensões organizacionais.

29 A arte da persuasão é paradoxal.
Quanto mais esforço fazemos para persuadir as pessoas, mais elas tendem a resistir.

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32 Interferência Emocional
Sentimentos como raiva, frustração, felicidade, entusiasmo, mecanismos de defesa, desejo de ser assertivo, perfeccionismo e a linguagem corporal, dizem mais do que podemos supor!

33 Cada indivíduo constrói a sua própria realidade, e vê o mundo de forma particular.
O mundo refletirá o seu modelo mental. O qual irá gerar um pensamento, que irá gerar um comportamento (atitude).

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35 Lembre-se! Somente os sinais (linguagem) podem ser comunicados para outras pessoas. Nem sempre os signos compartilhados são totalmente compartilhados. A mensagem emitida nem sempre é a mensagem recebida...

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37 Percepções, pensamentos ou sentimentos
não podem migrar de uma mente para outra.

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39 Chinese wisdom Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma idéia, e, ao se encontrarem, eles trocam as idéias, cada homem vai embora com duas...

40 Processo de Comunicação
Quem - fatores que iniciam e guiam o ato de comunicação. Diz o quê - análise de conteúdo. Em que canal - mídia utilizada. Para quem - pessoas atingidas pelo meio. E com quais efeitos – impacto produzido sobre o indivíduo.

41 Emissor – quem inicia o processo
Código – sinais para se construir uma mensagem Mensagem – aquilo que se quer comunicar Canal – o veículo que leva a mensagem Receptor – quem recebe, decodifica e interpreta o significado.

42 Elementos do Processo de Comunicação

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51 Feedback É a realimentação da comunicação.
Sem retorno não há comunicação. Sem ele o emissor não terá como conferir a adequação e eficácia da transmissão de sua mensagem. A falta de retorno acaba gerando erros e falhas na comunicação.

52 Sumário executivo O mais importante na comunicação é SABER OUVIR,
para poder compreender e interpretar com exatidão o conteúdo da mensagem transmitida e a intenção do seu emissor, favorecendo, assim, o RETORNO DA INFORMAÇÃO, que marca o início do DIÁLOGO, que, por sua vez, pode garantir a qualidade do RELACIONAMENTO HUMANO.

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54 novo é o nosso jeito de caminhar.
Não temos um caminho novo, novo é o nosso jeito de caminhar. João Cabral de Mello Neto

55 Obrigado!


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