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FORPLAD – 12/09/12 UM OLHAR ACADÊMICO PARA A ECONOMIA SUSTENTÁVEL CARLOS MANESCHY REITOR DA UFPA 1.

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1 FORPLAD – 12/09/12 UM OLHAR ACADÊMICO PARA A ECONOMIA SUSTENTÁVEL CARLOS MANESCHY REITOR DA UFPA 1

2 FORPLAD – 12/09/12 REFLEXÃO HISTÓRICA:TRADIÇÕES E CRENÇAS TÊM INFLUENCIADO A VISÃO E A RELAÇÃO DO HOMEM COM A NATUREZA Gênesis 1-26: “... disse Deus: façamos o homem a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes, sobre as aves, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. Deuteronômio 20-19: “ Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, metendo nele o machado, porque dele comerás...”. 2

3 FORPLAD – 12/09/12 PRESSUPOSTOS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Equidade/Justiça social (garantia de oportunidades e de usufruto coletivo da riqueza) Democracia/Liberdade (estabilidade das instituições nacionais, melhoria dos padrões de comportamento ético-político) Conhecimento/Soberania (intensificação tecnológica na produção e afirmação da identidade nacional) 3

4 FORPLAD – 12/09/12 A INFLEXÃO SOCIOECONÔMICA DO BRASIL NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS Controle da inflação e redução da vulnerabilidade externa Expansão do mercado interno e do emprego formal Redução da pobreza e da desigualdade de renda Diversificação das parcerias comerciais e impulso na integração regional Universalização do acesso ao ensino fundamental Consolidação da democracia e protagonismo nos fóruns de governança mundial! 4

5 FORPLAD – 12/09/12 AS BARREIRAS QUE AINDA PERSISTEM Diminuta capacidade de poupança e investimento Sistema de ensino de baixa qualidade e eficácia Parque produtivo com reduzida incorporação de valor a produtos e processos Conhecimento como vetor estratégico de transformação 5

6 FORPLAD – 12/09/12 O CONHECIMENTO COMO VALOR ESTRATÉGICO NA ECONOMIA SUSTENTÁVEL Tese:As condições de produzir, desenvolver, inovar,competir e consumir na atual realidade econômica estão longe de ser globais. Padrão de consumo: único elemento verdadeiramente global! A conformação da “aldeia global” ficou restrita ao campo da utopia Assimetrias intensificam-se no domínio econômico mundial Por quê? Conhecimento é, cada vez mais, um instrumento de poder. 6

7 FORPLAD – 12/09/12 PASSOS PARA INCORPORAR O CONHECIMENTO COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL 1. SUPERAÇÃO DOS ENTRAVES EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2. REVERSÃO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS 3. ELABORAÇÃO DE UM PROJETO NACIONAL VERDADEIRAMENTE INCLUSIVO 7

8 FORPLAD – 12/09/12 1. SUPERAÇÃO DOS ENTRAVES EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CONTRADIÇÃO APARENTE: O Brasil está posicionado no 13º lugar no ranking de publicações científicas e em 57º no quesito competitividade TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COMO VALOR DE DOMÍNIO LOCAL Exemplo 1 : Aviões Tucanos (EMBRAER) Exportação à Venezuela embargada pelos EUA 8

9 FORPLAD – 12/09/12 Exemplo 2: Desequilíbrios na balança comercial Custo de 1 tonelada de circuitos eletrônicos (alta tecnologia)US$ 850 mil Custo de 1 tonelada de soja (média tecnologia)US$ 500 Custo de 1 tonelada de minério de ferro (baixa tecnologia) US$ 50 Para importar 1 tonelada de circuito integrado o Brasil precisa exportar 17000 toneladas de minério de ferro e 1700 toneladas de soja. 9

10 FORPLAD – 12/09/12 Exemplo 3: Copaíba (últimos dez anos) Publicações científicas Patentes requeridas EUA 11 17 EUROPA 14 11 AUSTRÁLIA - 3 CHINA - 2 ÍNDIA 1 2 JAPÃO - 2 CANADÁ 1 1 BRASIL 76 - 10

11 FORPLAD – 12/09/12 PROPOSTAS DE SUPERAÇÃO DOS ENTRAVES EM CT&I Maiores investimentos com estímulos para a participação da iniciativa privada Criação de redes integradas de pesquisa e instalação de unidades regionais das instituições científicas de excelência Implantação de redes de informação e comunicação de grande capacidade e cobertura nacional Aumento do número de profissionais atuando em áreas tecnológicas 11

12 FORPLAD – 12/09/12 2. REVERSÃO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS O desempenho nacional na área da educação, sobre qualquer análise que se queira fazer, tem características de drama: 15 milhões de analfabetos, 72 milhões sem o ensino fundamental completo, apenas 1/3 dos ingressantes completam o ensino médio, só 14% dos jovens de 18 a 24 anos cursam universidade, 30% de professores sem formação adequada BAIXA QUALIFICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS BRASIL, PAÍS DO FUTEBOL. E A ESCOLA, ONDE FICA? 12

13 FORPLAD – 12/09/12 PROPOSTAS PARA REVERSÃO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS Aumentar o investimento em educação com aprimoramento da gestão escolar Universalizar o acesso ao ensino médio e aumentar a taxa de sucesso (escola ambientada à realidade dos jovens) Expansão da oferta do ensino profissionalizante Ampliação das atividades das universidades públicas fora de capitais, com ênfase na formação de professores 13

14 FORPLAD – 12/09/12 3.ELABORAÇÃO DE UM PROJETO NACIONAL VERDADEIRAMENTE INCLUSIVO ATORES ESTRATÉGICOS Estado forte, indutor Empresariado ousado, capitalizado Academia crítica, eficaz OLHAR PARTICULAR NA AMAZÔNIA 14


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