A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUÍ – Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul - Departamento de Ciências Sociais Matéria: Teoria do Estado Contemporâneo Professor:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUÍ – Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul - Departamento de Ciências Sociais Matéria: Teoria do Estado Contemporâneo Professor:"— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUÍ – Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul - Departamento de Ciências Sociais Matéria: Teoria do Estado Contemporâneo Professor: Dejalma Cremonese Aluna: Carmen Lizete Beutler Conceito: Corrupção Tapera, junho de 2008

2 Corrupção: do latim = corruptus (que, numa primeira acepção, significa quebrado em pedaços e numa segunda acepção, apodrecido, pútrido), logo: corromper = tornar pútrido, podre.

3 Corrupção política: uso ilegal - por parte de governantes, funcionários públicos e agentes privados - do poder político e financeiro de organismos ou agências governamentais com o objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para determinados indivíduos ou grupos de indivíduos ligados por quaisquer laços de interesse comum.

4 Os tipos mais comuns de corrupção são: Suborno ou propina Nepotismo Extorsão Tráfico de influência

5 Utilização de informação governamental privilegiada para fins pessoais ou de pessoas amigas ou parentes Compra e venda de sentenças judiciárias Recebimento de presentes ou de serviços de alto valor por autoridades

6 Em vez de dar a um político as chaves da cidade, seria melhor trocar as fechaduras. Doug Larson Dar dinheiro e poder para o governo é como dar uísque e as chaves do carro para adolescentes. P. J. O''Rourke Dinheiro público é como água benta: todos põem a mão. Provérbio italiano Políticos são pessoas que, quando vêem luzes no fim do túnel, vão e compram ainda mais túnel. John Quinton

7 A corrupção é uma chaga, um câncer, um mal sem remédio que causa atrasos e preocupações para o País. Será que o brasileiro já absorveu esse processo pernicioso que assola o Brasil de ponta-a-ponta? A corrupção tem efeito de uma mina de guerra, quanto menos se espera, ela explode.

8 A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo, essa prática infelizmente está presente nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário).

9

10 O Índice de Percepções de Corrupção é um indicador de opiniões sobre corrupção em países, produzido anualmente pela organização não-governamental Transparency International. Cada país recebe uma nota de 0 a 10, e os países são listados na ordem dessas notas, formando um ranking. Este ano, a lista relaciona 163 países. Veja a tabela no slide a seguir:

11

12 Existe um sistema de corrupção tão forte no Brasil que, as faltas de cumprimentos de leis, e a falta de valores humanos estão exterminando os valores éticos brasileiros, fazendo com que muitas pessoas não pensem no futuro do nosso país, fazendo que o ele se torne cada vez mais um país mal visto por todos.

13 São diversas as conseqüências da corrupção em termos da alocação e distribuição da riqueza. Ela: Aumenta os custos das transações e, assim, reduz o investimento e o crescimento.

14 Resulta em má alocação dos recursos públicos, com hiperfavorecimento de setores cartelizados e conseqüente redução de recursos que poderiam ser alocados em outros setores.

15 Desestimula a inovação tecnológica e o desenvolvimento gerencial. Por ser secreta, introduz incerteza na resolução de conflitos. Estimula a fraude fiscal.

16 Reduz a qualidade dos bens e serviços adquiridos pelo Estado. Estimula a invasão da atividade produtiva pelo crime organizado, decorrente da identificação dos métodos e agentes. Contamina a atividade política, que se torna alvo de caçadores de renda.

17 educação e segurança do país é usado sem nenhum escrúpulo. O pior de tudo é que na próxima eleição votaremos nos mesmo que nos roubam agora. Então somos cúmplices do roubo ao nosso país! A corrupção no Brasil está incontrolável. Agora, como está na charge, corrupção para pagar corrupção. O dinheiro público que devia servir para melhorar as péssimas estruturas de saúde,

18

19 Escândalo do Mensalão ou "Esquema de compra de votos de parlamentares" é o nome dado à maior crise política sofrida pelo governo brasileiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005/2006. O neologismo mensalão, popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson em entrevista que deu ressonância nacional ao escândalo, é uma variante da palavra "mensalidade" usada para se referir a uma suposta "mesada" paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo. Segundo o deputado, o termo já era comum nos bastidores da política entre os parlamentares para designar essa prática ilegal.

20 Nos anos 90 foram registrados 98 escândalos políticos no Brasil, e apenas do ano 2000 até agora, 81 escândalos. Se procurarmos informações sobre Escândalos de corrupção no site Wikipédia - um dos mais procurados para pesquisas no Brasil – encontraremos até subcategorias em ordem alfabética dessas barbaridades cometidas por políticos. Até quando suportaremos um Brasil assim, com índices cada vez mais altos de corrupção e políticos soltos e impunes?

