A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Ação Educação de Jovens e Adultos PTA/PAR/2009 Sávio de Brito Costa Gerente de Educação de Jovens e Adultos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Ação Educação de Jovens e Adultos PTA/PAR/2009 Sávio de Brito Costa Gerente de Educação de Jovens e Adultos."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Ação Educação de Jovens e Adultos PTA/PAR/2009 Sávio de Brito Costa Gerente de Educação de Jovens e Adultos

2 Ação 1 MacroResultados Constituir Comissão Estadual de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos. Comissão constituída com os diversos segmento do Fórum EJA. Elaborar Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos, como instrumento de implementação e gestão da EJA/MT Carta compromisso de Natal- RG/08; Ofício circular; Diagnostico 142 municípios; Elaboração do Plano Estratégico de EJA do estado de MT.

3 Ação 2 MacroResultados Conclusão do texto das Orientações Curriculares da EJA/MT. Em 07 texto preliminar; Em 08 continuidade; Em 09 texto preliminar pronto para escolas. Construção de um Plano Estratégico de Implantação e/ou Fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos em Prisões. Gestão articulada, formação de profissionais, disponibilização de acervo bibliográfico (de referência e literatura) Consultoria; Reunião Ampliada; Texto Preliminar

4 Ação 3 CEJAsResultados Elaborar Proposta Pedagógica dos CEJAs. Proposta definida em conclusão. Assessoramento aos CEJAs sobre o funcionamento administrativo e pedagógico - Definir a Estrutura Administrativa / Pedagógica dos CEJAs. Direção, Coordenação, Técnicos e Professores dos CEJAs. Elaboração de Plano de Ação de Formação com os CEFAPROS para os profissionais dos CEJAs. Plano formação elaborado Encontro de Formação sobre perfil e atribuição da equipe gestora - Estrutura PPP/PDE PPP / PDE discutidos Autorizações e Credenciamentos efetivados Equipe gestoras Formadas

5 Ação 3 CEJAsResultados I Seminário Estadual dos CEJAs Currículo e a práxis pedagógica - questões epistemológicas/ pedagógicas. Seminário realizado. Inclusão do tema Economia Solidária na proposta dos CEJAs. Tema Economia Solidaria como principio Educativo nos CEJAs. Criação de página WEB dos CEJAs - Divulgar a proposta dos CEJAs Propiciar ambiente de discussão on line entre os CEJAs. 1Página WEB construída e em funcionamento. Criação de WEB rádio dos CEJAs. Divulgar a proposta e Propiciar ambiente de discussão on line entre os CEJAs. 1WEB Rádio construída prevista para funcionamento/10. Elaborar Material Apostilado de Disciplina para atendimento dos CEJAs Apostilas elaboradas para publicação/10.

6 Ação 3 CEJAsResultados Formação com equipes gestoras dos CEJAs de Cuiabá e Várzea Grande sobre Concepções da EJA, Avaliação Currículo e Metodologia. Gestores e Coordenadores formados Assessoramento as unidades que ofertam Proeja sobre implantação e viabilidade da Proposta Pedagógica Integrada. Visitas in locus - Organização da Proposta Pedagógica / organizacional do Proeja. Formação PROEJA / Chamada Pública 01/2008 sobre: Bases Legais EJA / Proeja; Currículo/Metodologia/ Avaliação. Formação prorrogada para 2010 para desenvolverem os trabalhos no Proeja. Elaboração Implantação da Proposta de Ensino Médio EJA a distancia/MEC/SEAD. Proposta elaborada para inicio em Convenio com SENAI em 5 cursos. Convenio assinado para inicio em 2010.

7 Ação 4 EJA/180Resultados Orientar e acompanhar in loco a construção coletiva da Proposta Pedagógica nas escolas de Cuiabá e Várzea Grande Escolas de EJA de Cuiabá, Várzea Grande com Proposta Pedagógica orientada e construída. Realizar 1 (um ) Encontro mensal com Coordenadores pedagógico de Cuiabá e Várzea Grande Encontro realizado mensalmente. Orientar e acompanhar as Escolas que ofertam EJA 180 via telefone e e mail. Orientação realizada. Orientar via documento, telefone e e- mail às Escolas do Beija Flor quanto a terminalidade do curso, certificação pela própria escola e transição para a EJA 180/00. Orientação realizda.

8 Ação 4 EJA/180Resultados Formação dos profissionais in loco nos municípios. Públicos da EJA informados Grupo de Estudos da Equipe sobre bases legais vigentes/ currículo/ metodologia e Avaliação na EJA. Públicos da EJA informados Elaboração do Plano de implementação curricular para escolas - urbano, campo, indígena, prisional, socioeducativo e quilombola Implementado na matriz curricular para 2010.

