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A Inovação para Sobrevivência e Crescimento das Empresas ALFREDO FEDRIZZI 4º CONGRESSO DAS ENTIDADES FILIADAS À FEDERASUL.

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1 A Inovação para Sobrevivência e Crescimento das Empresas ALFREDO FEDRIZZI 4º CONGRESSO DAS ENTIDADES FILIADAS À FEDERASUL

2 1) Crescemos Pouco 2) A Inovação Atrai Capital 3) O Que É Inovação? 4) Inovação Depende de Criatividade 5) Empresas Inovadoras 6) Desafios Sumário

3 1 Crescemos Pouco

4 Razões para baixo crescimento brasileiro: –o pagamento da dívida pública –o controle da inflação através da manutenção de elevadas taxas de juros –restrição de investimento governamental em setores de infra- estrutura –valorização do Real –crise política que se arrastou por todo o ano de 2005 Crescimento Lento Argentina9,1% Venezuela9,0% Brasil2,6% Taxas de crescimento em 2005

5 7 países mais ricos = 70% PIB mundial Todos os outros países = 30% PIB mundial

6 1.Constituição super-detalhista e intrusiva 2.Estado ineficiente 3.Regulação microeconômica hostil tanto ao empreendimento produtivo quanto à empregabilidade 4.Excesso de monopólios, cartéis e restrições de mercado, pouca competição 5.Reduzido grau de abertura externa 6.Sistemas legal e judiciário atrasados e ineficientes Fonte: Revista Espaço Acadêmico – Nº 60 – Maio de 2006 Por que crescemos pouco?

7 Média Mundial = 32,5 Fonte: Segundo 133 países analisados pelo Banco Mundial no Doing Business em 2004: Understanding Regulation Tamanho da economia informal como % do PIB, 2003 Mercado Informal

8 PIB per capita US$ 1,000 (PPP)* Taxa anual acumulada (%) Estados Unidos31,638,62,3 Alemanha25,728,41,1 Coréia do Sul15,520,83,7 Chile8,510,72,6 Rússia6,99,94,1 Brasil7,28,21,5 China2,95,57,6 Índia2,13,04,1 * = Paridade de Poder de Compra. Fonte: Banco Mundial

9 Fonte: IMF, World Economic Outlook Database, April 2005 Variação do PIB Real

10 2 A Inovação Atrai Capital

11 O Mundo é Plano Todos querem crescimento econômico, mas ninguém deseja mudança. Infelizmente é impossível conseguir uma coisa sem a outra. Se quisermos crescer, é melhor aprender a mudar e ajustar à mudanças. Thomas Friedman

12 Uma tirada de pulso com executivos sobre as tendências mais importantes para os negócios no mundo Estudo Global McKinsey 2006

13 Fonte: Mar 2006 McKinsey Quarterly global survey of business executives Que fator tem maior contribuição para o ritmo acelerado de mudanças no ambiente de negócios de hoje? PERGUNTA

14 Nos próximos 5 anos, o quanto importante você imagina que serão as seguintes tendências em termos de impacto sobre negócios globais?... lucratividade de sua empresa?

15 Estudo global do Boston Consulting Group, com 940 altos executivos Innovation 2005

16 74% - estão aumentando seus investimento em inovação 51% - não estão plenamente satisfeitos com os resultados dos investimentos Para 87% desses executivos, só há crescimento orgânico através de inovação Setores específicos: Energia / Produtos de Consumo / Saúde = 90% Tecnologia / TI = 96% 80% responderam que é necessário inovação para vencer em seus mercados Apple - 3M - GE - Microsoft – Sony – Dell – IBM - Google - Nokia - Procter & Gamble Inovar é difícil em qualquer lugar As Empresas mais inovadoras

17 Grandes insights de mercado Grande habilidade de entender o que seus clientes querem, e ajudar seus clientes no desenvolvimento de seus desejos. As culturas dessas empresas apóiam a inovação Trazer as melhores idéias de seus funcionários e dar as condições para que elas virem produtos e serviços lucrativos na vida real. Um olho preparado para as oportunidades Inovações não vêm somente de idéias novas. Grandes inovadores fazem produtos atuais evoluir. O que essas empresas fazem de especial?* * Segundo executivos pesquisados

18 3 O Que É Inovação?

