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Engenharia de Segurança do Trabalho Metodologia da pesquisa científica (aula 3)

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Apresentação em tema: "Engenharia de Segurança do Trabalho Metodologia da pesquisa científica (aula 3)"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Segurança do Trabalho Metodologia da pesquisa científica (aula 3)

2 Mini Currículo Graduação e Especialização em Serviço Social e Mestrado em Educação. Professora dos cursos de graduação, seqüenciais e pós-graduação da Unilins.

3 Objetivos Gerais Desenvolver e/ou aprimorar a capacidade de observação, seleção e organização científica dos fatos da realidade; Oferecer elementos técnicos visando desencadear temas e processos de pesquisa. Específicos Capacitar os alunos à execução do projeto de pesquisa, fornecendo as orientações necessárias à elaboração de artigos científicos e da monografia, assim como, desenvolver algumas habilidades que facilitem a apresentação de tais trabalhos.

4 A monografia Trabalho técnico/científico sobre um tema específico, que é investigado obedecendo uma metodologia rigorosa. Resultado de reflexão teórica e prática. Relevante acadêmica e pessoalmente. Instigar novas pesquisas. Apresentado em formato impresso ou dentro de padrões de norma pré-estabelecidos.

5 Estrutura da monografia

6 Elementos Pré-textuais – Capa – Folha de rosto – Folha de aprovação – Dedicatória (opcional) – Agradecimentos (opcional) – Resumo – Abstract (resumo em língua estrangeira) – Lista de ilustrações (opcional) – Lista de tabelas (opcional) – Lista de abreviaturas e siglas (opcional) – Lista de símbolos (opcional) – Sumário

7 Estrutura da monografia Elementos textuais Introdução Desenvolvimento Considerações finais (conclusões) Proposta para continuidade da pesquisa

8 Estrutura da monografia Elementos Pós-textuais Referências bibliográficas Glossário (opcional) – dicionário de termos/expressões Apêndice(s) (opcional) – texto ou documento elaborado pelo autor. Anexo(s) (opcional) – texto ou documento não elaborado pelo autor.

9 Modelo da capa CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LINS - UNILINS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO AUTORES TÍTULO DO TRABALHO Lins 2010

10 Folha de rosto NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO LINS - SP 2010 Monografia apresentada como requisito parcial para aprovação no curso de Pós- graduação lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho, do Centro Universitário de Lins-Unilins, sob a orientação do Prof. Dr. (nome e titulação do professor).

11 Estrutura exigida no curso de EST I INTRODUÇÃO II OBJETIVOS a) Geral (is) b) Específico(s) III JUSTIFICATIVA IV REFERENCIAL TEÓRICO V METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO VI CONCLUSÃO VII REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS VIII ANEXOS E APÊNDICES

12 A linguagem nos trabalhos técnico- científicos Linguagem deve ser CLARA e OBJETIVA Utilizar os termos técnicos correspondentes a cada área Evitar frases que possam levar a várias interpretações diferentes Textos técnicos devem ser escritos sempre na 3ª pessoa Por exemplo: – Não utilizar: eu fiz…. – Utilizar: foram feitos… Utilizar figuras, gráficos e ilustrações para complementar o texto

13 A linguagem nos trabalhos técnico-científicos Equívocos comuns – Frases muito longas. Pontuação inadequada Ex: Beija não, abraça - Beija, não abraça Palavras ou expressões com duplo sentindo – Ex: Com a descoberta da bússola os navios puderam se afundar no mar. Uso inadequado de palavras ou expressões – Ex: A igreja católica tem perdido clientela nos últimos anos Imprecisão ou incorreção nas colocações – O peso próprio das estruturas de concreto é aproximadamente uma enormidade

14 Formatação Papel A4 – Branco – Texto em preto: somente frente Margens – Superior: 3cm – Inferior: 2 cm – Esquerda: 3 cm – Direita: 2 cm – Parágrafo: 1,0 cm da margem esquerda e 4,0 para citações com mais de três linhas – Espaçamento: duplo Formatação detalhada: Página da biblioteca - Unilins Preparar um arquivo Word com todos os formatos antes do início da digitação

15 Plágio – Cópia, imitação, apropriação (de trabalho artístico/intelectual alheio) [Silveira Bueno (1996)].

16 Banca examinadora É o momento de apresentação dos resultados do trabalho. É aberta ao público Funcionamento Apresentação (aproximadamente 20 min.) Argüição Encerramento

17 Algumas dicas Prepare-se previamente (física e emocionalmente) Prepare o material a ser apresentado (slides, pôster...) Treine a apresentação Posicione-se frente à banca Procure agir de modo seguro, demonstrando domínio de si e do conteúdo Agradeça a presença do público e as contribuições da banca.

18 O que é? É conversar com o grupo. É conversar com o grupo.Origens Família Família Escola Escola Igreja Igreja 1.1 FALAR EM PÚBLICO

19 Por que do medo de falar em público? Perfeccionismo Auto-imagem negativa Falta de treino Excesso de auto-crítica Apresentações anteriores frustrantes

20 Qualidades de um orador MemóriaEntusiasmoDeterminaçãoElegância Teatralização TeatralizaçãoCriatividade Boa voz Ex. Sílvio Santos, Jô Soares, Collor

21 Impacto na mensagem Palavra 7% Voz 38% Expressão corporal 55% (é preciso ter equilíbrio – sal) O que eu ouço eu esqueço, O que eu ouço eu esqueço, o que eu vejo eu lembro, o que eu faço eu aprendo (Confúcio).

22 Erros mais comuns Cruzar em X GangorraPêndulo Animal enjaulado (o oito) Mãos nas costas Mãos nos bolsos Braços cruzados Gestos acima da linha da cabeça e abaixo da linha da cintura Movimentos alheios

23 Posições corretas No início da fala (abertura): posicionar-se em pé posicionar-se em pé posição padrão de conforto – pés juntos (homens) e pé direito para frente (mulheres) posição padrão de conforto – pés juntos (homens) e pé direito para frente (mulheres) Postura de segurar o pintinho Dedos quase unidos

24 É também muito interessante convidar um ouvinte (crítico) para acompanhar e avaliar seu desempenho. Não sinta-se desanimado ou frustrado caso não seja bem sucedido nas primeiras tentativas. Não se esqueça que falar em público, independente do tamanho mesmo é, sobretudo, questão de treino. Invista no seu potencial!

25 Chegou o momento de experimentar-se... Faça um pequeno treino. Siga os seguintes passos: Escolha um assunto de seu domínio, Estabeleça um tempo de fala (10 minutos), Articule mentalmente o discurso (lembre-se que a apresentação deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão), Cronometre o tempo e perceba como saiu-se durante tal atividade. É recomendável que a apresentação seja feita diante de um espelho para que você possa avaliar melhor os excessos. Faça uma avaliação criteriosa da sua performance.

26 Referências Bibliográficas CENTRO UNIVERSITÄRIO DE LINS – UNILINS. Normas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Lins, FOLCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia filosófica. São Paulo: Martins Fontes, MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, ____________________. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, REVISTA ESTUDOS E PESQUISAS. Unilins: Lins, v. 10, n.1, ago Modelos de artigos científicos

27 Sucesso na sua apresentação Contato:


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