A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIAS DE PESQUISA Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIAS DE PESQUISA Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIAS DE PESQUISA Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa

2 Metodologias de Pesquisa A Pesquisa Quantitativa Deve ser aplicada quando o objetivo que se quer alcançar com sua aplicação for detectar a quantidade de pessoas de uma determinada população possui em comum determinadas características. Ela é aplicada para se coletar medidas precisas, ou seja, de total veracidade, e que permitam uma demonstração estatística das informações obtidas. É apropriada para medir preferências, opiniões e comportamentos, desde que o que interessa saber é a quantidade de pessoas com estas mesmas características. Se, por exemplo, o que você deseja investigar é o número de possíveis compradores de um produto a ser lançado, este é o método ideal e que também poderá nos orientar quanto ao nível de satisfação deste mesmo produto, uma vez que o mesmo já se encontre no mercado.

3 Metodologias de Pesquisa A Pesquisa Quantitativa (Continuação) Pesquisa Quantitativa não deverá ser utilizada e nem é apropriada para compreender detalhes ou “porquês”, ao contrário, os dados obtidos com esta metodologia de pesquisa são bastante superficial, permitindo-nos apenas quantificá-los. Como acontece em qualquer pesquisa, a atividade que antecede a aplicação de uma pesquisa quantitativa é exatamente a definição real do objetivo que se quer alcançar. Logo depois, realiza-se um levantamento amostral, ou seja, o número de pessoas a serem entrevistadas, seguido da preparação das questões, aplicação das entrevistas e coleta das informações, tabulação dos dados e finalmente o relatório com a descrição numérica dos resultados.

4 Metodologias de Pesquisa A Pesquisa Qualitativa Esta metodologia de pesquisa deve ser aplicada quando o objetivo for entender a razão de um determinado comportamento ou opinião, onde os detalhes são de suma importância pra o seu entendimento. Por isso dizer que é um método de investigação sem controle prévio, em que o entrevistado é livre para expressar sua opinião. De acordo com Greenhalgh & Taylor, 1997, “é o estudo de temas no seu cenário natural, buscando interpretá-los em termos do seu significado assumido pelos indivíduos”.

5 Metodologias de Pesquisa A Pesquisa Qualitativa (Continuação) Este tipo de identificação nos permite formar grupo de pessoas que compram pelas mesmas características ou motivos. Permite-nos detectar segmento de mercado, porque determina o que é relevante para o cliente e o porquê dessa relevância, deste modo é mais recomendável a escolha de amostras de pessoas bastante heterogêneas. Somente com a aplicação de uma Pesquisa Qualitativa podemos perceber o quanto de reação emocional existe num simples ato de compra, podemos verificar a quantidade de associações emocionais o consumidor realiza durante as suas escolha. Daí toda sua interpretação necessitar ser de cunho subjetivo e seus resultados impossíveis de serem representados estatisticamente. O método tem interesse pela descrição dos fatos.


Carregar ppt "METODOLOGIAS DE PESQUISA Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google