A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS Prof. Cristiano José Cecanho Gerência de tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS Prof. Cristiano José Cecanho Gerência de tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS Prof. Cristiano José Cecanho Gerência de tecnologia

2 Objetivos Tecnologia de processo. Compreender como fatores presentes no ambiente geral afetam as empresas e como estas reagem a eles. Para que serve comércio, negócios eletrônicos e sistemas de informação. O papel da informação em contextos empresariais.

3 Tecnologias O mundo é transformado por algum tipo de tecnologia de processo, seja este humilde ou um sistema complexo automatizando fábricas e organizações na sociedade. Em engenharia de produção a tecnologia de processo auxilia nas necessidades impostas pelo mercado, ou para trazer vantagem competitiva.

4

5 Tecnologia de processo São as máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais e informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratégicos da produção. Alguns exemplos: Fax. Computadores. Meios de transporte. Máquinas ferramentas. Entre outras.

6 Fatores presentes em um ambiente Competição. Regulamentação (desregulamentação). Globalização. E-Bussiness.

7 Competição O fator competição exige das empresas maior esforço para fornecer vantagens a seus clientes na compra de seus produtos. Exemplo: serviços de telefone celular: O que tem em comum as empresas abaixo? Telesp Celular Embratel Telemar Telecom Brasil

8 Competição Este fator força as empresas a uma constante queda de braço, ou para manter, ou para almejar a liderança de um setor de produto ou serviço. A busca por melhorias produtos e serviços prestados deve ser contínua. Manter clientes e conquistar novos é o objetivo principal deste fator.

9 Regulamentação Governo e fontes não governamentais são responsáveis por: Regras de negócio Regulamentos gerais Impostos Estes fatores podem alterar significativamente a forma de atuação de uma empresa. Exemplo: bancos.

10 Regulamentação Um banco deve seguir todas as regras e leis aplicáveis ao setor bancário no Brasil, ou seja, leias que estipulam limites para taxas de juros em financiamentos diversos. Uma seguradora atua na mesma perspectiva, ou seja, deve seguir todas as leis brasileiras sobre seguros, inclusive ao devolver nos produtos.

11 Desregulamentação E o que é desregulamentação? Processo de afrouxar as leis e regras governamentais sobre as formas de operação dos negócios. Exemplo: privatização de diversos setores do governos: telefonia, pedágios e usinas hidrelétricas.

12 Globalização Processo de crescente interligação e interdependência entre as economias nacionais. Tem aspectos econômicos, sociais e culturais. Em um ambiente globalizado, os clientes, os fornecedores, os sócios, ou os concorrentes de uma empresa podem estar situados em países diferentes. Exemplo: carros, motos e máquinas fotográficas.

13 Globalização Fatores como este, fazem com que empresas como a Ford invistam a faixa de U$ 2 bilhões de dólares em outros países, na construção de novas montadoras. Por exemplo, em Camaçari, no estado da Bahia foi criado um complexo industrial da Ford, visto a quantidade de consumidores destes veículos no país. Por que no Nordeste? A Ford e seus fornecedores compreendem as necessidades de seus clientes, pois ficando no Brasil podem ofertar melhor design, qualidade e preços competitivos.

14 Globalização: Razões 1. Pode haver um mercado maior para seus produtos e serviços em outras partes do mundo. 2. Determinadas partes do mundo são atrativas por causa das projeções de crescimento de suas populações e rendas pessoais. 3. Colaboração em nível mundial pode colocar as organizações em contato com empresas de maior experiência, conhecimento ou nível tecnológico.

15 Globalização: resultado Tudo isso provoca: Baixo custo de mão de obra; Incentivo de se estabelecer em outros países; e Desenvolvimento de parcerias.

16 A globalização seria cômica se não fosse trágica: Uma princesa inglesa e seu namorado egípcio viajam em um carro alemão dirigido por um motorista dinamarquês que encheu a cara com whisky escocês sendo perseguidos em alta velocidade por fotógrafos italianos, pilotando motos japonesas. O carro bate em um túnel francês e a princesa é atendida por um médico brasileiro. Ela morre e seu corpo é levado para a Inglaterra.

17 E-Business O que é? O uso de sistemas de informação e recursos tecnológicos para apoiar atividades de negócio que ocorrem com parceiros internos e externos.

18 E-Business interno Uso de sistemas de informação por pessoas da organização para apoiar as tarefas internas e as atividades necessárias para realizar seus trabalhos. Exemplo: PRODESP e sistema acadêmico.

19 E-Business externo Uso de sistemas de informação pela organização em suas interações com parceiros fora da organização: Clientes. Fornecedores. Sócios. Governo. Exemplo: Lojas virtuais.

20 Exercícios 1. Para cada empresa abaixo, analise o impacto dos quatro fatores, evidenciando o de maior relevância para seus negócios: a) Transporte b) Educação c) Metais e Minas

21 Exercícios 2. Quanto a competição avalie as indústrias a seguir: a) Seguro b) Bancos c) Linhas aéreas d) Imóveis e) Alimentos

22 Exercícios 3. Dentre os nichos a seguir, pesquise empresas que sofreram maior impacto da globalização: a) Linhas aéreas b) Bancos c) Telecomunicações


Carregar ppt "O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS Prof. Cristiano José Cecanho Gerência de tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google