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Redesenho Institucional

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Apresentação em tema: "Redesenho Institucional"— Transcrição da apresentação:

1 Redesenho Institucional
Proposta da Reitoria

2 Proposta Original Sugestões * Nova Proposta
Componentes da proposta Proposta Original Sugestões * Nova Proposta Composição da Reitoria Reitor Vice-Reitor Eleição Direta * O elenco completo com todas as sugestões recebidas compõe um documento específico `a parte. Neste quadro são apresentadas as sugestões que embasaram contribuições À nossa proposta.

3 Secretaria Acadêmica (Consultec) Secretaria de Administração Escolar
Componentes da proposta Proposta Original Sugestões Nova Proposta Gabinete Chefe de Gabinete Setores diretamente ligados à reitoria e vice-reitoria CTI – Coord. de Tecnologia de Informação CAJ – Coord. de Assessoria Jurídica CCI – Coord. de Comunicação e Institucional Assessoria de Planejamento Secretaria Geral da Universidade Assessoria de Cooperação Internacional Secretaria Geral Secretaria Acadêmica (Consultec) Secretaria de Administração Escolar CTI CAJ CCI Coordenadoria de Planejamento Coordenadoria de Desenvolvimento, Parceria, Convênios e Projetos EDUC Coordenadoria Educação à Distância

4 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta PRÓ-REITORIAS: DIVISÕES Graduação Pós-Graduação Pesquisa Educação Continuada Cultura e Serviços Comunitários Administração Incorporar as funções da Pró-Reitoria de Pesquisa transversalmentena Graduação, Pós-Graduação e Educação Continuada Ed. Continuada PRÓ-REITORIAS: PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES E CARACTERÍSTICAS GERAIS Articuladas por um projeto geral sob a liderança do Reitor, são unidades executivas e funcionais respaldadas por corpos administrativos permanentes e pela interação com as Câmaras que trazem as demandas da base. Manter Articuladas por um projeto geral sob a liderança do Reitor, são unidades executivas e funcionais respaldadas por corpos administrativos permanentes e pela interação com as Câmaras que trazem as demandas da base e dos respectivos conselhos.

5 Explicitar as unidades subordinadas
Componentes da proposta Proposta Original Sugestões Nova Proposta Pró-Reitoria de Graduação Implementar as políticas de ensino, pesquisa e extensão, destinadas aos cursos de Graduação, aprovadas pelo CEPE Propor e acompanhar o processo de revisão curricular dos cursos de Graduação Propor a criação de novos cursos de Graduação e assessorar a elaboração dessas propostas Implementar as políticas de avaliação interna e externa dos cursos de Graduação e a de professores, aprovadas pelo CEPE Propor ações para ampliar a qualidade acadêmica dos Cursos de Graduação. Propor e implementar a formação continuada dos professores dos Cursos de Graduação Implementar a política de vagas para o Vestibular dos cursos de Graduação, definida pelos Órgãos Colegiados Superiores Explicitar as unidades subordinadas Além das definições da proposta original ficam indicadas as seguintes unidades e setores: Coordenadoria Geral de Estágios Coordenadoria de Vestibular Coordenadoria de Pesquisa (a ser criada) * Biblioteca * Administração Escolar * Administração Acadêmico * Setores que atenderão a outras Pró-Reitorias

6 Proposta Original Sugestões Nova Proposta
Componentes da proposta Proposta Original Sugestões Nova Proposta Pró-Reitoria de Pós-Graduação Implementar as políticas aprovadas pelo CEPE, destinadas aos Programas de PG Propor e acompanhar o processo de revisão curricular dos programas e diretrizes CAPES Propor a criação de novos Programas PG e assessorar a elaboração dessas propostas Implementar as políticas de avaliação de Programas de PG, interna e externa, e a de professores, aprovadas pelo CEPE Aspectos singulares da Pós-Graduação em qualquer Universidade Sugestões - CGPG A Pós Graduação tem objetivos específicos de incentivo à pesquisa, à formação de pesquisadores, à produção científica e à formação de docentes para o ensino superior, e constitui um setor específico em uma Universidade. É o principal locus de pesquisa, organizado em torno de projetos individuais de investigação e de Grupos Institucionais de Pesquisa cadastrados junto ao CNPq. O setor obedece a diretrizes e orientações da Capes, envolvendo: Exigências de produção científica de docentes, discentes e egressos; Atividades de orientação, integração com a graduação e articulação com egressos; Participação em convênios interinstitucionais de apoio e desenvolvimento de outros mestrados e doutorados no País; Valorização de projetos e atuação com impacto social em suas áreas de pesquisa, em suas regiões e no país; Projeção internacional de suas atividades. Necessidade de Planejamento específico das atividades acadêmicas para conteúdo de programa de dsiciplina, orientação, credenciamento de docentes. Além das definições da proposta original ficam indicados os seguintes setores: Administração Acadêmica (Consultec) Administração Escolar Coord. Pesquisa Biblioteca Secretaria de Teses Secretaria de Bolsas e Convênios Foram acatadas as sugestões da Pós-graduação

