A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Newsmaking e a construção da notícia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Newsmaking e a construção da notícia"— Transcrição da apresentação:

1 Newsmaking e a construção da notícia
Prof. Marcelo Freire Introdução ao Jornalismo UFOP

2 Newsmaking O newsmaking tenta “descrever o trabalho comunicativo dos emissores como um processo no qual 'acontece de tudo' - rotinas cansativas, distorções intrínsecas e estereótipos funcionais. Baseando-se na etnografia dos mass media, essas análises articulam e individualizam empiricamente os numerosos níveis de construção dos textos informativos de massa” (Wolf, 1994, p.226).

3 Newsmaking Defende que os discursos jornalísticos são produzidos a partir de: - operações (práticas profissionais) - pressões sociais As notícias não refletem a realidade mas ajudam a construí-la.

4 Newsmaking Estudos buscam descrever práticas comunicativas
abordagem contextual cultura profissional dos jornalistas organização do trabalho processos produtivos Elementos fundamentais do newsmaking noticiabilidade (valores-notícia) constrangimentos organizacionais construção da audiência rotinas de produção

5 Critérios de noticiabilidade
“conjunto de elementos através dos quais um órgão informativo controla e gere a quantidade e o tipo de acontecimentos de entre os quais há que seleccionar as notícias” (Mauro Wolf) Valores-notícia componentes da noticiabilidade

6 Critérios de noticiabilidade
Mauro Wolf noticiabilidade resulta da cultura profissional e seus valores também da organização do trabalho. "Sendo assim, o produto informativo parece ser resultado de uma série de negociações, orientadas pragmaticamente, que têm por objeto o que dever ser inserido e de que modo dever ser inserido no jornal, no noticiário ou no telejornal. Essas negociações são realizadas pêlos jornalistas em função de fatores com diferentes graus de importância e rigidez, e ocorrem em momentos diversos do processo de produção." (WOLF).

7 Critérios de noticiabilidade
Nelson Traquina noticias são resultado de um processo de produção percepção seleção transformação de uma matéria-prima num produto

8 Critério de noticiabilidade (Traquina)
Produto resulta de: características tecnológicas de cada meio logísticas de produção jornalística, imperativos comerciais, retraimentos orçamentais, inibições legais, disponibilidade de informação das fontes, necessidade de narrar o fato de modo inteligível e atraente para um determinado público

9 Valores-notícia Critérios de noticiabilidade, valores-notícia:
todo e qualquer fator capaz de agir no processo da produção da notícia, características do fato, julgamentos pessoais do jornalista, cultura profissional da categoria, condições da empresa de mídia, qualidade do material (imagem e texto), relação com as fontes e com o público, fatores éticos e ainda circunstâncias históricas, políticas, econômicas e sociais.

10 Valores-notícia Critérios de noticiabilidade do acontecimento consideram origem do fato, fato em si, acontecimento isolado, características intrínsecas, características essenciais, atributos inerentes

11 Valores-notícia "Os valores-notícia são usados de duas maneiras. São critérios para selecionar, do material disponível para a redação, os elementos dignos de serem incluídos no produto final. Em segundo lugar, eles funcionam como linhas-guia para a apresentação do material, sugerindo o que deve ser enfatizado, o que deve ser omitido, onde dar prioridade na preparação das notícias a serem apresentadas ao público. (...) Os valores/notícia são a qualidade dos eventos ou da sua construção jornalística, cuja ausência ou presença relativa os indica para a inclusão num produto informativo. Quanto mais um acontecimento exibe essas qualidades, maiores são suas chances de ser incluídos." (Golding e Elliot apud WOLF).

12 Construção da notícia instâncias diferenciadas de critérios de noticiabilidade: (a) na origem dos fatos seleção primária dos fatos / valores-notícia (b) no tratamento dos fatos seleção hierárquica dos fatos leva em conta fatores da organização, formato do produto, qualidade do material jornalístico apurado (texto e imagem), prazo de fechamento, infra-estrutura, tecnologia etc, fatores extra-organizacionais relações do repórter com fontes e públicos;

13 *critérios variados de noticiabilidade atuam concomitantemente*
Construção da notícia (c) na visão dos fatos, a partir de fundamentos éticos conceitos de verdade, objetividade, interesse público, imparcialidade *critérios variados de noticiabilidade atuam concomitantemente*

14 Valores-notícia Mitchell Stephens: “qualidades duradouras das notícias” extraordinário insólito atual figura proeminente ilegal guerras calamidades morte

15 Valores-notícia Tipologia clássica (Galtung e Ruge, 1965)
“uma vez que não podemos registar tudo, temos de fazer uma selecção” 1 - frequência [importância do tempo dos acontecimentos – periodicidade] 2 - amplitude [quanto maior e mais, melhor] 3 - clareza e inequivocidade [quanto menos ambíguo, melhor] 4 - significatividade [culturalmente próximo e/ relevante]

16 Valores-notícia 5 - consonância [proximidade da expectativa] 6 - caráter inesperado [dentro dos limites do significativo e do consonante: inesperado e raro] 7 - continuidade [o que é definido como notícia continuará a sê-lo] 8 - composição [1.ª página, seções, alinhamento de noticiário]

17 Valores-notícia 9 - nações de elite 10 - pessoas de elite
[identificação geral e importância intrínseca] 11 - personalização [acontecimento como fruto da acção de uma pessoa ou colectividade] 12 – negatividade frequência: mais curto clareza e inequivocidade: mais acordo na sua interpretação como negativo consonância: imagens mentais em cada tempo carácter inesperado: o progresso é visto como normal

18 Valores-notícia Lorenzo Gomis Informação que todos precisam saber
Importante Informação que todos precisam saber Interessante Informação que o público gostaria de saber Informação agradável Os dois conceitos "cobrem todo campo de valores-notícia". Destaca o valor-notícia repercussão equivale ao de conseqüência e ao de continuidade.

19 Evoluem com o tempo, não são imutáveis.
Advertências Valores-notícia se aplicam em todas as fases da atividade jornalística; Não se constituem como impedimentos ao trabalho do jornalista; Não funcionam isoladamente Mas em diferentes combinações e de forma negociada; Fazem parte da cultura profissional dos jornalistas São um quadro de avaliação racionalizado e interiorizado pelos jornalistas; Permite operacionalizar o processo de produção da notícia Permite orientar a rotina dos jornalistas; Evoluem com o tempo, não são imutáveis.


Carregar ppt "Newsmaking e a construção da notícia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google