A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Olá, a paz de Jesus, FELIZ NATAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Olá, a paz de Jesus, FELIZ NATAL."— Transcrição da apresentação:

1

2 LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...

3 Olá, a paz de Jesus, FELIZ NATAL

4 Depois de refletir sobre o Advento, nada melhor do que continuar a nossa reflexão, agora sobre o Natal do Senhor!

5 O assunto é muito amplo, mas se servindo do material que eu tenho arquivado, - acumulado ao longo do tempo - através dos Encontros de Formação na Comunidade, pesquisas na Internet, Catequese, a experiência de vida, foi possível montar este trabalho, em quatro partes, também com o único objetivo de

6 ajudar você a refletir um pouco mais sobre o Natal, diante da profundidade que celebramos, não esgota o assunto, mas espero dar alguns passos a mais, depois basta continuar o estudo, sem parar nem desanimar, até atingir a estatura do Homem Perfeito: Jesus!

7 Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...

8

9 No Natal as pessoas gostam de: Receber presentes; Dar presentes; Estar com os parentes e amigos.

10 No Natal a cidade fica mais bonita com luzes, enfeites, músicas, propagandas, comidas gostosas, ceias, etc...

11 Tudo é muito bonito e atraente, mas é preciso saber administrar bem todas as coisas, para não inverter a escala de valores!

12 É necessário tomar cuidado com o consumismo, para não gastar mais do que o necessário, afinal tudo isso que o mundo oferece é muito pouco e não preenche a nossa vida!

13 O verdadeiro Natal somente acontece quando a nossa atenção está voltada para Jesus...

14 Somente com o Menino Jesus será possível sentir as verdadeiras alegrias do Natal, e festejar de maneira sadia, sem exageros e consumismos desenfreados.

15 Para aprofundar um pouco mais no assunto, fazendo uma avaliação séria da nossa sociedade moderna, podemos concluir que

16 Todo o esforço comercial tem pouco a ver com Jesus Cristo, a figura central do Natal cristão...

17 Força-se a realização da festa antes da festa, estragando-se desta forma a festa de Natal!

18 São os enfeites, os presépios nas praças e nas lojas, já no tempo do Advento, (as vezes até antes), a música de Natal para atrair os fregueses, tudo com o objetivo de faturar o máximo em cima do sentimento humanitário e religioso do nosso povo.

19 Sem criticar ou ofender os comerciantes e donos das lojas em geral, pois estes precisam ganhar o seu sustento com o seu trabalho e o suor do seu rosto (Gn 3,17-19),

20 mas mostrar o verdadeiro sentido do Natal e levar você e todos nós a descobrir qual é o valor ou qual é o lugar certo que deve ocupar cada coisa, a fim de podermos respeitar a escala de valores, pois queira ou não queira, entenda ou não entenda,

21 na verdade, o Natal não é festa de Papai Noel, nem de crianças, e muito menos comercial.

22 O Natal é o nascimento de Jesus hoje, no coração de cada um de nós, por isso,

23 é necessário cristianizar o Natal...

24 E sendo desta forma, vamos refletir por etapas e descobrir como festejar o Natal aproveitando tudo o que a sociedade oferece, de maneira bem bonita, com muita alegria, mas como cristãos, não se esquecendo que Jesus deve estar sempre em primeiro lugar (conforme o Primeiro Mandamento)...

25

26 A ceia de Natal deve ter sentido comunitário da família de Deus, em alegre convívio ao redor da mesa. Cristo reuniu seus apóstolos em uma ceia; e foi na última ceia que Ele instituiu o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, por isso,

27 inclusive a ceia todas as comemorações do Natal, inclusive a ceia, recebem seu verdadeiro significado somente através da Ceia Eucarística, ou Ceia do Senhor, e sendo assim, somente depois de participar ativamente da Eucaristia é que tem sentido festejar o Natal em família e/ou mesmo com os amigos!

28

29 Jamais a ceia familiar poderá impedir a nossa participação da Missa do Natal, pois como vimos anteriormente, é a partir da Eucaristia que faz sentido se reunir com a família para festejar!

30 Jesus a verdadeira Luz do mundo Como o galo é a primeira ave a anunciar o raiar do dia, ou publicar o nascer do sol, e sendo Jesus a verdadeira Luz do mundo, existe o simbolismo da vigilância, fidelidade e testemunho cristão – daí dispensa qualquer comentário, pois é com esse espírito que devemos festejar...

31 Representa o bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal...

32 O Papai Noel foi inspirado no bispo São Nicolau que viveu e pontificou na cidade de Myra, Turquia, na Ásia, no século IV. Montado em um cavalo branco, com o auxílio de seu criado, distribuía presentes e alimentos às famílias pobres no mês de dezembro.

33 Hoje, no mundo moderno, o Papai Noel se tornou o principal símbolo comercial para esta época, infelizmente colaborando para desviar a nossa atenção do verdadeiro sentido do Natal, ou seja, de Jesus...