7 Pró-Reitoria Cultura e Serviços Comunitários
Componentes da proposta Proposta Original Sugestões Nova Proposta Pró-Reitoria Cultura e Serviços Comunitários Zelar pela dimensão comunitária e cultural da Universidade e promover a interação entre a comunidade interna e externa. Promover políticas filantrópicas. Coordenar estratégias de articulação dos setores de prestação de serviços. Responder perante o Grão-Chanceler pelas atividades relacionadas à fé e moral. Promover e supervisionar os trabalhos de pastoral universitária e de outros movimentos apostólicos e dar-lhes assistência. Assessorar o reitor em assuntos de fé e moral de relações eclesiásticas. Supervisionar os serviços de segurança comunitária e cuidar da disciplina interna. Explicitar as unidades subordinadas Além das definições da proposta original ficam indicados os seguintes setores Expcom PAC Diretores de Campi NTC IEE Segurança Física dos Campi TUCA TVPUC

8 Cultura e Serviços Comunitários
Componentes da proposta Proposta Original Sugestões Nova Proposta Pró-Reitoria Cultura e Serviços Comunitários Dinamizar e coordenar atividades pedagógicas e culturais para dinamizar a vida comunitária. Responder pela capela universitária e promover a Universidade como centro cultural, social e espiritual. Gerir o orçamento das suas unidades. Contribuir para a indissocialibilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Articular os setores culturais e prestadores de serviços à comunidade interna e externa. Fomentar os serviços de extensão e as atividades culturais da universidade; Promover a interface com a coordenadoria de comunicação e marketing para a divulgação das iniciativas PUC-SP.

9 Pró-Reitoria Administrativa
Componentes da proposta Proposta Original Sugestões Nova Proposta Pró-Reitoria Administrativa Planejar, controlar e executar a área administrativa e financeira baseado no orçamento aprovado pela reitoria. Responsável pela infraestrutura física e otimização dos recursos imobiliários da Universidade. Controlar e proteger o patrimônio físico da Universidade Identificar novas oportunidades de expansão (Plano Diretor) Responsável pelo Planejamento Administrativo e Organizacional Além das definições da proposta original ficam indicados os seguintes setores: DRH Coordenadoria de Logística e Infraestrutura Controladoria Tesouraria Contabilidade Gerência Financeira Contas a receber

10 Pró-Reitoria Administrativa
Componentes da proposta Proposta Original Sugestões Nova Prposta Pró-Reitoria Administrativa Administração e controle financeiro, controles internos, planejamento de processos administrativos, relatórios gerenciais, serviços gerais, compras, almoxarifado. Interação com entidades de serviço da Prefeitura de São Paulo Segurança física dos campi Controle patrimonial. As funções da segurança física dos campi ficam sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Cultura e serviços Comunitários

11 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Pró-Reitoria de Pesquisa Estabelecer as políticas e diretrizes de pesquisa articulando com o CEPE para graduação, pós-graduação e educação continuada. Propor e acompanhar os projetos de pesquisa e convênios voltados para pesquisa. Elaborar processo de avaliação dos projetos de pesquisa, consolidando os resultados para auxiliar na proposição dos novos projetos e convênios. Prospectar novos campos de pesquisa levando-se em conta a missão da PUC/SP e a sua vocação acadêmica. Interagir com o ambiente externo do mundo acadêmico de Pesquisa, servindo de elo entre os pesquisadores PUC/SP com a comunidade de pesquisa nacional e internacional. Suprimir esta Pró-Reitoria e transformá-la em Coordenadoria É criada a Coordenadoria de Pesquisa com caráter transversal reportada às Pró-Reitorias de Graduação, Pós-graduação e Educação Continuada

