A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDÚSTRIA QUÍMICA DE BASE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDÚSTRIA QUÍMICA DE BASE"— Transcrição da apresentação:

1 INDÚSTRIA QUÍMICA DE BASE
INDÚSTRIA QUÍMICO-FARMACÊUTICA: Características e comparação com outros segmentos da Indústria Química INDÚSTRIA QUÍMICA DE BASE Petroquímica: hidrocarbonetos alifáticos, aromáticos, fenóis, etc... Carboquímica: piridinas, cresóis, naftalenos Alcoolquímica: anidrido acético, aminas, acido acético. Cloro Soda: cloro, soda, hidrogênio. Gases, Produtos de mineração: flúor, bromo , iodo, sulfatos, potássio, metais, nitratos, óxidos de metais e outros sais. Produtos de extração vegetal e animal.

2 PROCESSOS UNITÁRIOS Halogenação, sulfonação, esterificação, aminação, oxidação, hidrogenação, nitração, alquilação.

3 (A IQF é um dos segmentos da Química Fina)
PRODUTOS RESULTANTES (A IQF é um dos segmentos da Química Fina) Fármacos, corantes, aromas, fragrâncias, defensivos agrícolas, aditivos para alimentos, catalisadores, monômeros e aditivos para polímeros etc...

4 CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS DAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS
Indústrias Químicas de Base. Produtos de baixo custo Alto volume de produção. Alta complexidade tecnológica. Pequena variedade de produtos e pequeno número de etapas. Instalações MONOPROPÓSITO, há maior enfoque nas operações unitárias do que nos processos.

5 CARACTERÍSTICAS DAS INDÚSTRIAS DE QUÍMICA FINA
É o segmento industrial aonde ocorre o uso dos produtos da Indústria Química de Base. Produtos de custo elevado (alto valor agregado). Na grande maioria dos casos pequeno volume de produção. Baixa complexidade tecnológica. Grande variedade de produtos e grande número de etapas. Instalações MULTIPROPÓSITO, com flexibilidade de produção. O custo de desenvolvimento de método de produção é baixo devido a simplicidade da tecnologia empregada, e escalas de fabricação reduzidas. Produção em bateladas (batch).

6 INDÚSTRIA QUÍMICA DE BASE
LOCALIZAÇÃO E INSTALAÇÕES INDÚSTRIA QUÍMICA DE BASE Instalações de grandes dimensões, junto a locais de mineração, linhas férreas, zonas portuárias, ou distritos para refinarias. PETRÓLEO Suas características, importância mundial e perspectivas futuras.

7 INDÚSTRIA QUÍMICO-FARMACÊUTICA E QUÍMICA FINA
As suas instalações atendem problemas de logística, segurança, problemas ambientais, fontes de água, energia, condições de descartes de efluentes. Em geral são localizadas em distritos industriais para este fim.


Carregar ppt "INDÚSTRIA QUÍMICA DE BASE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google