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Silvio Ribeiro MODELO PARA FORMATAÇÃO DE ARTIGO PARA A REVISTA ESTUDOS & PESQUISAS DA UNILINS 12/1/2014Praticas Admnistrativas1.

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1 Silvio Ribeiro MODELO PARA FORMATAÇÃO DE ARTIGO PARA A REVISTA ESTUDOS & PESQUISAS DA UNILINS 12/1/2014Praticas Admnistrativas1

2 12/1/2014Praticas Admnistrativas2 Formatação Primeiro autor 1,Segundo autor 2,Terceiro autor 3 Orientador 4 1,2,3 Acadêmicos do Curso... do Centro Universitário de Lins-Unilins, Lins-SP, Brasil 4 Docente do Curso... do Centro Universitário de Lins - Unilins, Lins-SP, Brasil.

3 12/1/2014Praticas Admnistrativas3 Formatação Resumo O artigo deve ter um resumo. O resumo deve ser auto-suficiente e compreensível por um leitor fora do contexto do artigo. Palavras chaves – máximo 6

4 12/1/2014Praticas Admnistrativas4 Formatação Os trabalhos deverão conter no mínimo 4 (quatro) e no máximo 10 (dez) páginas, em papel de tamanho padrão A4 com margens esquerda e direita de 2,0 cm, e margens superior de 2,5 cm e inferior de 2,0 cm, fonte Times, tamanho 12 pt, no padrão PDF (Portable Document Format), contendo as seções: a)Introdução; b) Metodologia; c) Resultados; d) Discussão e Conclusões; e) Referências Bibliográficas.

5 12/1/2014Praticas Admnistrativas5 Formatação As primeiras linhas da página devem conter o título do trabalho em negrito, centralizado e em tamanho 14 pt, não excedendo duas linhas, seguido de uma linha em branco e pelas linhas que conterão o(s) nome(s) do(s) autor(es), em tamanho 12 pt. A primeira letra dos nomes, pronomes, verbos, adjetivos e advérbios devem estar com letra maiúscula.

6 12/1/2014Praticas Admnistrativas6 Formatação Artigos, conjunções coordenativas ou preposições não devem ter a primeira letra em maiúscula, a menos que seja a primeira palavra do título. Deve-se deixar 2 linhas de espaço antes dos itens subseqüentes.

7 12/1/2014Praticas Admnistrativas7 Formatação A seguir, separado por 2 linhas, o texto deve ser iniciado pela Introdução. A partir desta (inclusive), o texto deve ser dividido em duas colunas, separadas entre si por 1 cm (as colunas devem ficar com 8 cm de largura). Os subtítulos Introdução, Metodologia, etc., devem ser escritos em negrito com a primeira letra em maiúsculo e alinhados à esquerda, sendo que o conteúdo propriamente dito, deve ser iniciado após espaçamento de uma linha e tabulação (1 cm).

8 12/1/2014Praticas Admnistrativas8 Formatação Ao final de cada sub-seção deve-se deixar uma linha em branco. Todo o texto deverá ser escrito em espaço simples. As notas de rodapé e o local das mesmas, devem ser colocadas na parte inferior da coluna e da página correspondente. Use o tamanho de 8 pt As notas de rodapé devem ser em times 8pt, como este exemplo, contidas na mesma página da citação.

9 12/1/2014Praticas Admnistrativas9 Formatação As referências bibliográficas devem ser listadas no fim do artigo, na ordem de citação. Quando referenciadas no texto, coloque o número das citações entre colchetes, por exemplo, [1], [2] e [3]. Todas as ilustrações e gráficos devem ser ou preto- e-branco ou em escalas de cinza, centralizadas. As imagens como fotos e figuras com grande quantidade de textos, deverão ser enviadas também em arquivos separados, compactados (zipado) juntamente com o artigo da revista.

10 12/1/2014Praticas Admnistrativas10 Formatação As figuras, tabelas, etc., devidamente referenciadas no texto, podem ser colocadas da maneira mais conveniente para o autor em uma coluna ou ocupando toda a largura da página, desde que o texto permaneça em duas colunas. Entretanto, recomenda-se que quando possível, as figuras, tabelas e outros elementos sejam inseridos dentro do espaço das colunas. Recomenda-se ainda que antes e após os elementos não textuais e suas respectivas legendas, deixe-se uma linha de espaçamento entre estes e o texto. Os autores não devem se esquecer da colocação de legendas nas figuras, tabelas, gráficos e outros elementos.

11 12/1/2014Praticas Admnistrativas11 Formatação Todas as equações deverão ser numeradas seqüencialmente, com os números entre parênteses. As equações devem ser referenciadas no texto da seguinte forma: "Substituindo a Equação (1) na Equação (3), obtém-se...". Todas as tabelas deverão ser numeradas seqüencialmente.