12 Componentes da proposta Pró-Reitoria de Educação
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Pró-Reitoria de Educação Continuada (EC) Definir políticas de difusão do conhecimento produzido pela Universidade, intermediando a Universidade e a Sociedade. Manter canais de divulgação das demandas sociais para análise das unidades acadêmicas, visando o desenvolvimento de propostas. Divulgar para a sociedade as propostas gestadas pelas unidades acadêmicas. Fortalecer os canais internos de produção de atividades de EC. incentivando a proposição de cursos, articulando a EC à Graduação e à PG. Criar uma sistemática de relacionamento com a Comissão de Pesquisa do CEPE para obter acesso à produção de pesquisa com potencial de produção de atividades de EC. Assessorar a elaboração de projetos de atividades de EC. Incentivar a constante atualização dos cursos propostos, bem como instituir maior dinamismo à emergência de novas propostas. Promover a avaliação constante das atividades de EC. Esta Pró-Reitoria deve contar com uma estrutura de operação profissionalizada A estrutura operacional da COGEAE fica subordinada a essa Pró-Reitoria * Biblioteca * Administração Escolar * Administração Acadêmico

13 Componentes da proposta Princípios da organização
Sugestões Nova Proposta Institutos O critério para a organização dos institutos obedece aos seguintes princípios: Organização por área de conhecimento, sustentabilidade econômico-financeira e presença histórica da área na PUC/SP aumentar o número de institutos para oito Acatada a sugestão de aumentar o número de institutos para oito conforme são discriminados a seguir para proporcionar maior coerência na divisão da áreas

14 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Da Faculdade de Direito Institutos Instituto C. Humanas Instituto C. Sociais Instituto de Educação Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Instituto C. Médicas e Biológicas Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuária Faculdade de Direito

15 Componentes da proposta Institutos e Colegiados
Proposta Original Sugestões Nova Proposta APG Institutos e Colegiados Áreas: Eliminar Centros e Valorizar os Institutos Fusão de Departamentos nas faculdades que ofereçam apenas um único curso A fusão dos cargos de coordenador e chefe Câmara de Pós-Graduação Representação discente entre 20 a 50% dos conselhos. Colegiado: (mínimo 1 representante de cada curso de graduação e 1 representante de cada programa de pós-graduação)

16 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Profa. Santaella Institutos Área: Um Instituto de Interfaces Digitais COMFIL - Criação da Câmara de Extensão junto à Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Pós-Graduação - Manutenção da estrutura departamental com sugestão de reorganização

17 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Instituto de Ciências Jurídicas Curso de Graduação: Direito Cursos Tecnológicos: Sugerimos a implantação do curso Tecnológico Segurança Pública e Direitos Humanos Programas de Pós-Graduação: Direito (M/D) Unidades Suplementares vinculadas ao Instituto Escritório Modelo Juizado Especial Cívil e outros Cursos de Educação Continuada vinculados ao Instituto

18 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Instituto de Economia, Gestão e Negócio (FEA) Manter o nome FEA Cursos: Administração Ciências Contábeis Ciências Atuariais Ciências Econômicas Ciências Econômicas com ênfase em Comércio Internacional Cursos Tecnológicos: Gestão em Marketing Gestão Ambiental Comércio Exterior Programas de Pós-Graduação: Administração (M) Economia Política (M) Unidades Suplementares vinculadas ao Instituto Cursos de Educação Continuada vinculados ao Instituto

19 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Instituto Ciências Exatas e Engenharias Cursos de Graduação: Engenharia Elétrica Engenharia Produção Engenharia Biomédica Ciência da Computação Sistemas de Informação Matemática Física Tecnologia e Mídias Digitais Cursos Tecnológicos Jogos Digitais Programas de Pós-Graduação: Educação Matemática (M/D/P) História da Ciência (M/D) Unidades Suplementares vinculadas ao Instituto NPT Cursos de Educação Continuada vinculados ao Instituto

