A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária Homem Cristo Francisco Manuel Homem Cristo 6. março.2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária Homem Cristo Francisco Manuel Homem Cristo 6. março.2015."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária Homem Cristo Francisco Manuel Homem Cristo 6. março.2015

2 Foi também político, oficial do exército português e professor universitário. Fez parte do partido republicano. Em 1894 foi promovido a capitão, sendo colocado no Regimento de Infantaria em Viseu, onde verificou que, numa Companhia, apenas três soldados sabiam ler e escrever. Resolveu então ser professor do ensino primário, dentro do quartel, nas horas vagas da instrução militar, o que lhe valeu um louvor em Ordem do Exército.

3 Francisco Manuel Homem Cristo nasceu em Aveiro, a 8 de Março de 1860 e faleceu na sua terra Natal, a 25 de Fevereiro de Iniciou a sua carreira na imprensa, aos 17 anos. Ainda muito jovem, fundou o semanário: “ Povo de Aveiro” que foi, durante mais de meio século, o único redator.

4 Acusado de ter traído os ideais republicanos, aquando da implantação da República em 1910, viu-se forçado ao exílio em França. Tendo por essa razão deixado Aveiro e suspendido a publicação do seu semanário. Editou, em Paris, um periódico intitulado: Povo de Aveiro no Exílio.

5 Quando deflagrou a 1ª Grande Guerra, regressou a Aveiro e voltou a publicar o seu jornal, com o título de: O de Aveiro.

6 Francisco Homem Cristo destacou-se na defesa da manutenção do Liceu de Aveiro, instituição que na atualidade o tem por patrono e se denomina Escola Secundária Homem Cristo.

7 Consciente do peso histórico da casa que a alberga, a Escola Secundária Homem Cristo pretende, no seu dia-a-dia, honrar os pedagogos e os mestres que por ela passaram. É a sede do Agrupamento de Escolas de Aveiro. Designando-se como Escola de Referência na Educação especial, para:. Alunos cegos e baixa visão.. Intervenção Precoce. Unidade de multideficiência (1º/2º e 3º ciclo)

8 A escola forma e prepara os jovens para a continuação dos estudos ou para a inserção na vida ativa, sempre atenta às necessidades e anseios da comunidade educativa em que se integra.

9 Instruir e aprender é a primeira e mais urgente necessidade da nação. Francisco Homem Cristo

10 Trabalho realizado por: Ana Filipa, Maria João, Flávio, Ricardo (10ºD) e Bruno (12º E).


Carregar ppt "Escola Secundária Homem Cristo Francisco Manuel Homem Cristo 6. março.2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google