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SETORES DA ECONOMIA.

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Apresentação em tema: "SETORES DA ECONOMIA."— Transcrição da apresentação:

1 SETORES DA ECONOMIA

2 ÁREA DE ATUAÇÃO Primeiramente devemos identificar o ramo que a empresa irá atuar, para podemos iniciar o planejamento. Setor Primário, Secundário e Terciário. Comércio, Industria e Serviços. Orientação ao futuro empresário sobre a área escolhida.

3 SETOR PRIMÁRIO Primeiro setor da economia.
Responsável por extrair matéria-prima (recursos naturais minerais) para transformação. Agricultura, Avicultura, Pesca, Pecuária, Mineração, Florestal e etc..

4 SETOR SECUNDÁRIO Segundo setor da economia.
Responsável por transformar a matéria – prima em produtos primários ou finais. Indústrias, Construção Civil, Empresas fornecimento de agua e esgoto, gás, energia elétrica e etc..

5 SETOR TERCIÁRIO Terceiro setor da economia.
Responsável pela distribuição de produtos fornecidos pela indústria e serviços a população. Comércio Varejista, Atacadista, Prestadores de Serviços em Geral.

6 PRODUTOR RURAL Rural: Responsável pela extração de matéria – prima para fornecimento a indústria e consumo próprio ou de terceiros. Preços: Variam de acordo com a sazonalidade, mercado, tipo e quantidade de produção; Clientes: Pessoas Físicas e Jurídicas. Frutas e Verduras, Pesca, Pecuária, Aves e etc..

7 PRODUTOR RURAL Fornecimento de alimentos a sociedade servindo de intermediário ou fornecedor direto. Base importante para a cadeia de produção na economia, pela qualidade dos produtos. Incentivo do governo para um aumento de profissionais na área. Pode abrir uma empresa específica (CNPJ), ou trabalhar de forma autônoma.

8 INDÚSTRIA Industria: Responsável por transformar matéria – prima em produto. Preços: Mais baixos, produção em grande escala, por não haver intermediários dentro da cadeia econômica. Clientes: Distribuidores, Comércio Atacadista. Ambev, Brasil Foods, Frigol, GM, Fiat, VW e etc..

9 INDÚSTRIA Fornecer produtos mais específicos a sociedade com mais conforto, qualidade e preço baixo. (Bens) Setor de “resolução de problemas”, ou seja, sempre desenvolver algo inovador para atender as necessidades da população. Alta carga de impostos, obrigações e vantagens ao governo devido ao seu grande volume de recursos.

10 TIPOS DE INDÚSTRIA Extrativas: Tiram matéria – prima da natureza (animal, vegetal ou mineral) mas não alteram a sua natureza. Ex: Ind. Madeira, Petróleo, Minério e etc... Equipamentos: Transformar matéria – prima natural para estruturação das industriais de bens intermediários ou de uso final. Ex: Siderurgicas, Metalurgicas e etc..

11 TIPOS DE INDÚSTRIA Bens Intermediários: Responsável pela produção de máquinas e equipamentos que serão utilizados em vários seguimentos da economia inclusive na própria indústria Ex:, Autopeças, Máquinas, Computadores e etc... Bens de Consumo: Produção para a população em geral, ou seja, quem irá consumir o bem no final da cadeia produtiva. Ex: Roupas, Sapatos, Alimentos, Carros e etc...

12 TIPOS DE INDÚSTRIA Bens Duráveis: Fabricam mercadorias não perecíveis, segunda necessidade. Ex: Montadoras de Veículos, Móveis, Eletrônicos, Eletrodomésticos e etc.. Bens Não Duráveis: Fabricam mercadorias perecíveis, de primeira necessidade. Ex: Alimentos, Têxtil, Vestuário, medicamentos e etc...

13 COMÉRCIO Se baseia primeiramente na troca do produtos por outros produtos, serviços ou moeda. Comércio Formal= Dentro da legislação, pagando impostos, efetuando registros de suas atividades e regular com os órgãos governamentais e sociedade. Comércio Informal: Margem da economia, comerciantes de menor porte, não registram suas informações e não estão regulares perante aos órgãos públicos.