12 12/1/2014Praticas Admnistrativas12 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Elementos Pré-textuais Elementos Textuais Elementos Pós-textuais

13 12/1/2014Praticas Admnistrativas13 Elementos Pré-textuais Os elementos pré-textuais também chamados de parte preliminar apresentam as informações iniciais necessárias para melhor caracterização e reconhecimento da origem e autoria do trabalho.

14 12/1/2014Praticas Admnistrativas14 Elementos Pré-textuais Compõe-se de: a) título e subtítulo (se houver) que figuraram na página de abertura do artigo, na língua do texto. b) autoria: nome completo do(s) autor(s) na forma direta, acompanhados de um breve currículo que o (s) qualifique na área do artigo, cargo que ocupa e principais cursos que possui. c) resumo: (condensação do texto), redigido pelo próprio autor, seguindo a NBR 6028 da ABNT. d) palavras-chave: são palavras (no máximo seis) significativas, retiradas do texto, que representam o seu conteúdo, agrupam os artigos por assunto, para que possam ser localizadas mais facilmente nas bibliotecas.

15 12/1/2014Praticas Admnistrativas15 Elementos Textuais São os elementos que compõem o texto do artigo. Dividem- se em introdução, desenvolvimento e conclusão. Introdução: Na introdução apresenta-se a finalidade e os objetivos do artigo, relacionando-a com a bibliografia consultada, explicitando o objetivo, bem como a justificativa do artigo. É na introdução que o autor irá situar o leitor no tema desenvolvido no corpo do texto.

16 12/1/2014Praticas Admnistrativas16 Elementos Textuais São os elementos que compõem o texto do artigo. Dividem- se em introdução, desenvolvimento e conclusão. Desenvolvimento: Parte principal e mais extensa do trabalho, deve ser exposta a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. Divide-se em seções e subseções conforme a NBR 6024 (2003). O desenvolvimento pode ser subdividido em etapas, conforme segue: a)Metodologia b)Resultados e discussão

17 12/1/2014Praticas Admnistrativas17 Elementos Textuais São os elementos que compõem o texto do artigo. Dividem- se em introdução, desenvolvimento e conclusão. a)metodologia: é a descrição das técnicas, métodos, sujeitos, etc, com a maior clareza possível de forma que outros autores possam contextualizar e aplicar em outras pesquisas; b)resultados e discussão: é interessante que o autor possa apresentar e discutir resultados obtidos na pesquisa, trazendo ao leitor maiores dados encontrados na parte experimental, podendo confrontá-los com os autores citados no corpo do texto.

18 12/1/2014Praticas Admnistrativas18 Elementos Textuais São os elementos que compõem o texto do artigo. Dividem- se em introdução, desenvolvimento e conclusão. Conclusão: É onde o autor irá destacar os resultados obtidos, apontando críticas, recomendações e sugestões para pesquisas futuras.

19 12/1/2014Praticas Admnistrativas19 Elementos Pós-Textuais Os elementos pós-textuais compreendem como componentes que completam e enriquecem o trabalho, sendo alguns opcionais: a) referências: elemento obrigatório constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023: 2003); b) glossário: elemento opcional elaborado em ordem alfabética; c) apêndices: elemento opcional. Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal. (NBR 14724: 2002, p.2); d) anexos: elemento opcional. Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. (NBR 14724: 2002, p.2)

20 12/1/2014Praticas Admnistrativas20 Referências Bibliográficas Toda publicação citada no texto deve ser incluída na lista de referências. As referências devem ser seqüencialmente numeradas, de acordo com o aparecimento no texto, estando o número dentro de colchetes [1]. Recomendações: - inclua todos os autores da referência e não apenas os três primeiros, seguidos de et al., para múltiplos autores; - utilize a abreviatura para títulos de periódicos de acordo com o padrão internacional; - o nome dos autores não deve ser separados por pontuação; - não inclua referências que não foram citadas no texto e não omita as citadas; - evite cometer excessos ou insuficiência de citação de trabalhos de outros autores - As referências completas devem ser listadas de acordo com a norma ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração

21 12/1/2014Praticas Admnistrativas21 Elementos de Apoio Citações: A Citação é uma menção no texto de informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. As citações são: diretas (transcrição literal de um texto ou parte dele) ou indiretas (redigidas pelo autor do trabalho com base em idéias de outros autores) e podem ser obtidos de documentos (palestras, debates, conferências, entrevistas, entre outras). As fontes de onde foram extraídas as citações são indicadas no texto pelo sistema da ABNT (NBR 10520: 2002). Notas de rodapé: Notas de rodapé são indicações bibliográficas, observações ou aditamentos ao texto pelo autor, tradutor ou editor.


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