21 Pesquisa do IBOPE, de 28-mar-2006, concluiu que 75% dos brasileiros aprovam a corrupção. Isso leva ao ditado popular "brasileiro gosta de ser roubado". A corrupção consome R$ 10 bi por ano no Brasil (parte disso vai para a Suíça).

22 O remédio é a democracia, é o poder do povo exercido na ocasião do voto. Por engano podemos votar num corrupto, num tarado: mas a democracia nos permite mandá-lo de volta para sua insignificância e para as barras dos tribunais. Pelo voto podemos fazer do Nobre Senador e do Excelentíssimo Deputado um ex-nobre e um ex-deputado; e também um ex- governador, ex-prefeito, ex- presidente.

23 Feijó incendeia o RS ao revelar gravação de conversa com Busatto Chefe da Casa Civil do Estado fala sobre desvio de dinheiro público para partidos e campanhas. Feijó entregou cópia de uma conversa entre o vice- governador Paulo Afonso Feijó, gravado por ele mesmo, e o chefe da Casa Civil do governo Yeda Crusius, realizado em 26 de maio, à Procuradoria do Ministério Público de Contas do Estado. A conversa teria a finalidade de convencer Feijó a não fazer novas denúncias sobre irregularidades no Banrisul. Nesta conversa, Busatto disse que em política se deve fazer concessões importantes e que o PMDB se beneficiaria do Banrisul e o PP, do Detran, não podendo ser deixados de fora. "Não tenho dúvida de que o Detran é uma grande fonte de financiamento", disse Busatto na conversa gravada por Feijó.

24 Após a apresentação do áudio da conversa no Plenarinho da Assembléia Legislativa, os deputados oposicionistas começaram a falar pela primeira vez na possibilidade do impedimento (impeachment) da governadora. "O estado do Rio Grande do Sul está sangrando. Este é o jeito de governar de Yeda Crusius. Isto é o modus operandi do governo. É assim que se franquia as campanhas. Começa a tomar força a idéia do impedimento da governadora", afirma o presidente da CPI, Fabiano Pereira (PT).

25

26

27 Nós enforcamos os ladrõezinhos e indicamos os grandes ladrões para cargos públicos. Esopo "A corrupção na democracia começa no fato de uma classe fixar os impostos e outra pagar". W. E. Inge

28

29 Brasil de tanta terra fértil d'um povo sofrido e trabalhador Pena em teu seio abrigar tanta corrupção daqueles que elegemos como idôneos cidadãos Nas próximas eleições não serei crédula outra vez e ajudar a elevar ao poder mais um safado que recebe MENSALÃO Darei meu grito de BASTA! CHEGA DE CORRUPÇÃO! ANULAREI MEU VOTO, não confiarei outra vez em ladrões vestido de políticos com capa de honestos cidadãos Pena Brasil, se os filhos teus fogem à luta Não serei eu a entregar outra vez meu país a essa corja de ladrões Melhor viver sem políticos em plena anarquia que com tanta sujeira e corrupção Avante Brasil mostre sua cara CIDADÃO vamos limpar do poder político essa corja de Alibabá e seus 40 ladrões Voto nulo nesse bando de ladrões! BRASIL,CHEGA DE CORRUPÇÃO Vanderli Medeiros Vanderli Medeiros Uma cidadã brasileira revoltada com tanta corrupção e descrente de que um dia seu voto poderá eleger um político cidadão, aderindo a campanha VOTO NULO JÁ! 27/06/05

30 "O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem- caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Luther King)

31 corruptos, mas se esquecem que isso nada mais é que o reflexo da nossa sociedade que já é corrupta, vamos caçar os corruptos, mas também vamos fazer a nossa parte, abrindo mão do famoso jeitinho brasileiro. A corrupção no Brasil, é alardeada diariamente pela mídia, todos ficam indignados com os políticos, empresários juízes e agora até árbitro de futebol. Todos querem dar um basta a corrupção caçando os

32

33 Se cada um de nós fizer a sua parte com certeza as coisas mudam, não adianta a gente ficar falando dos corruptos mas quando o guarda para a gente dar uma gorjetinha pra ele, ir no médico e pedir pra fazer sem recibo que é mais barato. Enfim... vamos descruzar os braços e partir para a ação, fazendo a nossa parte o Brasil se livra dessa praga.

34

35 pt.wikipedia.org/wiki/Corrupção_política Revista Veja Jornal Zero Hora Fontes:


Carregar ppt "UNIJUÍ – Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul - Departamento de Ciências Sociais Matéria: Teoria do Estado Contemporâneo Professor:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google