A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Morre José Alencar... J10...8:50 Bom dia... Bom dia... Mir.Lei...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Morre José Alencar... J10...8:50 Bom dia... Bom dia... Mir.Lei..."— Transcrição da apresentação:

1

2 Morre José Alencar... J10...8:50 Bom dia... Bom dia... Mir.Lei...

3 José Alencar Gomes da Silva (Muriaé, 17 de outubro de 1931 — São Paulo, 29 de março de 2011) foi um empresário e político brasileiro. José Alencar Gomes da Silva é casado com Mariza Campos Gomes da Silva e tem três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.

4 A primeira investida na política veio em 1994, quando Alencar concorreu ao governo de Minas Gerais. Na época, o eleito foi o tucano Eduardo Azeredo. Foi senador pelo estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil de 1 de janeiro de2003 a 1 de janeiro de 2011. Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais, construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa.

5 Destaques nas aquisições Br=>EUA:
Em 2005, a Coteminas, da família do ex-vice-presidente José Alencar anunciou uma fusão com a Springs, uma das maiores marcas de artigos de cama, mesa e banho dos Estados Unidos.

6 Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.

7 (D) Max Weber construiu a categoria do tipo-ideal como “o principal meio metodológico, tanto para estabelecer o significado cultural dos fenômenos, quanto para formular proposições empíricas sobre eles” (SAINT-PIERRE, H. Max Weber – entre a paixão e a razão). O tipo-ideal weberiano, quanto a seu conteúdo, é uma utopia que não corresponde diretamente à realidade, um instrumento puramente formal para a apreensão da realidade empírica. Dentre os conceitos típico-ideais formulados por Weber, destacam-se os três tipos-ideais de dominação legítima: dominação racional, dominação tradicional e dominação carismática. Assinale a alternativa que define a vigência da legitimidade no tipo ideal dominação racional:

8 a) A dominação de caráter racional baseia-se na crença cotidiana na santidade das tradições vigentes desde sempre na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade. b) A dominação de caráter racional é aquela forma de dominação em que determinados poderes de mando e as correspondentes oportunidades econômicas estão apropriados pelo quadro administrativo. c) A dominação de caráter racional baseia-se na veneração extracotidiana da santidade, do poder heróico, ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas. *d) A dominação de caráter racional baseia-se na crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação. e) A dominação de caráter racional baseia-se na crença na legitimidade da apropriação patrimonial de todos os poderes de mando e direitos senhoriais, bem como de todas oportunidades econômicas privadas apropriadas pela autoridade.

9 2. (UEMAe) Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de “Dominação Legítima”, formulada pelo sociólogo alemão Max Weber. a)     Capacidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social. b)     Capacidade de liderar numa determinada situação social. c)      Probabilidade de impor a sua vontade numa determinada situação social. d)     Probabilidade de operar através de atos ou uso da violência. e)     Probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato.

10 (PE - AEDECCA/FACHUCAb)
(PE - AEDECCA/FACHUCAb). Sobre O Príncipe de Maquiável, assinale a alternativa incorreta.  a) Maquiavel começa O Príncipe descrevendo os dois principais tipos de governo: as monarquias e as repúblicas.  b) Maquiavel defende que o príncipe deve procurar fazer coisas que o façam ser odiado, demonstrando força.  c) Descreve as virtudes que em geral se pensa serem necessárias a um governante, concluindo que algumas «virtudes» levam os príncipes ao desaparecimento, ao passo que alguns «vícios» permitem-lhes sobreviver.  d) Maquiavel nota que nós pensamos normalmente que o melhor para um governante é ter a reputação de ser generoso.  e) Para o autor do Príncipe o melhor é o governante ter uma reputação de ser avarento. 

11 Estúdio i...22:14


Carregar ppt "Morre José Alencar... J10...8:50 Bom dia... Bom dia... Mir.Lei..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google