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AULA 1 Site: www.epi.uff.br Epidemiologia Analítica.

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1 AULA 1 Site: Epidemiologia Analítica

2 Quais as questões clínicas frente a um paciente? 1.Diagnóstico 2.Tratamento 3.Prognóstico 4.Causa, fatores de risco associados 5.Prevenção

3 Como o conhecimento médico é construído?

4 O Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, acompanhando o amplo cenário de publicações científicas sobre o tratamento das dislipidemias e prevenção da aterosclerose e a importância do seu impacto sobre o risco cardiovascular, e reconhecendo a necessidade de atualizar a sua última Diretriz, publicada em 2007, reuniu um comitê de especialistas, a partir de junho de 2012, para a elaboração desse documento que ora apresentamos à comunidade médica. MENSAGEM DOS COORDENADORES

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6 HIERARQUIA DAS EVIDÊNCIAS Para situar o leitor sobre a consistência das recomendações dessa Diretriz, o grau de recomendação e os níveis de evidência foram baseados nos parâmetros descritos na Tabela I.

7 Tabela I. Grau de recomendação e nível de evidência GRAU DE RECOMENDAÇÃO I.Existe consenso e evidência em favor da indicação. IIa. Existe divergência, mas a maioria aprova. IIb. Existe divergência e divisão de opiniões. III. Não se recomenda. NÍVEL DE EVIDÊNCIA A. Múltiplos ensaios clínicos controlados, aleatorizados. B. Um único estudo clínico controlado e aleatorizado, estudos clínicos não aleatorizados ou estudos observacionais bem desenhados. C. Série ou relato de casos.

8 Toxicidade hepática é muito rara, e cerca de 1% dos pacientes apresentam aumentos das transaminases superiores a três vezes o limite superior ao normal, e essa elevação frequentemente diminui, mesmo sem interrupção da terapia Recomendação... Nível de evidência...

9 Referências Bibliográficas 41. Kashani A et al. Risks associated with statin therapy: a systematic overview of randomized clinical trials. Circulation. 2006;114(25): METHODS AND RESULTS: Major statin trials were identified by electronic search of the MEDLINE database from 1966 to December ….. CONCLUSIONS: On the basis of data available from published clinical trials, statin therapy is associated with a small excess risk of transaminase elevations, but not of myalgias, creatine kinase elevations, rhabdomyolysis, or withdrawal of therapy compared with placebo...

10 Epidemiologia Analítica Objetivo da disciplina Estudar os diferentes tipos de evidências científica, Aprender a interpretar os resultados dos estudos Compreender porque as evidências são classificadas em níveis

11 Livro texto Fletcher, Robert H; Fletcher, Suzanne W; Wagner, Edward H. Epidemiologia clínica. Elementos essenciais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed p.

12 Tópico Questão clínica Frequência (cap 4) Com que frequência a doença ocorre? (EPI2) Risco (cap 5 e 6) Quais os fatores associados à ocorrência da doença? Qual a força desta associação? Prognóstico/sobrevida (cap 7) Quais os fatores associados à evolução da doença? Causalidade (cap 11) Posso garantir que os fatores associados são causais? Tratamento (cap 8) A intervenção altera o curso da doença? Qual a eficácia do tratamento? Prevenção (cap 9) A intervenção evita a ocorrência de doença? Qual a eficácia da prevenção? Anormalidade/Diagnóstico (cap 3) O paciente tem ou não a doença? Qual a acurácia do teste diagnóstico usado? Síntese da evidência (cap 12) Como identificar a melhor evidência sobre as questões acima? Qual a qualidade da evidência? Capítulos do livro texto Epidemiologia clínica. Elementos essenciais.

13 Aula DiaTema 13/3Epidemiologia analítica - conceitos 210/3Busca bibliográfica – PUBMED 317/3Estudos de prevalência e associação – TRANSVERSAIS 424/3Estudos de risco – COORTE1 531/3Estudos de risco – COORTE2 67/4Estudos de risco – prognóstico e SOBREVIDA 1 714/4Estudos de risco – prognóstico e SOBREVIDA 2 821/4Feriado de Tiradentes 928/4Estudos de risco – CASO-CONTROLE1 105/5Revisão 1112/5Avaliação I 1219/5Estudos de intervenção – ECR1 1326/ 5Estudos de intervenção – ECR2 142/6Estudos de teste DIAGNÓSTICO/ ARTIGO 1 159/6Estudos de teste DIAGNÓSTICO/ ARTIGO /6Síntese da evidência – revisão sistemática e METANÁLISE1 1723/6Síntese da evidência – revisão sistemática e METANÁLISE2 1830/6Avaliação II 197/7Avaliação II 2014/7V.S.

14 Avaliação da disciplina Aulas práticas – apresentação e discussão de artigos - exercícios Média final = Avaliação I (peso 2) + Avaliação II (peso 2) + média das atividades em sala de aula (peso1)/5 Faltas – 25% - máximo 4 faltas


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