A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ontro de Profissionais da Seminários em Ciências Atuariais e Estatística – 2006 Prof. Natalie H. Hurtado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ontro de Profissionais da Seminários em Ciências Atuariais e Estatística – 2006 Prof. Natalie H. Hurtado."— Transcrição da apresentação:

1 ontro de Profissionais da Seminários em Ciências Atuariais e Estatística – Prof. Natalie H. Hurtado

2 Sumário O que é Atuária O que faz um atuário O que é um atuário
Como tudo começou Perspectivas para o futuro Nosso curso Onde estão nossos alunos Sites importantes

3 Risco – Possibilidade de perda ou dano
O que é Atuária É a ciência da medição e gerenciamento de riscos e divide-se nos ramos vida e não-vida. Risco – Possibilidade de perda ou dano A ciência atuarial pode ser aplicada se: A “perda ou dano” pode ser economicamente dimensionada; “possibilidade” pode ser medida ou estimada por um modelo probabilístico; Aquele sob risco deseja evitar, mitigar ou reduzir o risco.

4 O que faz um atuário “Um atuário aplica modelos matemáticos a problemas de seguros e finanças. Para ser mais específico, os atuários melhoram os processos de tomada de decisão financeira, por meio do desenvolvimento de modelos que avaliam impactos financeiros decorrentes de eventos futuros e incertos”

5 O que faz um atuário 1) Desenvolvimento e precificação de planos previdenciários Quanto uma pessoa deve pagar mensalmente para daqui a 30 anos receber uma renda vitalícia? E se ela ainda desejar que seus beneficiários recebam uma pensão quando ela vier a falecer?

6 O que faz um atuário 2) Gerenciamento dos ativos de um fundo previdenciário Como o gestor de uma carteira de uma entidade de previdência deve investir seus recursos, de modo a daqui a alguns anos honrar os compromissos assumidos com seus participantes?

7 O que faz um atuário 3) Avaliação de riscos industriais
Como identificar o(s) risco(s)? Como calcular o valor do seguro? Como minimizar os efeitos de um acidente?

8 O que é um atuário Os atuários são os peritos na avaliação e desenvolvimento de produtos que minimizam os impactos financeiros dos riscos. Também são responsáveis pelo cálculo dos prêmios e pela gestão dos fundos garantidores das obrigações assumidas. Deve-se haver uma combinação de habilidade técnica, conhecimento do negócio e compreensão do comportamento humano para desenvolver e gerir programas de controle de risco.

9 Como tudo começou Século XVI : matemáticos que atuavam como consultores em todos os tipos de problemas. Richard Witt – 1º. livro em inglês sobre a teoria dos juros compostos. Século XVII : origens das Ciências Atuariais Desenvolvimento do cálculo de probabilidades; Conceito de tábuas de vida relacionadas a investigações sobre mortalidade – John Graunt, 1662; Jan de Witt (Primeiro Ministro holandês), 1671 – rendas vitalícias do governo; Edmund Halley, 1693 : publicação de seu famoso paper na Royal Society.

10 Como tudo começou Alguns dos pioneiros foram eminentes cientistas e matemáticos: Leonhard Euler, James e Daniel Bernoulli, Carl Friedrich Gauss, Abraham de Moivre, Benjamin Gomperz. Século XVIII : nascimento das Ciências Atuariais com a aplicação das técnicas para fins comerciais. Estabelecimento de companhias de seguros de vida no Reino Unido: James Dodson e Richard Price; Século XIX : considerável parte do trabalho fundamental já estava completo. Criação de organizações científicas e profissionais: Institute of Actuaries (1848), Faculty of Actuaries (1856), Society of Actuaries (1880), International Actuarial Association (1895) e Casualty Actuarial Society (1914).

11 Como tudo começou Século XX : expansão no refinamento e na aplicação prática da teoria atuarial Fórmula de Makeham para força de mortalidade; Graduação em tábuas; Desenvolvimento da análise do excedente financeiro; Desenvolvimento do risco e da teoria de credibilidade; Modelos de múltiplos decrementos e múltiplos estados; Avaliação de fundos de pensão; Formulação de princípios de investimento institucional.

12 Perspectivas para o futuro
Habilidades que o atuário precisa desenvolver para continuar competitivo no século XXI; Senso comum atuarial: conhecimento profundo de probabilidade, estatística e modelagem estocástica atuarial; Criatividade Habilidades de comunicação Challenges to Actuarial Science in the 21st Century, Lemaire (2004).

13 Nosso Curso www.im.ufrj.br/atuaria
A partir de 2005, todos os alunos formados em Ciências Atuariais deverão fazer a prova nacional do IBA, a fim de poderem obter o registro de atuário.

14 Nosso Curso

15 Onde estão nossos alunos
Consultorias Empresas seguradoras Fundos de Pensão Entidades Abertas de Previdência Privada Órgãos Governamentais (SUSEP, ANS, SPC) Resseguradoras (IRB-BrasilRe) Ensino/Pesquisa Empresas de Capitalização Mercado Financeiro

16 Sites importantes Society of Atuaries www.soa.org
Casualty Actuarial Society Instituto Brasileiro de Atuária - IBA International Actuarial Association – IAA


Carregar ppt "Ontro de Profissionais da Seminários em Ciências Atuariais e Estatística – 2006 Prof. Natalie H. Hurtado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google