34 O grande perigo é ficarmos preocupados com as compras, estas tomarem todo o nosso tempo ou mesmo a atenção, e nem lembrarmos de Jesus, da vida nova que Ele oferece, de uma avaliação sincera do ano que termina e do bom propósito de melhorar ou nos santificar mais para o próximo ano...

35 É necessário explicar para as crianças o mais cedo possível que a origem dos presentes não estão no Papai Noel, (este é apenas um símbolo), mas vem da sua própria família, ou das pessoas amigas, as quais dependem unicamente de Deus, da Providência Divina que transmite o amor, a saúde, a força para o trabalho, o pão necessário para cada dia...

36

37 Esse costume de dar presentes surgiu no século VII, quando o Papa Bonifácio distribuiu pão para o povo, no dia de Reis (6 de janeiro), inspirando-se nos três reis magos que levaram presentes para o Menino Jesus, lá no presépio.

38 Por isso no Natal é tempo de dar e ganhar presentes, mas o maior presente é o próprio Jesus e seu Amor. O Natal também não é só festa e presente, o verdadeiro presente é a caridade! Veja melhor a seguir...

39 este gesto tão bonito de nos presentear, tendo em vista,ser a própria presença de Jesus uns para os outros Presentear é um gesto que expressa a partilha. Jesus de Nazaré é o grande presente de Deus. É Ele mesmo que se torna presente na humanidade e partilha seu amor, sua vida, sua paz. E não é uma presença temporária, somente para os bons momentos. Ele partilha também os momentos difíceis de dor, de sofrimento, de cruz. E de maneira permanente está presente em sua Palavra, na Eucaristia e no amor vivido entre nós, daí vamos entender melhor este gesto tão bonito de nos presentear, tendo em vista, ser a própria presença de Jesus uns para os outros!

40 Simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu...

41 São Francisco de Assis, em 1223, na Itália, teve a ideia de montar um presépio vivo (com gente e animais de verdade).

42 Refletir um pouco diante do presépio, como nasceu Jesus, e tirar a lição da humildade, aprendendo que não é na riqueza e nos bens materiais que encontramos sentido para a vida, mas tendo Deus em nós.

43 Na tradição cristã, simboliza vida, paz, esperança e alegria...

44 A Árvore de Natal, toda verde, é sinal de vida. Enquanto o hábito de armar Árvore de Natal sempre foi popular entre os germânicos, só ganhou o mundo a partir de 1841 quando o príncipe Albert montou uma árvore no Palácio Real Britânico.

45 Enfeite tradicional da Árvore de Natal...

46 As bolas coloridas, por seu número e variedade de cores, significam os bons frutos oferecidos por Jesus à humanidade e que devem continuar com as nossas boas obras, as quais permanecem escritas no livro da vida.

47 Daí fica mais fácil para entender que ao celebrar o Natal de verdade, somos levados a praticar as boas obras irradiando sinais de vida, e somente desta forma teremos uma vida realizada.

48 Assim podemos dizer que

49 o Nascimento de Jesus acontece em três etapas: Nascimento histórico, o qual já aconteceu como sabemos; Em cada missa, através da Eucaristia; e de maneira concreta, através das boas obras que praticamos.

50

51 Foi o artista inglês John Horley quem, em 1843, resolveu enviar ao amigo distante Sir Henry Cole um cartão onde está ilustrada uma reunião familiar com a expressão “um alegre natal e um feliz ano novo para você”. Este é o primeiro registro que se tem do envio de um cartão de Natal.

52

53 Em 1818, dois dias antes do Natal, o antigo órgão da igreja de São Nicolau, a Paróquia do padre Joseph Mohr, parou de tocar. Para não decepcionar os fiéis, o sacerdote pediu ao amigo Franz Xaver Gruber, maestro e organista do vizinho povoado de Arnsdorf para compor uma melodia para um texto de Natal que ele havia escrito dois anos antes.

54 Na Missa do Galo de 24 de dezembro, o padre Joseph Mohr, com sua bela voz de tenor e que tocava violão, e Gruber, com sua bela voz de baixo, interpretaram pela primeira vez, em alemão, a canção “Noite Feliz”.

55 Guiou os três reis magos até o local de nascimento do Menino Jesus...

56 Representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador...

57 Usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal...

58 A Guirlanda ou Coroa do Advento foi estudada na Apresentação Advento – Parte 2, Slide 15 e seguintes...

59 Os magos souberam reconhecer a verdadeira estrela e seguiram... Entre tantas vozes que chamam, será que reconhecemos a voz da Igreja, simbolizada pelo sino que nos chama? E mais precisamente,

60 que em Jesus está sendo manifestada a misericórdia do Pai, para salvar toda a humanidade da morte eterna? É para refletir seriamente...

61 Continua na Parte 2

62 OBRIGADO, SENHOR


Carregar ppt "LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Olá, a paz de Jesus, FELIZ NATAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google