A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMENTÁRIO SOBRE UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA – DOWNS PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ELABORADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMENTÁRIO SOBRE UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA – DOWNS PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ELABORADO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMENTÁRIO SOBRE UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA – DOWNS PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 29/03/2008. UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMENTÁRIO SOBRE UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA – DOWNS PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 29/03/2008.

2 Os agentes políticos se comportam de forma igual aos agentes econômicos buscando maximizar seus interesses pessoais, e estabelecendo uma perfeita analogia entre mercado e política. Os agentes políticos se comportam de forma igual aos agentes econômicos buscando maximizar seus interesses pessoais, e estabelecendo uma perfeita analogia entre mercado e política. Parte da racionalidade da teoria econômica. Parte da racionalidade da teoria econômica.

3 Teórico procede Ele calcula o caminho mais razoável para aquele que toma a decisão de atingir suas metas, e presume que esse caminho será realmente escolhido por aquele que toma decisão é racional. Ele calcula o caminho mais razoável para aquele que toma a decisão de atingir suas metas, e presume que esse caminho será realmente escolhido por aquele que toma decisão é racional. Os benefícios devem sempre superar os custos. Os benefícios devem sempre superar os custos.

4 A racionalidade política é sine qua nom de todas as formas de comportamento político. A racionalidade política é sine qua nom de todas as formas de comportamento político.DOWNS Os partidos políticos e os eleitores, à semelhança de empresários e consumidores, atuam racionalmente, pois os partidos calculam a trajetória e os meios de sua ação para maximizar seus votos ou lucros, enquanto os eleitores, da mesma forma, procuram maximizar suas vantagens, ou seja, suas utilidades. Os partidos políticos e os eleitores, à semelhança de empresários e consumidores, atuam racionalmente, pois os partidos calculam a trajetória e os meios de sua ação para maximizar seus votos ou lucros, enquanto os eleitores, da mesma forma, procuram maximizar suas vantagens, ou seja, suas utilidades.

5 A teoria de DOWNS é uma obra de engenharia política. Não se presta a trazer qualquer acréscimo a teoria democrática. Se presta a fazer análise da conjuntura norte – americana. A teoria de DOWNS é uma obra de engenharia política. Não se presta a trazer qualquer acréscimo a teoria democrática. Se presta a fazer análise da conjuntura norte – americana. A teoria de DOWNS reduz o cidadão ao típico homem burguês, mero consumidor e maximizador de suas utilidades. A teoria de DOWNS reduz o cidadão ao típico homem burguês, mero consumidor e maximizador de suas utilidades.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMENTÁRIO SOBRE UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA – DOWNS PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ELABORADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google