20 Componentes da proposta Ciências Médicas e Biológicas
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Instituto Ciências Médicas e Biológicas Cursos de Graduação: Medicina Ciências Biológica Enfermagem Unidades Suplementares vinculadas ao Instituto Hospital Santa Lucinda Cursos de Educação Continuada vinculados ao Instituto

21 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Instituto de Comunicação, Linguagens e Artes Cursos de Graduação: Comunicação: Publicidade e Propaganda Comunicação: Jornalismo Comunicação: Multimeios Comunicação: Artes do Corpo Línguas: Português, Inglês, Espanhol e Francês Arte: Crítica e Curadoria Secretario Executivo Trilíngüe Cursos Tecnológicos: Conservação e Restauro Sugestões: Tecnologia e Mídias Digitais e Jogos Digitais Programas de Pós-graduação: Comunicação e Semiótica (M/D) LAEL (M/D) TIDD (M) Literatura (M) Língua Portuguesa (M/D) Unidades Suplementares vinculadas ao Instituto Cursos de Educação Continuada vinculados ao Instituto

22 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Instituto de Ciências Humanas Cursos de Graduação: Relações Internacionais Ciências Sociais História Geografia Teologia Turismo Sugestão: Filosofia Programas de Pós-Graduação: Ciências Sociais (M/D) História (M/D) Filosofia (M/D) Ciências da Religião (M/D) Relações Internacionais (M) Unidades Suplementares vinculadas ao Instituto Cursos de Educação Continuada vinculados ao Instituto

23 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Instituto de Educação Cursos de Graduação: Pedagogia Licenciaturas Educação Física Programas de Pós-Graduação: Educação: Currículo (M/D) Educação: HPS (M/D) Educação: Psicologia da Educação (M/D) Unidades Suplementares vinculadas ao Instituto Cursos de Educação Continuada vinculados ao Instituto

24 Componentes da proposta Serviço Social e “Reabilitação”
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Instituto de Psicologia e Serviço Social e “Reabilitação” Cursos de Graduação: Psicologia Serviço Social Fonoaudiologia Fisioterapia Programas de Pós-Graduação: Psicologia Social (M/D) Psicologia Clínica (M/D) Psicologia Experimental (M) Serviço Social (M/D) Fonoaudiologia (M) Gerontologia (M) Unidades Suplementares Clínica Psicológica Derdic Cursos de Educação Continuada ao Instituto

25 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta CONSUN Presidido pelo Reitor Composição 6 pró-reitores Diretores dos Institutos 1 representante docente por Instituto 1 representante discente por Instituto 1 funcionários por Instituto, 1 representante externo 1 representante da FUNDASP Representação do Discente: 4 da Pós-Graduação e 4 da Graduação 8 representantes dos funcionários (independentes dos institutos) CONSUN dividido em Comissões Exclui o representante externo Participação do representante da DERDIC no Conselho Superior Reitor 5 Pró-Reitores Um representante docente por Instituto Acatadas as sugestões: Representação Discente Representação dos Funcionários Funcionamento do CONSUN com Comissões Exclusão do representante externo

26 Presidente designado pelo Reitor
Componentes da proposta Proposta Original Sugestões Nova Proposta CEPE Composição Presidente designado pelo Reitor Pró-Reitores de Graduação de PG Pró-Reitor, de Ed. Cont., e de Pesquisa Representante das Câmaras de Graduação, de PG, de Educação Continuada Representantes docentes(1 por Instituto) 1 representante funcionário 1 representante discente por Instituto Tem caráter indicativo para aprovação dos cursos e deliberativos nas outra matérias Representante de funcionários ligado à área acadêmica Pró-Reitores de Graduação de PG Pró-Reitor e de Ed. Cont., 1 representante funcionário da área acadêmica Acatada a sugestão

27 Pró-Reitor de Cultura e Serviços Comunitários, Diretores dos campi,
Componentes da proposta Proposta Original Sugestões Nova Proposta CONSELHO COMUNITÁRIO e SERVIÇOS DE EXTENSÃO COMPOSIÇÃO Pró-Reitor de Cultura e Serviços Comunitários, Diretores dos campi, Representante da Comissão Comunitária, Comissão da Cultura, Comissão de Extensão, 1 representante discente por campus, 1 representante do Conseg local, 1 representante dos funcionários por campus) Ampliar a representação discente por instituto Representação discente proporcional por campus, 1 representante por Instituto