19 VELHOS PARADIGMASNOVOS PARADIGMAS Novos produtosNovas Experiências Adicionar atributos e novas cores Novas concepções profundas – mudança na categoria como um todo Manter as coisas como estão Desenvolver novas áreas – surpreender Cafés nas esquinas americanasStarbucks Companhias aéreasGol Loja tradicionalTok & Stok

20 O que o espírito de inovação está trazendo? Uma história mais ampla para os produtos Uma experiência memorável para os consumidores Necessidades Antigas, Idéias Novas

21 O CIRCO Números tradicionais com animais, palhaços pintados, trapezistas, tudo ligado a fórmulas viciadas de entretenimento? CIRQUE DU SOLEIL É uma renovação dramática na forma de entender a forma que um circo pode assumir, com roupas fantásticas, música envolvente e belos ginastas, que nos dão uma experiência única de uau!. O que é velho? O que é novo? VÍDEO

22 VOLTAR

23 MOP DE ALGODÃO O velho sujava tanto quanto limpava. SWIFFER Uma empresa de design (Continuum Inc.) pesquisou para a P&G o limpador ideal. Uma nova forma de limpar, baseado em atração eletrostática. (O produto é candidato a se tornar a nova marca de U$ 1 bi da P&G). O que é velho? O que é novo?

24 O que é velho? O que é novo? BIRKENSTOCK O ícone de sandália hiponga dos anos 60, associada ao estilo amigo do verde na Europa. A Birkenstock queria inovação. BIRKIS São as novas Birkis, em que os designers acrescentaram modelos, como estas pantufas coloridas, sem perder os valores centrais da marca.

25 O que é velho? O que é novo? BEST BUY Lojas como Best Buy – prateleiras repletas de escolhas, com opções de compra muito convencionais. APPLE STORE Lojas como a Apple Store, um lugar elegante e interativo, que dá para ir passar o sábado à noite.

26 O que é velho? O que é novo? RÁDIO TRADICIONAL O rádio tradicional. As ondas que trazem música pré-programada e gente falando, de redes nacionais e locais, com propaganda previsível. SIRIUS Assinante pode receber via satélite o conteúdo que desejar direto em seu carro ou no aparelho portátil. VÍDEO

27 VOLTAR

28 O que é velho? O que é novo? FILOFAX A agenda Filofax – um organizador cheio de papéis. PDAs Estes aparelhos portáteis organizam sua vida digitalmente, além de várias outras funções, como fazer ligações telefônicas e fotos.

29 O que é velho? O que é novo? MERCEARIAS / ARMAZÉNS / SUPERMERCADOS Lugares impessoais, com produtos embalados em plástico e vegetais produzidos em estufas. LOJAS DE ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA Lugares onde se compra comida saudável. E ainda têm cafeterias.

30 O que é velho? O que é novo? GRANOLA Bem mais nutritivo que os cereais comidos na infância. Mas ainda é preciso servir com uma tijela, colher e leite. BARRAS DE CEREAIS Podem ser consumidas em qualquer lugar, e são feitas para atender toda a diversidade de consumidores preocupados com questões de saúde: baixa caloria, menos carboidratos, segmento feminino.

