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Matemática 7ºano Ficou conhecido na História da Matemática pela grande importância que deu à resolução de problemas. Escreveu muitos artigos e livros.

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2 Matemática 7ºano

3 Ficou conhecido na História da Matemática pela grande importância que deu à resolução de problemas. Escreveu muitos artigos e livros onde apresentava problemas e métodos para a sua resolução Segundo George Pólya, APRENDE-SE A RESOLVER PROBLEMAS RESOLVENDO PROBLEMAS

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5 1º Passo - Compreender o problema: Ler com atenção o enunciado Definir a incógnita Elaborar um esquema que ajude a compreender melhor o problema. x - peso da mochila

6 Esquema: Peso da mochila: Peso do saco: Total: x 2x 9

7 2º Passo - Escrever a equação: 3º Passo - Resolver a equação:

8 4º Passo - Verificar se a solução da equação é também solução do problema. Peso da mochila: Peso do saco: Total: x=3 2x=6 9 Então, a resposta ao problema é: A mochila do Diogo pesa 3 Kg e o saco 6 Kg.

9 Passos para resolver um problema: Passos para resolver um problema: - Compreender o problema; - Resolver a equação; - Escrever a equação; - Verificar se a solução da equação é também solução do problema.

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11 Idade ActualIdade daqui a x anos 1212+x 3737+x

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14 Númerox Quádruplo do número4x Diferença entre 20 e o quádruplo do número 20-4x

15 O número em que o João pensou foi: (A) 25/-3(C) 5 (B) 25(D) 3

16 Se x representar o número de CDs da rapariga, equação que traduz o problema é: (A) 3x=54(C) x=3x (B) x+x=54(D) x+3x=54

17 A número de CDs da rapariga é: (A) 13,5(C) 13 (B) 14(D) O problema é impossível

18 Se representarmos por x o número em que a rapariga pensou, a equação que permite determina-lo é: (A) 2(x+15)=31(C) 2x+15+31=0 (B) 2(x+15)+31=0(D) 2x+15=31

19 O número é: (A) -23(C) 8 (B) -8(D) 23

20 Representando por x o número em que ele pensou, a equação que permite determina-lo é: (A) 2(x+5)=24(C) 2x+5=24 (B) 2x=24+5(D) 2x=24

21 O número é: (A) 17(C) 6 (B) 7(D) 12

22 A compra dos iogurtes Um iogurte de frutas custa mais 10 cêntimos do que um iogurte natural. A Inês comprou cinco iogurtes naturais e seis de frutas por cinco euros. Quanto custa um iogurte natural? Uma equação que permite resolver o problema é: (A) 5(x+0,10)+6x=5,00(C) 5x+6(x+0,10)=5,00 (B) 5x+6(x+10)=5,00 (D) 5(x+10)+6x=5,00

23 A distância entre a casa do Tiago e a Casa da Sofia é igual a 23 km. A equação que permite determinar a distância do jardim à escola é: (A) x+1+x+2(x-3)=23(C) 2(x-3)=23 (B) x+1=2(x-3)(D) x+1+x=2(x-3)

24 A distância entre a casa do Tiago e a Casa da Sofia é igual a 23 km. A distância do jardim à escola é: (A) 7 (C) 9 (B) 6(D) 14

25 Quantas turmas tem a escola? Os alunos que frequentam a escola estão distribuídos por turmas de 20 alunos. Se cada turma tivesse apenas 18 alunos haveria na escola mais três turmas. Quantas turmas de 20 alunos tem a escola? A equação que permite resolver o problema é: (A) 20x=18x(C) 20x=18x+3 (B) 20x+3=18x(D) 20x=18(x+3)

26 Quantas turmas tem a escola? O número turmas de 20 alunos é: (A)30(C) 18 (B) 27(D) 20

27 Continuar… Continuar… Continuar…

28 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar…

29 Continuar… Continuar… Continuar…

30 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… RAPARIGA x RAPAZ 3x TOTAL 54

31 Continuar… Continuar… Continuar…

32 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… É possível ter 13,5 CDs ?

33 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar…

34 Continuar … Continuar … Continuar … Continuar …

35 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Número x Multipliquei-o por 2 2x Adicionei 15 ao produto 2x+15 Obtive 31

36 Continuar … Continuar … Continuar … Continuar …

37 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar…

38 Continuar … Continuar … Continuar … Continuar …

39 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Número x Adicionei 5 x+5 Multipliquei a soma por 2 2(x+5) Obtive 24

40 Continuar … Continuar … Continuar … Continuar …

41 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar…

42 Continuar … Continuar … Continuar … Continuar …

43 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar…

44 Continuar … Continuar … Continuar … Continuar …

45 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar…

46 Continuar … Continuar … Continuar … Continuar …

47 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar…

48 Continuar … Continuar … Continuar … Continuar …

49 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar…

50 Parabéns… Parabéns… Já podes começar a fazer a ficha de trabalho… Já podes começar a fazer a ficha de trabalho…

51 Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar… Voltar a tentar…


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