A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROMOÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO E CIENTÍFICO EM SAÚDE PRESERVADO PELO ICICT.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROMOÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO E CIENTÍFICO EM SAÚDE PRESERVADO PELO ICICT."— Transcrição da apresentação:

1 PROMOÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO E CIENTÍFICO EM SAÚDE PRESERVADO PELO ICICT

2 Jeorgina Gentil Rodrigues Edna Sônia Monteiro Faro

3 O ACERVO A Seção de Obras Raras A. Overmeer da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) possui uma documentação que se estende do século XVII ao século XIX e conta com trabalhos nas mais variadas áreas do conhecimento científico, dentre os quais se destacam aqueles realizados nas Ciências Biológicas, na Medicina e na História Natural. Salão de Leitura da Seção de Obras Raras A. Overmeer.

4 O OBJETO DA PESQUISA O objeto da pesquisa escolhido foi o acervo de livros científicos raros da Biblioteca de Ciências Biomédicas que reúne cerca de itens e constitui-se, principalmente, de títulos referentes às Ciências Biomédicas e à Saúde Pública, ainda não acessíveis a comunidade científica e ao público em geral. O objeto da pesquisa escolhido foi o acervo de livros científicos raros da Biblioteca de Ciências Biomédicas que reúne cerca de itens e constitui-se, principalmente, de títulos referentes às Ciências Biomédicas e à Saúde Pública, ainda não acessíveis a comunidade científica e ao público em geral. The Naturalists Library. V.1 Entomology. Edinburgh, 1840.

5 A opção pelo desenvolvimento de um trabalho de pesquisa, cujo foco é as obras raras, se deve à sua importância para a história e memória da pesquisa científica nacional e institucional, contribuindo para o fortalecimento da preservação e salvaguarda do patrimônio cultural da saúde no âmbito da Fiocruz e fora dela A opção pelo desenvolvimento de um trabalho de pesquisa, cujo foco é as obras raras, se deve à sua importância para a história e memória da pesquisa científica nacional e institucional, contribuindo para o fortalecimento da preservação e salvaguarda do patrimônio cultural da saúde no âmbito da Fiocruz e fora dela. O OBJETO DA PESQUISA

6 OBJETIVO GERAL Promover a socialização do conhecimento histórico e científico em Saúde preservado pelo ICICT. Promover a socialização do conhecimento histórico e científico em Saúde preservado pelo ICICT. Os microscópios usados por Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Proceder ao levantamento histórico e bibliográfico; 2) Proceder à descrição bibliográfica da obra/exemplar; 2) Proceder à descrição bibliográfica da obra/exemplar; 3) Disponibilizar o acesso à coleção de obras raras na base de dados, on line, Acervos Bibliográficos; 3) Disponibilizar o acesso à coleção de obras raras na base de dados, on line, Acervos Bibliográficos;

8 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4) Manter intercâmbio informacional com as bases de dados nacionais e internacionais; 5) Buscar parcerias nacionais e internacionais visando à disseminação do acervo; 5) Buscar parcerias nacionais e internacionais visando à disseminação do acervo; 6) Captar recursos externos para a preservação do acervo. 6) Captar recursos externos para a preservação do acervo.

9 METODOLOGIA A metodologia eleita validará a pesquisa histórica e biobibliográfica; A metodologia eleita validará a pesquisa histórica e biobibliográfica; Platen, M. O novo méthodo de curar: manual de hygiene, Estampa n. 3.

10 METODOLOGIA A análise bibliológica da obra; A análise bibliológica da obra; Página de rosto gravada: de Piso, Willem. Historia naturalis Brasiliae

11 METODOLOGIA Disponibilização da coleção na base de dados Acervos Bibliográficos da Fiocruz e o intercâmbio informacional com as bases de dados nacionais e internacionais. Disponibilização da coleção na base de dados Acervos Bibliográficos da Fiocruz e o intercâmbio informacional com as bases de dados nacionais e internacionais. Rodrigues, João Barbosa. Sertum Palmarum Brasiliensium, Estampa n.2

12 RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS Na primeira etapa foi gerada uma amostra de itens, ou seja, 26% do acervo a ser tratado (Fig.1), num universo de obras consideradas potencialmente raras. Fig.1 - Acervo a ser tratado

13 RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS Após proceder à pesquisa e ao tratamento do acervo, foram inseridos e atualizados 359 itens, assim distribuídos: 244 livros, 53 folhetos e 62 teses (Fig. 2). Fig.2 - Itens inseridos e atualizados

14 RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS Pesquisa, organização e montagem da exposição As descobertas científicas e as doenças endêmicas no Brasil, inaugurada em 17 de setembro 2008, na Seção de Obras Raras. Pesquisa, organização e montagem da exposição As descobertas científicas e as doenças endêmicas no Brasil, inaugurada em 17 de setembro 2008, na Seção de Obras Raras.

15 RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS A biblioteca como espaço aberto e humanizado A biblioteca como espaço aberto e humanizado possibilitando a troca entre os autores de diferentes épocas com seus leitores possibilitando a troca entre os autores de diferentes épocas com seus leitores. Elliot, Daniel Giraud. A monograph of the Felidae, or, Family of the Cats, 1883.

16 PRÓXIMAS AÇÕES DO PROJETO Manter intercâmbio informacional com as bases de dados nacionais e internacionais; Manter intercâmbio informacional com as bases de dados nacionais e internacionais; Buscar parcerias nacionais e internacionais visando à disseminação do acervo; Buscar parcerias nacionais e internacionais visando à disseminação do acervo; Captar recursos externos para a preservação do acervo. Captar recursos externos para a preservação do acervo.

17 CONSIDERAÇÕES FINAIS A transmissão do conhecimento científico constitui responsabilidade social e cabe aos profissionais da informação promover o compartilhamento do saber e garantir o acesso eqüitativo às informações em saúde. A transmissão do conhecimento científico constitui responsabilidade social e cabe aos profissionais da informação promover o compartilhamento do saber e garantir o acesso eqüitativo às informações em saúde. Detalhe de ilustração de: Instituto Oswaldo Cruz em Manguinhos. Rio de Janeiro, 1909.

18 Escriba - Egito, por volta de 2600 a 2350 a.C. OBRIGADA!


Carregar ppt "PROMOÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO E CIENTÍFICO EM SAÚDE PRESERVADO PELO ICICT."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google