31 Novos esportes

32 4 Inovação Depende de Criatividade

33 Aumento de concorrência Queda das margens

34 Ganhos vêm do aumento de produção LUCROS Margens vêm do valor ao cliente VELHOS PARADIGMASNOVOS PARADIGMAS

35 Evolução do número de patentes obtidas nos Estados Unidos BRASIL E CORÉIA Patentes nos EUA Nossas Idéias no Mundo

36 Está se Formando uma Economia da Criatividade Um Avanço em Relação à Economia do Conhecimento Uma Nova Economia Está Surgindo

37 Economia da Produção Economia do Conhecimento Economia da Criatividade Consumidor

38 PARADIGMA DO CONHECIMENTO PARADIGMA DA CRIATIVIDADE Demanda convencional pela parte esquerda do cérebro: Era central para as grandes corporações Temas comuns: -Preço -Qualidade -Trabalho analítico digital associado com o conhecimento das pessoas Trabalho sendo transferido para China, Índia, Hungria, República Tcheca e Rússia. Demanda atual pelo lado direito do cérebro: A nova competência central é criatividade Temas: -Não é apenas matemática e ciência. -Trata-se de criatividade, imaginação e inovação.

39 EUROPA ORIENTAL CHINA AMÉRICA DO SUL JAPÃO MALÁSIA TAILÂNDIA CORÉIA EUA CHINA ÍNDIA REGIÕES DE PRODUÇÃO NO MUNDO AMÉRICA DO SUL EUROPA INDÍA CHINA MÉXICO EUA REGIÃO DE CRIATIVIDADE EUA NOVAS REGIÕES DE CONHECIMENTO EUROPA ORIENTAL INDÍA CHINA

40 Estratégia de Design Inovação Cosumi-cêntrica Métricas de Inovação Método CENCOR [Calibrar, Explorar, Criar, Organizar, e Realizar] Novos Termos no Ambiente (em uso na GE)

41 A Universidade de Stanford iniciou uma "D-school – uma escola de design em que os executivos podem aprender os processos dinâmicos de inovação. Formação Especial Larry KeeleyW. Edwards Deming Guru da qualidadeGuru da criatividade

42 O que a GE está fazendo? Coisas do tipo: 90 pessoas saem da empresa para pensar a China, ao longo de 3 dias, de um ponto de vista diferente.

43 De que consistem essas novas metodologias? MUITA OBSERVAÇÃO Equipes vão para a rua e observam diretamente os consumidores comprando nas lojas, famílias fazendo refeições em restaurantes, ou pacientes sendo cuidados nos hospitais. A Gao Inc., entre outros, descobriram que a compra em grupo – aos pares ou trios – é a regra dentro de suas lojas. Por causa disso, está ampliando os seus provadores.

44 De que consistem essas novas metodologias? TESTES Avaliam as idéias na forma de protótipos ou vídeos. Isso faz com que os executivos visualizem os conceitos, e possam tomar decisões sobre o que apostar e o que descartar. Como resultados, lançam produtos mais rapidamente.

45 De que consistem essas novas metodologias? CONTAR HISTÓRIAS Os designers descobriram que quando colocam um produto dentro de uma história ligada emocionalmente aos clientes, as chances de sucesso são muito maiores. O design da nova linha de produtos para os carros Mini – relógios e calçados – são exemplos de como se beneficiar desta história de um modo bacana de dirigir um carro em centros urbanos. Enfim, está relacionado ao motorista, e não ao carro.

46 De que consistem essas novas metodologias? PROCESSO NOVO O ingrediente final na estratégia de design é a construção de um processo organizacional que faça essas coisas ao mesmo tempo. Este tipo de mudança pode ser muito difícil para uma empresa, mas as recompensas são enormes.

47 Resultados das inovações APRENDIZAGEM armazenagem e compartilhamento do conhecimento dentro da empresa. CONTEÚDO novo bem, serviço ou produto é incorporado às linhas. VALOR benefício mensurado de forma financeira. COMPORTAMENTO pessoas mudam – fazem de modo diferente. ESPÍRITO EMPREENDEDOR líderes incentivam mudanças sem preocupação com sucesso imediato.