14 COMÉRCIO Setor de distribuição da economia sendo de empresa para empresa, como também de empresa para consumidor final. Relação básica: Compra x Venda de Mercadorias. Bilateral: Somente 2 parceiros de negociação. Multilateral: Vários parceiros de negociação.

15 COMÉRCIO Termo Mercado: Local onde se denomina a exposição e comercialização de todos os setores comercias da economia de um pais. OMC = Organização mundial do comércio, que regulamente as operações comerciais mundiais, como preço dentro do mercado, moeda, gerenciar acordos e etc... Surgiu no fim da 2ª Guerra Mundial.

16 COMÉRCIO Princípios da OMC:
Discriminação: Se um pais concede um benefício a outro país, os demais tem o mesmo direito. Previsibilidade: Impedir a restrição ao comércio internacional por meio de regras, tarifas, leis e etc... Garantindo a previsibilidade das regras determinadas. Tratamento Especial: Evita que alguns países criem vantagens entre si para benefício próprio.

17 COMÉRCIO Princípios da OMC:
Concorrência Leal: Lealdade na negociação, sem acordos injustos entre determinados países, ou entre governo e comerciante.( Ex: Governo fornece vantagens e recursos a agricultores para fornecimento de produtos mais baratos). Proibição Quantitativas: Impedir que alguns países imponham quotas e restrições a alguns produtos internacionais.

18 COMÉRCIO ATACADISTA Atacado: Grande volume de compras e vendas.
Preços: Mais baixos devido ao grande giro das vendas Clientes: Comércio Varejista, Lojistas que fornecem para o consumidor final. Makro, Tenda, Spaipa.

19 COMÉRCIO VAREJISTA Varejo: Médio e Pequeno volume de compras e vendas.
Preços: Mais elevados em função da baixa quantidade de vendas e por ser o ultimo intermediário econômico. Clientes: Consumidor final podendo ser pessoa física ou jurídica. Lojas Silva, Pernambucanas, Supermercados, Casas Bahia e etc..

20 RAMOS DO COMÉRCIO MAIS COMUNS
Alimentos e Bebidas; Veículos e Autopeças; Móveis e Utensílios; Roupas e Calçados (Vestuário); Medicamentos; Informática; (Programas e Equipamentos); Material de Construção;

21 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Serviço: Atender as necessidades por intermédio de mão – de – obra, física ou intelectual. Preços: Variam de acordo com o grau de complexidade do serviço prestado. Clientes: Variam, podendo ser grandes empresas até consumidor final (PF).

22 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Pode ser acompanhado da venda de mercadorias (comércio). Setor que tem o maior potencial de crescimento devido a grande demanda e especificidade de alguns serviços. Mão – de – obra especializada e treinada para desenvolvimento de algumas tarefas.

23 TIPOS DE SERVIÇO Aluguel : Ceder algo a alguém e obter uma remuneração em troca disso. Ex: Locadoras de Veículos, Imóveis, Provedores de Internet e serviços de comunicação e etc.. Mão – de – Obra: Efetuar uma tarefa especializada com demanda de conhecimento e técnicas. (Reparo, Instalação e Manutenção) Ex: Mecânicas, Informática, Limpeza, Construção, Assesoria e etc...

24 TIPOS DE SERVIÇO Fretamento: Efetuar o transportes de cagas ou pessoas de um local a outro. (Fretes) Rodoviários, Aquáticos ou Aéreos. Ex: Empresas Ônibus, Caminhoneiros, Taxistas, Moto – Taxi, Aviação Comercial, Navios de Carga ou Passageiros (Cruzeiros) e etc...

25 RAMOS MAIS COMUNS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Limpeza especializada; Locações de bens móveis e imóveis; Transportadoras; Manutenção e Instalação de Equipamentos; Assessoria;


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