28 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Conselho Administrativo COMPOSIÇÃO CAD : Conselho Administrativo Pró-Reitor Administrativo Representantes das coordenadorias ligadas a área administrativa Controlador Representante da Divisão de Recursos Humanos, Representante da Coordenadoria da Infraestrutura e Logística Representante da FUNDASP 1 Representantes Docente por Instituto 1 Representantes Discente por Instituto

29 Proposta Original Sugestões
Componentes da proposta Proposta Original Sugestões Nova Proposta Conselho do Instituto ou Faculdade ou Unidade Acadêmica. Composição Conselho de Instituto Diretor do Instituto Chefes de Departamento Coordenadores de curso Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Representantes dos grupos de pesquisa Representantes de Educação, Continuada Representantes discentes (doutorado, mestrado e graduação). Os cursos tecnológicos terão 1 (um) representante eleito pelos seus pares. O representante de pesquisa terá voz mas não terá direito a voto Coordenadores de curso de graduação Representante dos grupos de pesquisa Sugestões acatadas

30 Proposta Original Suges-tões Nova Proposta Câmaras
Componen-tes da proposta Proposta Original Suges-tões Nova Proposta Outros Colegiados Composição  Câmaras Câmara de Graduação Pró-Reitor de graduação, Coordenadores de curso, Representantes discentes - Tecnológico, Bacharelado e Licenciatura, Representante da coordenadoria de gestão acadêmica Câmara de pesquisa Pró-Reitor de Pesquisa, Representante de lideres de pesquisa por instituto, Coordenador de comitê institucional de IC Representante discentes - IC, mestrado e doutorado, Representante dos pesquisadores com bolsas de agências de fomento Representante da coordenadoria de gestão acadêmica Câmara de Educação Continuada Pró-Reitor, representante de coordenadores de curso por instituto, representantes discentes -especialização e extensão, representante da coordenadoria de gestão acadêmica. Câmara de Pós-Graduação. Pró-Reitor, coordenadores de programa, representantes discentes-doutorado, mestrado e mestrado profissional, representante da coordenadoria de gestão acadêmica). Câmaras transversais aos Institutos para garantir as especifidades dos níveis de ensino, pesquisa e extensão. Representante da Consultec Coordenador de Pesquisa, Representante de lideres de pesquisa por instituto, Representante discentes - IC, mestrado e doutorado, Representante dos pesquisadores com bolsas de agências de fomento Representante dos funcionários Pró-Reitor, representante de coordenadores de curso por instituto, representantes discentes -especialização e extensão, representante dos funcionários Pró-Reitor, coordenadores de programa, representantes discentes-doutorado, mestrado e mestrado profissional, representante dos funcionários

31 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Integração na unidade acadêmica Integração vertical (graduação, educação continuada, pós-graduação) no Instituto Integração de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Número de unidades acadêmicas Definição de limite (7) para o número de Institutos. Institutos definidos por grandes áreas de conhecimento. Incorporação do Instituto de Educação Acatada Alterada para 8 unidades acadêmicas

32 Componentes da proposta
Proposta Original Sugestões Nova Proposta Pós-Graduação Supressão da Pós-graduação como unidade autônoma com estatuto de Centro no âmbito da representação em CEPE e CONSUN . Manutenção das funções da CGPG na Câmara de Pós-graduação Manter Departamentos Departamentos como unidades acadêmicas elementares (revisão dos atuais no processo de adequação às grandes áreas dos Institutos) Grupos de pesquisa Coordenador de pesquisa no organograma dos Institutos

33 Cargos nas unidades acadêmicas
Componentes da proposta Proposta Original Sugestões Nova Proposta Cargos nas unidades acadêmicas INSTITUTO (cargos em organograma) Diretor Vice-diretor + Chefes de departamentos, Coordenadores de cursos de graduação, Coordenadores de programas de pós-graduação, Coordenadores de cursos de educação continuada, Líderes de grupos de pesquisa Manter os princípios da estrutura proposta


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