9 Ação 5 Exame SupletivoResultados Reunião com os responsáveis pela realização do Exame para conhecimento e uma reflexão sobre o que é o Exame Supletivo hoje. Criação de um documento contendo novas propostas de organização e administração para o Exame. Discussão de uma nova proposta para a realização de provas em relação aos aspectos organizacionais e administrativos. Principalmente no que se refere à questão das ausências no dia da prova, provocando um gasto desnecessário em relação a materiais que são produzidos para esse fim. Criação de um sistema para confirmação da inscrição. Criação de um sistema de chamamento via telefone, para divulgação do calendário de realização das provas. Repensar, discutir e reestruturar as provas por área do conhecimento. Documento com orientações para elaboração das provas de maneira interdisciplinar. Elaboração de um edital e portaria de convocação dos profissionais da educação para aplicação de provas do Exame Supletivo Edital elaborado e publicado.

10 Ação 4 Exame SupletivoResultados -Compra de material de consumo para atender 18 pólos para realização de inscrições e provas. Material de consumo adquirido e utilizado para os devidos fins Contratação de empresa especializada para fornecimento de serviços de reprodução, empacotamento e identificação das provas e folha de redação por município/escola/sala/disciplina/etapa. -Empresa contratada para execução dos serviços. Contratação empresa especializada em projeto, produção, personalização, digitalização, empacotamento, recepção, indexação dos cartões respostas e folha de redação com processamento do relatório do desempenho dos alunos e arquivo magnético. Empresa contratada para execução dos serviços. Pagamento de diárias para os motoristas e técnicos envolvidos na aplicação das prova nos 18 Pólos SEDUC Diárias pagas.

11 Ação 4 Exame SupletivoResultados Reflexão sobre os conteúdos básicos que devem ser aplicados na prova do exame. Ementário elaborado com conteúdos selecionados Reflexão e discussão o exame no Sistema Prisional, de forma que atenda as necessidades, mas sem perder a qualidade de ensino. Nova proposta construída. Reflexão, discussão e redefinição da prova de redação. Novo documento orientativo construído Reflexão e discussão o exame no Sistema Prisional, de forma que atenda as necessidades, mas sem perder a qualidade de ensino. Nova proposta construída. Reflexão, discussão e redefinição da prova de redação. Novo documento orientativo construído Constituição de um grupo de professores para elaborarem as provas Grupo de professores constituídos.

12 Ação 4 Exame SupletivoResultados Reuniões de formações com o grupo de professores responsáveis pela elaboração da prova do exame. Calendário de formação criado e encontros realizados Criação do banco de dados para realizar simulados e o exame. Banco de dados criados. Organização e aplicação de simulados trimestrais nos CEJAs e nas escolas de EJA 180, seguindo o modelo do exame supletivo, para que os alunos possam se interar dessa forma de avaliação e superar dificuldades, como por exemplo o preenchimento do gabarito. Simulados realizados com êxito Adesão ao ENCEJA para os jovens e adultos do ensino fundamental/10. Adesão ao ENEN para os jovens e adultos do ensino médio/10. Implementação do Exame Supletivo on laine para jovens e adultos do ensino médio/10.

13 Ação 5 Letração – Brasil Alfabetizado Resultados Articular com os Municípios a adesão, coordenação, implementação e monitoramento do Programa Brasil Alfabetizado Alfabetizandos - Jovens e Adultos acima de 15 anos que não tiveram acesso ou oportunidade escolar Cadastramento dos Alfabetizandos, Alfabetizadores, Coordenadores de Turmas e Tradutores e Intérpretes de Libras. Garantir vagas para os Alfabetizados nas Escolas ou CEJAS que atende a EJA.

14 Ação 5 Letração – Brasil Alfabetizado Resultados Pagamento dos Coordenadores no valor estabelecido pelo MEC, conforme a Res. Nº 36/08 da União pela SEDUC. Sistematização dos cadastros dos Alfabetizadores/Alfabetizandos/ Coordenadores e Tradutores e intérpretes de Libras no sistema

15 Ação 5 Letração – Brasil Alfabetizado Resultados Transferências dos recursos as Entidades com CNPJ para adquirir gêneros alimentícios e Transporte Adquirir material pedagógico para os Alfabetizandos/Alfabetizadores/Coord enadores de Turmas e Tradutores e Intérprete de Libras. Acompanhar os Municípios que aderiram ao Programa.

16 Ação 5 Letração – Brasil Alfabetizado Resultados Promover parceria com a SEDUC/SES/Secretarias Municipais de Educação para adquirir material do Programa Olhar Brasil Promover aplicação do Teste Cognitivo nos Alfabetizandos.

17 Equipe EJA/Seduc Alexandre Fagundes Ana Lucia Campos da Silveira Antonio Marcos Passos de Mattos Candida Ribeiro Elissandra Vaz Santos Jefferson Bento Moura Katia Marilza de Araújo Martins Sonizete


Carregar ppt "Plano de Ação Educação de Jovens e Adultos PTA/PAR/2009 Sávio de Brito Costa Gerente de Educação de Jovens e Adultos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google