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49 O Fator Virada EMPRESAS QUE VIRARAM

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51 A 3M (MMM) tem 104 anos de espírito inovador. Última novidade: papel fotográfico post-it. A 3M foi considerada em 2006 a empresa mais inovadora do mundo, com base em um estudo mundial junto a executivos. Em 2005, ela estava em 2º lugar. Os 7 pilares da inovação

52 1.Alto envolvimento com inovação. Em 2005, 6% do faturamento de U$ 21,2 bilhões. 2.A cultura deve ser mantida. A filosofia do fundador é sempre repassada. 3.Ampla liderança tecnológica. Afirmam ser líderes em 42 tecnologias. 4.Falar, falar, falar. Estimulam que os pesquisadores falem entre si – de modo formal e informal. É chamada de a arma secreta da 3M. Os próprios cientistas da 3M fundaram uma organização entre si: O Fórum Técnico. Os pesquisadores sempre sabem com quem devem falar. 5.Há clara definição do que se espera das pessoas e como elas serão recompensadas. Avanços científicos sempre são premiados. 6.A 3M sabe quanto de seu faturamento é originado por produtos introduzidos nos últimos 4 anos. 7.A pesquisa deve ter uma perspectiva de consumidor. Os empregados gastam muitas horas com consumidores O que faz uma empresa ser tão inovadora?

53 O que faz uma empresa ser tão inovadora? E, é claro, os resultados não são constantes. Mesmo assim, a empresa insiste que essas 7 leis fizeram a diferença. A 3M acredita que a inovação não se dá por acidente. É possível criar um ambiente propício à inovação.

54 Idéia iluminada Em vez de baterias mais duráveis, a 3M desenvolveu uma película que faz com que as telas pareçam mais claras Dando melhor direção para a luz, indo direto da tela ao usuário Atualmente, estão em todos os produtos que utilizam tela plana. Chamam-se Vikuiti

55 Livrando do Sofrimento Aldara é um medicamento para câncer de pele e verrugas que quase não existiu. O pesquisador trabalhava com compostos antivirais e viu uma promessa em uma molecular específica. Porém a empresa cortou os investimentos, mas o pesquisador manteve-se no projeto, utilizando a regra de 15% da 3M, que permite aos cientistas despenderam até 15% do seu trabalho em projetos paralelos.

56 O Poder do Post-it Em 1968, a 3M desenvolveu um adesivo estranho que não tinha grande utilidade. 12 anos depois, um pesquisador estava irritado com os marcadores que utilizava no pedestal para partituras usado no coral de igreja em que cantava. Percebeu que seria muito útil se tivesse algum papel com cola que pudesse ser reusado. VÍDEO

57 VOLTAR

58 Vitória no Turfe Um funcionário da 3M para evitar acidentes com seus cavalos em cancha em mau estado, pediu para o laboratório da empresa que desenvolvesse uma cobertura artificial para a pista. Dois anos depois, um polímero macio, mas durável, que parecia grama, tornou-se cobertura permanente dos estádios de futebol.

59 Em 1953, um pesquisador da 3M aplicou por descuido em seus tênis, um produto que estava pesquisando. Era um produto de flúor, impossível retirar o produto de retirar do calçado. Mais três anos de pesquisa e a 3M chegou ao novo produto: o Scotchgard. Protetor de Tecidos

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61 Relógios de quartzo deixam a Europa

62 Década de 70 Fabricação mais barata da idéia suíça: relógio a quartzo Em dez anos, o market share dos suíços caiu de 40% para 15%

63 Consultor de empresas Nicholas Hayek fez a fusão de duas fábricas suíças moribundas, criou a SMH Lançou o Swatch: barato, mas suíço Na década de 90, a Swatch já tinha 10% do mercado mundial – lucros de U$ 300 mi – faturamento superior a U$ 2 bi Hoje, os suíços detêm mais da metade do mercado mundial VÍDEO A Volta dos Suíços

