A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metais é, genericamente toda substância mineral que se apresenta em estado sólido à temperatura ambiente com a única exceção do mercúrio e que se caracteriza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metais é, genericamente toda substância mineral que se apresenta em estado sólido à temperatura ambiente com a única exceção do mercúrio e que se caracteriza."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Metais é, genericamente toda substância mineral que se apresenta em estado sólido à temperatura ambiente com a única exceção do mercúrio e que se caracteriza por brilho característico, dureza, ductibilidade (que permite que o material seja esticado em arames finos) e maleabilidade (que possibilita sua redução a lâminas delgadas). Outras propriedades físicas que caracterizam o metal são sua elevada densidade, boa fusibilidade e, principalmente, os altos coeficientes de condutividade térmica e elétrica.

4 Classificação dos Metais: Os metais são em geral classificados de acordo com sua densidade em 2 grandes grupos: metais leves, metais pesados, são denominados leves aqueles que apresenta uma densidade menor que 4 e os demais são pesados. Os metais leves são mais ativos se oxidam mais facilmente. Os metais pesados são menos ativos e reagem dificilmente pelo oxigênio.

5 Tabela Periódica

6 História Em 1761, Johann Gottlob Lehmann encontrou nos Urais (Russia) um mineral laranja avermelhado que denominou de chumbo vermelho da Siberia, a Crocoíta (PbCrO4). Após este descobrimento vários outros cientistas fizeram inumeras suposições sobre a composição deste novo mineral. Em 1797, Louis Nicolas Vauquelin foi capaz de descobrir a partir deste novo mineral produzir óxido de Cromo (Cr O3) misturando Crocoíta com ácido clorídrico. Um ano depois consegue isolar o cromo metalico e, pouco a pouco, foi estudando a formação de ligas com o ferro e níquel para dar resistência a corrosão e a oxidação.

7 Abundância e Obtenção: FeCr 2 O 4 ), o mais importante minério de cromo. Exploração do cromo só é industrialmente rentável a partir da cromita (FeCr 2 O 4 ), o mais importante minério de cromo. Esta é aquecida em presença de alumínio ou silício mediante um processo de redução.

8 Abundância e obtenção: Aproximadamente metade da cromita é extraída na África do Sul. Também no Casaquistão, Índia e Turquia. O Brasil é o líder na América Latina dos depósitos de cromita, destacando-se como maior produtor e detentor das maiores reservas de minério de cromo conhecidas na América do Sul. Estes recursos estão distribuídos em 4 estados: Bahia, Minas Gerais, Amapá e Goiás

9 Características Principais: Símbolo: Cr Número Atômico: 24 Classificação: Metal de Transição Peso Atômico: 51,9961 u Grupo: 6 Período: 4 Estado Físico: Sólido em Temperatura Ambiente. Três isótopos estáveis na natureza: cromo-52, cromo-53 e cromo-54, sendo o mais estável o cromo-50.

10 Características Principais: Ponto Ebulição: 2944,0K (2671ºC) Ponto de Fusão: 2180K (1907ºC) Cor e Aparência: Metal Prateado, Brilhante Configuração Eletrônica: [Ar]3d 5 4s 1 Estrutura Cristalina: Cúbico de corpo centrado Densidade: 7180 a 7200Kg/m 3 Duro, frágil e muito resistente a corrosão.

11 Papel biológico: Em princípio, se considera o cromo (em seu estado de oxidação +3) em elemento químico essencial, ainda que não se conheça com exatidão suas funções. Sua carência nos humanos pode causar: ansiedade, fadiga e problemas de crescimento. Seu excesso (em nível de nutriente) nos humanos pode causar: dermatites, úlcera, problemas renais e de fígado. Por outro lado, os compostos de cromio no seu estado de oxidação +6 são muitos oxidantes e cancerígenos.

12 Aplicabilidade: As aplicações mais comuns são: É empregado principalmente em metalurgia para aumentar a resistência à corrosão e dar acabamento brilhante. Cerca de 70% utilizados em ligas metálicas; Aprox. 15% se emprega diretamente como material refratário. Em processos de cromagem através da eletrodeposição; Seus Cromatos e Óxidos são empregados em corantes e pinturas. Na preservação da madeira (Óxido de Cromo (VI) (CrO 3 ).

13 No curtimento de couros (hidroxissulfato de cromo III).

14 Aplicabilidade: O dióxido de cromo é usado na produção de cintas magnéticas empregadas em fitas cassetes. Auxiliar na função da Insulina. É um elemento essencial para os animais e homem. Quando no corindon substituem alguns íons de alumínio por íons de cromo para obter o rubi.

15 Compostos: Principais compostos de cromo: Dicromato de potássio O verde e o amarelo de cromo Dicromato de amônio

16 Precauções: Geralmente, não se consideram o cromo metálico e os compostos de cromo (III) sejam, especialmente, um risco para a saúde. Trata-se de um elemento essencial para o ser humano, porém em altas concentrações é tóxico. Os compostos de cromo (VI)são tóxicos quando ingeridos, sendo a dose letal de alguns gramas. Em níveis não letais, é altamente cancerígeno.

17 Precauções: A Organização Mundial da Saúde recomenda desde 1958 uma concentração máxima de 0,05 mg/litro de cromo VI na água de consumo. Este valor está sendo revisado, havendo novos estudos sobre os seus efeitos a saúde.

18 Curiosidade O "laguinho" turquesa é uma cava da mineração de carvão no rio Fiorita, em Siderópolis, a côr é da água com uma boa concentração de sais de cromo...

