A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Movimento Pentecostal Análise histórica e doutrinária (Parte 2) Alderi Souza de Matos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Movimento Pentecostal Análise histórica e doutrinária (Parte 2) Alderi Souza de Matos."— Transcrição da apresentação:

1 O Movimento Pentecostal Análise histórica e doutrinária (Parte 2) Alderi Souza de Matos

2 O Pentecostalismo Norte- Americano (continuação)

3 Carro do evangelho

4 Controvérsias Desde o início, o movimento pentecostal foi diversificado e polêmico. Ocorreram várias controvérsias ainda nos primeiros tempos.

5 a. A obra consumada Primeira ruptura no movimento. Na visão tradicional, havia uma segunda e uma terceira experiências na vida cristã (além da conversão). Essas experiências eram a inteira santificação e o batismo com o Espírito Santo.

6 Em 1910, o pastor William H. Durham, de Chicago, questionou essas idéias, insistindo na obra consumada no Calvário. Em 1915, essa já era a posição de metade dos pentecostais americanos, e hoje, da maior parte deles.

7 Reunião de William H. Durham

8 b. A questão racial No início do movimento, brancos e negros estavam juntos nas mesmas igrejas. Mais tarde tornou-se difícil manter esse impulso inicial. Motivos: racismo e leis de segregação racial no Sul dos EUA.

9 Começaram a se formar denominações exclusivas para brancos e negros. Exemplo: um grupo de brancos saiu da Igreja de Deus em Cristo e formou as Assembléias de Deus (1914). Os pentecostais hispanos também se organizaram separadamente.

10 1º Conselho Geral das Assembléias de Deus (1914)

11 1º Presbitério Executivo das Assembléias de Deus (1914)

12 c. Movimento da unicidade Em 1913, um pastor começou a insistir no batismo somente em nome de Jesus. Com o tempo, isso resultou na rejeição da doutrina da Trindade. Em 1916, as Assembléias de Deus condenaram oficialmente essa posição.

13 Batismo na Geórgia (1937)

14 Os unicistas criaram as suas próprias organizações. Assembléias Pentecostais do Mundo e Igreja Pentecostal Unida. Hoje eles representam uma pequena fração do pentecostalismo mundial.

15 d. Pacifismo Os primeiros pentecostais foram firmes pacifistas. Na época da II Guerra Mundial aprovaram o envolvimento americano na guerra. Na Guerra do Vietnã, muitos já haviam se tornado antipacifistas.

16 Missão Fé Apostólica

17 e. Manipuladores de serpentes Iniciador: George W. Hensley, em 1910, com base em Marcos Essa prática foi proibida por lei; Hensley e seus simpatizantes foram presos muitas vezes.

18

19 Hensley morreu em 1955, aos 75 anos, após ser picado mais uma vez. Hoje o movimento tem cerca de adeptos nos Estados Unidos.

20 f. Pentecostais latinos Muitos mexicanos e chicanos participaram do Avivamento da Rua Azusa. Em 1909, Seymour os expulsou da missão. O movimento pentecostal latino se difundiu nos EUA, México e Porto Rico.

21 Francisco Olazábal, el azteca

22 Em 1912, criaram as suas próprias igrejas na Califórnia, Texas e Havaí. Até recentemente eram conhecidos como os pentecostais silenciosos. Em 1998 eram cerca de um milhão nos EUA e Porto Rico.

23 Mulheres destacadas As mulheres tiveram grande participação nos primórdios do movimento. Os dois exemplos mais conhecidos são Maria Woodworth-Etter e Aimee Semple McPherson.

24 Maria Woodworth-Etter ( ) Teve uma vida difícil até os 35 anos. Filiou-se aos quacres e tornou-se uma pregadora avivalista.

25 Maria Woodworth-Etter

26 Em 1912, aos 68 anos, abraçou o movimento pentecostal. Tornou-se uma das evangelistas pentecostais mais conhecidas do início do século 20. Seu ministério abriu espaço para outras mulheres.

27 Aimee Semple McPherson ( ) Nasceu no Canadá; o pai era metodista e a mãe do Exército de Salvação. Conheceu a mensagem pentecostal através de Robert Semple, com quem se casou aos 17 anos. Ele morreu dois anos depois, em Hong Kong.

28

29 Aimee casou-se com Harold McPherson; tornaram-se evangelistas itinerantes. Em 1917, passou a publicar The Bridal Call (O chamado do noivo) e começou a atrair a atenção da imprensa. Depois que o marido pediu divórcio, aceitou um convite para pregar em Los Angeles (1918).

30

31 Em 1919, iniciou uma série de conferências que a tornaram famosa. Dentro de um ano, grandes multidões se reuniam para ouvi-la. Marca registrada: orações pelos enfermos.

32 Dia da maca

33 De 1922 a 1924, foi à Austrália, consagrou o Templo Angelus e fundou uma estação de rádio. Iniciou vários projetos na área social. Em 1926, começaram as dificuldades: um sequestro não explicado, problemas de saúde, novo casamento fracassado.

34 Templo Angelus

35 Realizou um grande programa social na época da Grande Depressão. Em 1927, fundou a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular. Cristo como aquele que salva, cura, batiza com o Espírito Santo e virá outra vez.

36 Templo Angelus hoje

37

38 CRONOLOGIA I. Raízes no movimento holiness 1867 – é criada a Associação Nacional Holiness – A.B. Simpson funda a Aliança Cristã e Missionária – Surge em Iowa a Associação Holiness Batizada com Fogo.

39 1897 – Charles H. Mason e C. P. Jones fundam a Igreja de Deus em Cristo (Mississipi) – Surge a Igreja Pentecostal Holiness (Carolina do Norte).

40 Charles H. Mason

41 Túmulo de Charles P. Jones

42 II. Surge o pentecostalismo 1901 – Agnes Ozman fala em línguas na escola bíblica de Charles Parham – Surge a Igreja de Deus na Carolina do Norte – William Seymour aceita a doutrina pentecostal de Parham em Houston.

43 1906 – Começa o Avivamento da Rua Azusa, em Los Angeles – O pentecostalismo chega à Escandinávia, Inglaterra e Alemanha – A Missão da Fé Apostólica é fundada na África do Sul.

44 Batismo no Harlem (1934)

45 1909 – Luigi Francescon e Giacomo Lombardi iniciam igrejas pentecostais na Itália, Argentina e Brasil – Os evangélicos alemães fazem a Declaração de Berlim.

46 III. Consolidação 1910 – W. H. Durham inicia o movimento da obra consumada em Chicago – Maria Woodworth-Etter torna-se uma pregadora popular – As Assembléias de Deus surgem em Arkansas.

47 Avivamento em tendas (1925)

48 1916 – O movimento da unicidade divide as Assembléias de Deus – Criação oficial das Assembléias Pentecostais do Mundo – Surge a Igreja de Deus da Profecia (A. J. Tomlinson).

49 A. J. Tomlinson

50 1927 – Aimee Semple McPherson funda a Igreja do Evangelho Quadrangular – Surgem as primeiras missões pentecostais na Coréia e no Japão As igrejas pentecostais são aceitas na Associação Nacional de Evangélicos.

51 Líderes da Igreja de Deus em Cristo (1932)

52 Pentecostais americanos nos anos 30


Carregar ppt "O Movimento Pentecostal Análise histórica e doutrinária (Parte 2) Alderi Souza de Matos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google