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Os desafios da Comunicação Oral Waldemar Di Giacomo.

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Apresentação em tema: "Os desafios da Comunicação Oral Waldemar Di Giacomo."— Transcrição da apresentação:

1 Os desafios da Comunicação Oral Waldemar Di Giacomo

2 O processo de comunicação acontece de forma intensa e generalizada, por toda a organização.

3 A energia organizacional flui através da comunicação.

4 O maior problema na comunicação é a ilusão de que ela foi consumada. Bernard Shaw

5 Nosso desafio Entregar as informações às pessoas e evitar os mal-entendidos.

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7 Why we communicate? Sobreviver; Interagir, cooperar; Satisfazer necessidades f í sicas e psicol ó gicas; Dar e receber informa ç ões; Participar com id é ias e opiniões.

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9 Sem comunica ç ão não adquirimos informa ç ões, não aprofundamos conhecimentos, não amadurecemos experiências, não intensificamos rela ç ões. Comunica ç ão: base das rela ç ões humanas e sociais.

10 Communication Process What and how we communicate? What happens when communication works and when it doesnt? How to improve communication?

11 O objetivo principal da comunicação é a persuasão; isto é, a tentativa do orador de fazer com que as outras pessoas tenham o mesmo ponto de vista que o seu. Aristóteles

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13 Não importa em que estágio da curva de sucesso você esteja... Quanto mais se aprende, mais se aprende que há mais o que aprender.

14 Anunciamos uma vida melhor. As condições? Conversando a gente se entende. Carlos Drummond de Andrade

15 Quem não compreende um olhar tampouco compreender á uma longa explica ç ão Mário Quintana

16 Os canais de comunicação Visuais Auditivos Cinestésicos Somos todos, ao mesmo tempo, visuais, auditivos e cinestésicos, mas com predominância de um deles.

17 Quando nos comunicamos, todo o nosso corpo se comunica. O processo de comunicação envolve: conteúdo; tom de voz; linguagem corporal.

18 Porque eles(as) não conseguem entender? como eu entendo? É tudo tão simples! Porque será que elas(es) interpretam errado o que eu estou dizendo de forma tão clara e evidente? Porque ele(a) complica tudo? Exemplos

19 Porque ele(a) não percebe a minha intenção em ajudá-lo(a)? Porque ela(e) não faz as coisas da forma que eu oriento, com zelo e preocupação?

20 As pessoas se comunicam, pensam, agem, tomam decisões, querem informações e ouvem... de maneira diferente!

21 Aristóteles Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa... não é fácil.

22 O resultado da comunicação é apresentado pelo seu ouvinte; Se ele não entende o que você fala é porque você não está usando uma linguagem adequada à sua estrutura mental, incluindo conteúdo, tom de voz e expressão corporal.

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24 Cada ponto de vista é a vista de um ponto. M á rio Quintana

25 O mundo gira por meio de mal-entendidos. É devido a um mal-entendido universal que todos estão de acordo entre si. Pois se, por má sorte, as pessoas se entendessem umas às outras, elas jamais se poriam em acordo. Baudelaire

26 Na profunda e não-escrita sabedoria da vida, há muitas coisas para aprender, que não podem ser ensinadas. Anthony Hope

27 A menos que essas percepções sejam desenvolvidas, todo treinamento técnico, servirá para muito pouco, ou quase nada.

28 O gestor(a) identifica, captura e comunica informação pertinente, possibilitando às pessoas a realização suas obrigações, nas várias dimensões organizacionais. Informação & Comunicação

29 A arte da persuasão é paradoxal. Quanto mais esforço fazemos para persuadir as pessoas, mais elas tendem a resistir.

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32 Interferência Emocional Sentimentos como raiva, frustração, felicidade, entusiasmo, mecanismos de defesa, desejo de ser assertivo, perfeccionismo e a linguagem corporal, dizem mais do que podemos supor!

33 Cada indivíduo constrói a sua própria realidade, e vê o mundo de forma particular. O mundo refletirá o seu modelo mental. O qual irá gerar um pensamento, que irá gerar um comportamento (atitude).

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35 Somente os sinais (linguagem) podem ser comunicados para outras pessoas. Nem sempre os signos compartilhados são totalmente compartilhados. A mensagem emitida nem sempre é a mensagem recebida... Lembre-se!

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37 Percepções, pensamentos ou sentimentos não podem migrar de uma mente para outra.

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39 Chinese wisdom Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um. Por é m, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma id é ia, e, ao se encontrarem, eles trocam as id é ias, cada homem vai embora com duas...

40 Quem - fatores que iniciam e guiam o ato de comunicação. Diz o quê - análise de conteúdo. Em que canal - mídia utilizada. Para quem - pessoas atingidas pelo meio. E com quais efeitos – impacto produzido sobre o indivíduo. Processo de Comunicação

41 Emissor – quem inicia o processo Código – sinais para se construir uma mensagem Mensagem – aquilo que se quer comunicar Canal – o veículo que leva a mensagem Receptor – quem recebe, decodifica e interpreta o significado.

42 Elementos do Processo de Comunicação

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51 Feedback É a realimentação da comunicação. Sem retorno não há comunicação. Sem ele o emissor não terá como conferir a adequação e eficácia da transmissão de sua mensagem. A falta de retorno acaba gerando erros e falhas na comunicação.

52 O mais importante na comunicação é SABER OUVIR, para poder compreender e interpretar com exatidão o conteúdo da mensagem transmitida e a intenção do seu emissor, favorecendo, assim, o RETORNO DA INFORMAÇÃO, que marca o início do DIÁLOGO, que, por sua vez, pode garantir a qualidade do RELACIONAMENTO HUMANO. Sumário executivo

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54 Não temos um caminho novo, novo é o nosso jeito de caminhar. João Cabral de Mello Neto

55 Obrigado!


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