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Haiti América Central 3 20 13 10abr2008 1:40
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A Ilha de Hispaniola foi marcada pelas disputas entre espanhóis e franceses (açúcar e estratégica).
Nassau São Domingos Rep. Domicana (espanhola) Havana I.Cayman(RU) Haiti (francesa) Port-au-Prince Kingston Belmopan Tegucigalpa Guatemala Manágua São Salvador São José
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1785 - No lado espanhol liderava a
vitória um líder negro, Toussaint Louverture. 1789 – Revolução Francesa 1794 – Abolição do escravismo, no Haiti, Toussaint passa para o lado francês e vence os espanhóis. Com ajuda da França e exportação de açúcar de alta qualidade, torna-se a colônia mais rica do mundo.
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“mais pobre do continente”
1795 – Diretório (França) => escravismo às colônias. 1801 = Toussaint => “Dupla independência” 1ª. Independência da América Latina e a libertação dos escravos. 1804 – Independência Mortos: negros X franceses. Europeus X $ Haiti = “mais pobre do continente”
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De 1838 a 1883 – Haiti indeniza a França (90 milhões francos-ouro)
para evitar possíveis invasões. A partir de 1915, em nome da Doutrina Monroe, EUA ocupa o Haiti até a década de 1950 quando vai para Cuba. 1957 – Eleição de François Duvalier “Papa Doc” (médico vodu) com apoio (e domínio) francês. Passa a exterminar opositores(EUA) e católicos.
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1971 – Jean-Clude Duvalier “Baby Doc”, substitui o pai
1971 – Jean-Clude Duvalier “Baby Doc”, substitui o pai. Mas em 1986 – Derrubado pela população, acusado de corrupção
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1990 – Eleição do padre esquerdista, Jean Bertrand Aristide
1991 – Empossado e derrubado por um golpe militar planejado pela elite de origem francesa e norte-americana contra Vodus e católicos (vermelhos).
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A ONU impõe sanções econômicas para volta e Aristide
em 94 e em 95 o Exército é dissolvido. 2000 Aristide é reeleito com 92% dos votos e contra 15 partidos de oposição (EUA, Fr. e ex-militares). Mas renuncia em 2004.
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(Aceita, quer Membro Perm. Cons. Seg. ONU)
Em abril/ ONU delega ao Brasil a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). (Aceita, quer Membro Perm. Cons. Seg. ONU) Fev.2006 eleição René Preval.
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O governo Bush reluta em se engajar ao lado de outros países estrangeiros para oferecer algum tipo de mediação. A situação de miséria de tal país facilita a exploração por parte dos EUA e da França, interessados no seu potencial agrícola tropical (como açúcar e álcool).
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“Quando você for convidado pra subir no adro
(UFMS) – A música, o cinema, a literatura e as artes, de uma maneira geral, podem expressar posturas críticas a respeito da realidade social e política de um país, de seu povo e de sua história. Leia com atenção o texto abaixo. “Quando você for convidado pra subir no adro Da fundação casa de Jorge Amado Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos Dando porrada na nuca de malandros pretos De ladrões mulatos e outros quase brancos Tratados como pretos Só pra mostrar aos outros quase pretos (E são quase todos pretos) E aos quase brancos pobres como pretos Como é que pretos, pobres e mulatos E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
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E não importa se os olhos do mundo inteiro
Possam estar por um momento voltados para o largo Onde os escravos eram castigados E hoje um batuque um batuque Com a pureza de meninos uniformizados de escola secundária Em dia de parada E a grandeza épica de um povo em formação Nos atrai, nos deslumbra e estimula Não importa nada: Nem o traço do sobrado
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Nem a lente do fantástico,
Nem o disco de Paul Simon Ninguém, ninguém é cidadão Se você for a festa do pelô, e se você não for Pense no Haiti, reze pelo Haiti O Haiti é aqui O Haiti não é aqui E na TV se você vir um deputado em pânico mal dissimulado Diante de qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer, qualquer Plano de educação que pareça fácil
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Que pareça fácil e rápido
E vá representar uma ameaça de democratização Do ensino do primeiro grau E se esse mesmo deputado defender a adoção da pena capital E o venerável cardeal disser que vê tanto espírito no feto E nenhum no marginal
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E se, ao furar o sinal, o velho sinal vermelho habitual
Notar um homem mijando na esquina da rua sobre um saco Brilhante de lixo do Leblon E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo Diante da chacina 111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres
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E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos
E quando você for dar uma volta no Caribe E quando for trepar sem camisinha E apresentar sua participação inteligente no bloqueio a Cuba Pense no Haiti, reze pelo Haiti O Haiti é aqui O Haiti não é aqui
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Na letra de “Haiti”, escrita por Giberto Gil e Caetano Veloso, são apontadas denúncias sobre os diversos aspectos componentes da realidade social brasileira contemporânea. É correto afirmar que “Haiti” expõe uma elaborada crítica aos seguintes problemas do Brasil: as disputas político-partidárias e a crise no sistema de saúde do Brasil. a violência no campo, a democracia racial e a inclusão social fortemente presente no Brasil. a violência policial, a discriminação racial e a exclusão social presentes exclusivamente no Haiti. o discurso político simplista, apontando soluções fáceis e a defesa da pena de morte como alternativa para a violência. a miséria no Haiti e a presença de soldados brasileiros integrando forças da ONU nesse país.
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Esta semana: 08/04/2008 As tropas da ONU, lideradas pelo Brasil, entraram em conflito com manifestantes, no Haiti. A confusão ocorreu durante um protesto contra a inflação.
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