64 VOLTAR

65 Brasil é visto como algo novo

66 Brasil 40 Graus - Lojas Selfridges - Londres

67 Frénetique Brésil - Lojas Printemps - Paris

68 Brasil Sin Limites - Lojas Palacio de Hierro – Cidade do México

69 Vencedores do If design product award, Hannover, 2006

70 Sotile Spot e Sotile Pendente, fabricação de Ever Light Indústria e Comércio e design de Giuliano Brandi; Adaptador para capacete, fabricação de Bells Indústria e Comércio de Plásticos e design de Aguilar Selhorst Jr, Felipe Locatelli, Nelson Kuster Jr, da Mega Box

71 Lixeira Automática Sili e Porta-Copo Café Loop, fabricação de Máquinas Sazi e design de Christian Machado, Tobias Bertussi e Paulo Bertussi da Bertussi Designdustrial. Acabamento Deca Slim (válvula sanitária), fabricação da Deca e design de Marco Antonio Milleo.

72 Guarda - Sol Spirit, fabricação de W. S. de Campo Grande Molde e Peças Plásticas e design de Celso M. Santos e Christian Albanese da Rio 21 Design Talheres 2P design de Cristiano Basso Gallina da design.com DESENHO

73 Martiplast Ind. e Com. de Plásticos Ltda Bertussi Designdustrial Ltda Ima Indústria e Comércio Ltda Ivete Cattani

74 5 Empresas Inovadoras

75 Sua capacidade de inovar em meio a um setor bastante tradicional e estático a transformou em referência nacional. Fabricante de latas de aço, possui 900 funcionários, tratados como inventores e, inclusive, registrados em carteira desta forma. A Brasilata sempre teve a inovação como princípio de crescimento e desenvolvimento, oferecendo ao staff prêmios, além do PLR (programa de participação nos lucros e resultados), quando alguma solução que facilite a abertura das embalagens é criada. O sucesso pode ser visto nas inúmeras novidades que estão na prateleira. Nos últimos 13 anos, a companhia obteve um total de 45 patentes, algumas internacionais. Entre elas, as mais consagradas são os sistemas Biplus e Ploc Off.

76 Maior empresa de cosméticos do Brasil, com atuação em toda a América Latina. Criada em 1969, vem sendo desde então liderada por brasileiros que buscam maior integração entre suas crenças pessoais e iniciativas empresariais. E para levar estas crenças ao dia-a-dia da empresa e do mercado, a Natura vem inovando na gestão do negócio, distribuição, concepção dos produtos e nas relações da empresa em geral. A missão da empresa é a criação e comercialização de produtos e serviços que contemplem e promovam o Bem Estar Bem.

77 O Walkman surgiu de uma idéia inusitada da divisão de gravadores cassete da japonesa Sony, em A proposta era unir o gravador de mão, tradicionalmente vendido a jornalistas, com um par de fones de ouvido. Estava pronto o aparelho que muitos elegeriam responsável por uma mudança na forma de consumir música e um ícone cultural. Praticamente inauguraram o conceito de eletrônico pessoal. Com medo de que fossem considerados egoístas, os primeiros aparelhos vinham com entrada para dois fones, embora hoje ninguém ache estranho ver alguém andando sozinho com seus fones.

78 Em 1978 surgia a primeira Tok&Stok em São Paulo, com conceitos modernos e idéias inovadoras. Régis e Ghislaine Dubrule vieram da França e perceberam um excelente nicho de mercado ao procurar encontrar móveis com design arrojado, bom preço e serviço de entrega rápida. Assim, formou-se a proposta da empresa que, como o nome indica, oferece ótimo design percebido em suas coleções (Tok) e disponibilidade para a retirada imediata (Stok). Hoje a empresa possui mais de 25 lojas, distribuídas pelo Brasil inteiro.

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80 6 Desafios

81 O RS É possível um choque de criatividade?

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