A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Newsmaking e a construção da notícia Prof. Marcelo Freire Introdução ao Jornalismo UFOP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Newsmaking e a construção da notícia Prof. Marcelo Freire Introdução ao Jornalismo UFOP."— Transcrição da apresentação:

1 Newsmaking e a construção da notícia Prof. Marcelo Freire Introdução ao Jornalismo UFOP

2 Newsmaking  O newsmaking tenta “descrever o trabalho comunicativo dos emissores como um processo no qual 'acontece de tudo' - rotinas cansativas, distorções intrínsecas e estereótipos funcionais. Baseando-se na etnografia dos mass media, essas análises articulam e individualizam empiricamente os numerosos níveis de construção dos textos informativos de massa” (Wolf, 1994, p.226).

3 Newsmaking  Defende que os discursos jornalísticos são produzidos a partir de: - operações (práticas profissionais) - pressões sociais As notícias não refletem a realidade mas ajudam a construí-la.

4 Newsmaking  Estudos buscam descrever práticas comunicativas  abordagem contextual  cultura profissional dos jornalistas  organização do trabalho  processos produtivos  Elementos fundamentais do newsmaking  noticiabilidade (valores-notícia)  constrangimentos organizacionais  construção da audiência  rotinas de produção

5 Critérios de noticiabilidade  Noticiabilidade “conjunto de elementos através dos quais um órgão informativo controla e gere a quantidade e o tipo de acontecimentos de entre os quais há que seleccionar as notícias” (Mauro Wolf)  Valores-notícia componentes da noticiabilidade

6 Critérios de noticiabilidade  Mauro Wolf  noticiabilidade resulta da cultura profissional e seus valores  também da organização do trabalho.  "Sendo assim, o produto informativo parece ser resultado de uma série de negociações, orientadas pragmaticamente, que têm por objeto o que dever ser inserido e de que modo dever ser inserido no jornal, no noticiário ou no telejornal. Essas negociações são realizadas pêlos jornalistas em função de fatores com diferentes graus de importância e rigidez, e ocorrem em momentos diversos do processo de produção." (WOLF).

7 Critérios de noticiabilidade  Nelson Traquina  noticias são resultado de um processo de produção  percepção  seleção  transformação de uma matéria-prima num produto

8 Critério de noticiabilidade (Traquina)  Produto resulta de:  características tecnológicas de cada meio  logísticas de produção jornalística,  imperativos comerciais,  retraimentos orçamentais,  inibições legais,  disponibilidade de informação das fontes,  necessidade de narrar o fato de modo inteligível e atraente para um determinado público

9 Valores-notícia  Critérios de noticiabilidade, valores-notícia:  todo e qualquer fator capaz de agir no processo da produção da notícia,  características do fato,  julgamentos pessoais do jornalista,  cultura profissional da categoria,  condições da empresa de mídia,  qualidade do material (imagem e texto),  relação com as fontes e com o público,  fatores éticos e ainda circunstâncias históricas, políticas, econômicas e sociais.

10 Valores-notícia  Critérios de noticiabilidade do acontecimento consideram  origem do fato,  fato em si,  acontecimento isolado,  características intrínsecas,  características essenciais,  atributos inerentes

11 Valores-notícia "Os valores-notícia são usados de duas maneiras. São critérios para selecionar, do material disponível para a redação, os elementos dignos de serem incluídos no produto final. Em segundo lugar, eles funcionam como linhas-guia para a apresentação do material, sugerindo o que deve ser enfatizado, o que deve ser omitido, onde dar prioridade na preparação das notícias a serem apresentadas ao público. (...) Os valores/notícia são a qualidade dos eventos ou da sua construção jornalística, cuja ausência ou presença relativa os indica para a inclusão num produto informativo. Quanto mais um acontecimento exibe essas qualidades, maiores são suas chances de ser incluídos." (Golding e Elliot apud WOLF).

12 Construção da notícia  instâncias diferenciadas de critérios de noticiabilidade:  (a) na origem dos fatos  seleção primária dos fatos / valores-notícia  (b) no tratamento dos fatos  seleção hierárquica dos fatos  leva em conta fatores da organização,  formato do produto,  qualidade do material jornalístico apurado (texto e imagem),  prazo de fechamento,  infra-estrutura, tecnologia etc,  fatores extra-organizacionais  relações do repórter com fontes e públicos;

13 Construção da notícia  (c) na visão dos fatos,  a partir de fundamentos éticos  conceitos de verdade,  objetividade,  interesse público,  imparcialidade *critérios variados de noticiabilidade atuam concomitantemente*

14 Valores-notícia Mitchell Stephens: “qualidades duradouras das notícias” - extraordinário - insólito - atual - figura proeminente - ilegal - guerras - calamidades - morte

15 Valores-notícia  Tipologia clássica (Galtung e Ruge, 1965) “uma vez que não podemos registar tudo, temos de fazer uma selecção” 1 - frequência [importância do tempo dos acontecimentos – periodicidade] 2 - amplitude [quanto maior e mais, melhor] 3 - clareza e inequivocidade [quanto menos ambíguo, melhor] 4 - significatividade [culturalmente próximo e/ relevante]

16 Valores-notícia 5 - consonância [proximidade da expectativa] 6 - caráter inesperado [dentro dos limites do significativo e do consonante: inesperado e raro] 7 - continuidade [o que é definido como notícia continuará a sê-lo] 8 - composição [1.ª página, seções, alinhamento de noticiário]

17 Valores-notícia 9 - nações de elite 10 - pessoas de elite [identificação geral e importância intrínseca] 11 - personalização [acontecimento como fruto da acção de uma pessoa ou colectividade] 12 – negatividade  frequência: mais curto  clareza e inequivocidade: mais acordo na sua interpretação como negativo  consonância: imagens mentais em cada tempo  carácter inesperado: o progresso é visto como normal

18 Valores-notícia  Lorenzo Gomis  Importante  Informação que todos precisam saber  Interessante  Informação que o público gostaria de saber  Informação agradável  Os dois conceitos "cobrem todo campo de valores-notícia".  Destaca o valor-notícia repercussão  equivale ao de conseqüência e ao de continuidade.

19  Advertências  Valores-notícia se aplicam em todas as fases da atividade jornalística;  Não se constituem como impedimentos ao trabalho do jornalista;  Não funcionam isoladamente  Mas em diferentes combinações e de forma negociada;  Fazem parte da cultura profissional dos jornalistas  São um quadro de avaliação racionalizado e interiorizado pelos jornalistas;  Permite operacionalizar o processo de produção da notícia  Permite orientar a rotina dos jornalistas;  Evoluem com o tempo, não são imutáveis.


Carregar ppt "Newsmaking e a construção da notícia Prof. Marcelo Freire Introdução ao Jornalismo UFOP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google