A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

28-Mar-15 O Sistema Solar é o nosso sistema planetário. Foi criado há cerca de 4600 M.a. (Milhões de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "28-Mar-15 O Sistema Solar é o nosso sistema planetário. Foi criado há cerca de 4600 M.a. (Milhões de."— Transcrição da apresentação:

1

2 http://www.escolovar.org 28-Mar-15

3 http://www.escolovar.org O Sistema Solar é o nosso sistema planetário. Foi criado há cerca de 4600 M.a. (Milhões de anos). Para além do Sol existem nove planetas principais, satélites e outros corpos de menor dimensão.Sol planetas principais

4 http://www.escolovar.org É a única estrela do Sistema Solar. Encontra-se a 150 milhões quilómetros (km) da Terra. O seu diâmetro é aproximadamente 109 vezes maior que o da Terra.

5 Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Urano Neptuno

6 http://www.escolovar.org Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Com a sua pequena massa não possui gravidade suficiente para reter uma atmosfera densa.

7 http://www.escolovar.org Segundo planeta do Sistema Solar. A sua temperatura ultrapassa os 450 ºC. A sua atmosfera é muito densa.

8 http://www.escolovar.org Terra o planeta azul. É o terceiro planeta do Sistema Solar. Apresenta um satélite natural, a Lua.

9 http://www.escolovar.orgMarte Marte é designado por planeta vermelho. Em seu redor existem dois pequenos satélites: Fobos e Deimos.

10 http://www.escolovar.org Esta imagem é imaginária…

11 http://www.escolovar.org Com a tecnologia que temos atualmente uma viagem ao planeta vermelho duraria cerca de 8 meses; no entanto, deu-se um avanço na pesquisa e construção de naves espaciais, que apresentam propulsão extraordinária. São capazes de reduzir o tempo de viagem ao planeta vermelho para 93 dias.

12 http://www.escolovar.org O novo foguete que será testado brevemente pela NASA, o VASIMIR, esta maravilha tecnológica, terá a capacidade de acelerar, e continuar acelerando, enquanto se está no espaço, ou seja, diferentemente dos foguetes atuais que se movimentam pela inércia - primeira lei de Newton - no espaço.

13 http://www.escolovar.org O VASIMIR consegue acelerar em pleno espaço, diminuindo o tempo de viagens distantes como uma viagem para Marte, já uma viagem mais curta até a Lua não seria tão viável a utilização do VASIMIR. Este foguete de magnetoplasma funciona por aquecimento do gás hidrogénio até que o mesmo atinja o quarto estado físico da matéria - o plasma -.

14 http://www.escolovar.org É o maior planeta do Sistema Solar, com uma massa 318 vezes superior à da Terra. Possui 63 satélites.

15 http://www.escolovar.org É conhecido por planeta dos anéis. Possui pelo menos 46 satélites.

16 http://www.escolovar.org Foi o primeiro planeta descoberto com a ajuda de um telescópio. Foi descoberto em 1781.

17 http://www.escolovar.org É o oitavo planeta do Sistema Solar. Actualmente são conhecidos 13 satélites.

18 http://www.escolovar.org

19

20 ROTAÇÃO 24 horas

21 http://www.escolovar.orgTRANSLAÇÃO 365 dias 6 horas

22 http://www.escolovar.org

23 Translação: É o movimento da Terra em torno do Sol. Dura exatamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, ou seja, dura aproximadamente um ano. Essa sobra das horas da translação dá origem ao ano bissexto, este é resultante do acumular de minutos durante quatro anos o que resulta na formação de mais um dia com 24 horas passando o ano a ter 366 dias - o chamado ano bissexto.. Consequências: distribuição desigual de luz e calor ao longo do ano, entre os hemisférios terrestres; as estações do ano; desigual duração dos dias e das noites de acordo com a época do ano; os solstícios e os equinócios.

24 http://www.escolovar.org

25 1. A força centrífuga mantém a Terra afastada do Sol. 2.A força gravitacional mantém a Terra atraída pelo Sol. Isso faz com que a Terra e os outros planetas fiquem estáveis no espaço sideral.

26 http://www.escolovar.org

27

28

29

30 A incidência dos raios solares dá-se de maneira diferenciada sobre a superfície da terra. Por esta ser arredondada, o seu aquecimento dá-se de forma desigual. Na região onde o Sol incide perpendicularmente (directo) temos a zona tropical ou intertropical ( entre os 2 trópicos) uma pequena faixa limita a zona tropical da zona equatorial que margeia a linha imaginaria do paralelo do Equador. Na região em que se tem a incidência de luz solar de maneira oblíqua, denominou-se de zona temperada. Situa-se entre os trópicos e os círculos polares. Por fim a região da Terra cujos raios solares quase não incidem sobre a superfície é chamada de zona polar ou glacial. Vai dos círculos polares até aos pólos da Terra.

31 http://www.escolovar.org


Carregar ppt "28-Mar-15 O Sistema Solar é o nosso sistema planetário. Foi criado há cerca de 4600 M.a. (Milhões de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google