19 O nome cobre deriva do termo aes cyprium - minério de Chypre (Chipre) -, mais tarde conhecido como cuprum, palavra latina que deu origem ao símbolo químico "C.u". O cobre é um dos metais mais antigos da civilização mundial, datando seus primeiros usos desde anos A.C.. Sua importância na história da humanidade marcou uma época denominada Idade do Bronze, liga formada de cobre e estanho.

20 Idade do Bronze, liga formada de cobre e estanho.

21 Os compostos do cobre se dividem em compostos cúpricos e compostos cuprosos, entre estes compostos podemos citar o sulfato CuSo 4 e o hidróxido como principais. Hidróxido Cúprico:é formado quando se alcaliniza uma solução cúprica por um hidróxido de metal alcalino ou hidorxido de amônio. Compostos Cuprosos:Os compostos cuprosos são muitos instáveis.

22 Sulfato de Cobre Molécula de sulfato Cristal

23 O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atômica 63,6 u. À temperatura ambiente, o cobre encontra-se no estado sólido.Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.

24 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: Apresenta alta condutibilidade elétrica e térmica, só superada pela da prata. É possível que o cobre tenha sido o metal mais antigo a ser utilizado.Pode ser encontrado em diversos minerais e pode ser encontrado nativo, na forma metálica. Conhecido desde a antiguidade é utilizado, atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze. Com o enxofre forma um sulfeto (CuS) de coloração branca. Entre as suas propriedades mecânicas destacam-se sua excepcional capacidade de deformação e ductibilidade. Em geral, suas propriedades melhoram em baixas temperaturas, o que permite utilizá-lo em aplicações criogênicas.

25 Tacho de cobre O cobre é um bom condutor de eletricidade e calor, apresenta alto grau de dureza e é resistente à corrosão.

26 ABUNDÂNCIA E OBTENÇÃO: Para os recursos mundiais de cobre estima-se que ultrapasse os milhões de toneladas na crosta terrestre e a 700 milhões de toneladas nos leitos marítimos. As reservas comprovadas, é de 940 milhões de toneladas, 40% delas no Chile, o principal minerador de cobre com cerca de 5 milhões de toneladas anuais (aproximadamente 36% da produção mundial). Atualmente, é obtido a partir de minérios,sendo os mais divulgados os minérios sulfurados. Dois desses minérios destacam-se A calcopirita (Cu2S + Fe2S3) cujo teor em cobre é de 34,5 %, e a calcosita (Cu2S) contendo cerca de 80 % de cobre

27 PRECAUÇÕES: As atividades minerais podem provocar a contaminação de rios e águas subterrâneas com cobre e outros metais tanto durante a exploração como uma vez abandonada. O derramamento mostrado na foto provém de uma mina abandonada em Idaho A coloração turqueza da água e rochas se deve a presença de precipitados de cobre. Todos os compostos de cobre deveriam ser tratados como se fossem tóxicos, uma quantidade de 30 g de sulfato de cobre é potencialmente letal em humanos.

28 O estanho é um elemento químico de símbolo Sn, número atômico 50 (50 prótons e 50 elétrons) e com massa atômica de 118,7 u. Está situado no grupo 14 ou 4A da tabela periódica. É um metal prateado, maleável que é sólido na CNTP. Não se oxida facilmente com o ar e é resistente a corrosão.

29 Características Principais: É usado para produzir diversas ligas metálicas e utilizado para recobrir outros metais para protegê-los da corrosão. É um dos metais mais antigos conhecido, e foi usado como um dos componentes do bronze desde a antiguidade.

30 O estanho é obtido principalmente do mineral cassiterita onde apresenta-se como um óxido (Sn0 2 ).

31 Aproximadamente 35 países no mundo mineram o estanho. Quase todo continente apresenta uma mina importante deste metal. O estanho é produzido pela redução do minério com carvão em alto forno e depois é refinado. SnO C Sn + 2 CO

32 Aplicações: O estanho é um metal branco prateado, maleável, pouco dúctil, de baixo ponto de fusão e altamente cristalino. Este metal resiste à corrosão quando exposto à água do mar e água potável, porém pode ser atacado por ácidos fortes, bases e sais ácidos. O estanho age como um catalisador quando o oxigênio se encontra dissolvido, acelerando o ataque químico

33 O estanho facilmente pode ser lustrado e é usado como revestimento de outros metais para impedir a corrosão ou a outra ação química. O estanho é maleável em baixas temperaturas porém é frágil quando aquecido

34 O estanho liga-se prontamente com o ferro, e foi muito usado na indústria automotiva para revestimento e acabamento da lataria. O estanho que faz uma ótima liga com chumbo é usado como revestimento misturado ao zinco no aço para impedir a corrosão e evitar a eletrólise. Os recipientes de aço blindados com estanho são usados extensivamente para a conservação de alimentos.

35 Sais de estanho são usados em espelhos e na produção de papel, remédios e fungicidas. O estanho também é muito usado em telhas, correntes e âncoras. Devido à grande maleabilidade do estanho, é possível produzir lâminas muito finas utilizadas para acondicionar vários produtos como, por exemplo, maços de cigarros e barras de chocolate.

36 Precauções: Pequenas quantidade de estanho encontradas em alimentos enlatados não são prejudiciais a seres humanos. Os compostos trialquil triaril de estanho são biocidas e devem ser manuseados com cuidado. Devido a seu baixo ponto de fusão (232°C), o estanho não deve ser usado como elemento de fixação nas conexões de tubulações de cobre utilizadas na distribuição de gás GLP, pelo que, em caso de incêndio, pode ocasionar vazamentos seguidos de explosões.

37


Carregar ppt "Metais é, genericamente toda substância mineral que se apresenta em estado sólido à temperatura ambiente com a única exceção do mercúrio e que se caracteriza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google