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Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR

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Apresentação em tema: "Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR
TIC DOMICÍLIOS - PARTE 1 PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2006 Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR

2 Agenda Sobre o CGI.br Sobre o NIC.br Cenário Internacional
Cenário Nacional Iniciativas do CGI.br Pesquisas TIC Domicílios Perguntas

3 Sobre o CGI.br Criado em maio de 1995
Pela Portaria Interministerial Nº 147 de 31/05/1995, alterada pelo Decreto Presidencial Nº de 03/09/2003 Responsável pela coordenação e integração dos serviços Internet no país Modelo multistakeholder composto por membros do governo, setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica

4 1 – Min. da Ciência e Tecnologia
2 – Min. das Comunicações 3 – Casa Civil da Presidência da República 4 – Min. do Planejamento, Orçamento e Gestão 5 – Min. do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 6 – Min. da Defesa 7 – Agência Nacional de Telecomunicações 8 – Conselho Nacional de Desenv. Científico e Tecnológico 9 – Conselho Nac. Secretários Estaduais p/ Assuntos de Ciência e Tecn. 10 – Notório Saber 11 – Provedores de acesso e conteúdo 12 – Provedores de infra de telecom 13 – Indústria TICs e software 14 – Empresas usuárias 15 – Terceiro setor 16 – Terceiro setor 17 – Terceiro setor 18 – Terceiro setor 19 – Academia 20 – Academia 21 – Academia

5 Sobre o NIC.br Entidade civil, sem fins lucrativos Criada em 2003
Começou a atuar em 5 de dezembro de 2005 Braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

6 Principais atribuições do CGI.br
Fomentar o desenvolvimento de serviços Internet no Brasil Recomendar padrões e procedimentos técnicos operacionais para a Internet no Brasil Coordenar a atribuição de endereços Internet (IPs) e o registro de nomes de domínios usando ccTLD <.br> Coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços Internet – indicadores e estatísticas

7 CENÁRIO INTERNACIONAL

8 Desafios Cenário Internacional
Com o desenvolvimento da sociedade da informação, se faz necessário: Ir além das estatísticas de disponibilidade de infra-estrutura Ampliar a compreensão sobre a intensidade e natureza do uso das TICs Compreender o impacto das TICs na economia e na sociedade Ir além da economia, tratando de sociedade e cultura (convergência e conteúdo) Governo eletrônico e interação governo-cidadão Capital humano, habilidades solicitadas (quais são elas), mercado de trabalho e mobilidade Novos desafios para políticas públicas, medição e análise

9 Antecedentes Cenário Internacional
Na última década, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em particular, a Internet, experimentaram uma notável expansão Diversos Planos de Ação e projetos para favorecer a implantação das TICs foram executados em diferentes países O aumento do uso das TICs e a existência de Planos motivaram a busca de informações fidedignas acerca da infra-estrutura disponível, acesso, uso e impacto destas tecnologias Organismos nacionais e internacionais criaram Grupos de Trabalho para elaborar metodologias com vistas a conhecer e acompanhar os avanços da sociedade da informação

10 Histórico Cenário Internacional
Setembro Summit do Milênio das Nações Unidas – Nova York  Adoção da Declaração do Milênio e apresentação das Metas do Milênio (MDG)  189 Países Membros da ONU se comprometeram, até 2015, a realizar uma série de metas e objetivos, entre eles: Objetivo n°8 – Estabelecer uma associação mundial para o desenvolvimento Meta n° 18 – Em cooperação com o setor privado, fazer com que os benefícios das novas tecnologias, em particular das tecnologias da informação e da comunicação, possam ser aproveitados por todos Indicadores 47 – Número de linhas telefônicas fixas e celulares 48 – Número de computadores e de usuários internet

11 Histórico Cenário Internacional
Junho Formação do “Partnership on Measuring ICT for Development” – UNCTAD São Paulo  Iniciativa global que reúne UIT, OECD, UNCTAD, UNESCO, escritórios regionais da ONU, UN ICT Task Force e Banco Mundial Objetivos específicos: Adotar um grupo de indicadores TIC comparáveis internacionalmente Consolidar standards Oferecer assistência aos países que querem levantar os indicadores “core” Aumentar a capacity building (formação de recursos humanos) nos países em desenvolvimento Criar um banco de dados internacional de indicadores ICT Foco em três tipos de indicadores: Infra-estrutura e Acesso Domicílios Empresas

12 Histórico Cenário Internacional
Fevereiro Reunião Temática sobre a Medição da Sociedade da Informação, WSIS • 250 delegados de 83 países membros das Nações Unidas, representantes de institutos nacionais de estatística, agências nacionais de telecomunicações, ministérios envolvidos com atividades da sociedade da informação, organizações internacionais e regionais e ONGs, entre outros Foi acordada uma lista comum de indicadores core para infra- estrutura básica, domicílios, empresas e setor TIC

13 CENÁRIO NACIONAL

14 Cenário Brasil Cooperação para a produção dos indicadores TIC
Fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e para a comparabilidade internacional  CGI.br e IBGE - desenvolvimento e financiamento do módulo TIC - participação conjunta em eventos  CGI.br e Anatel - revisão dos indicadores de telecomunicações da UIT

15 INICIATIVAS CGI.br

16 Objetivo das Iniciativas
Acompanhar, monitorar e avaliar o impacto sócio-econômico das TICs Fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas que garantam o acesso às TICs no Brasil Permitir a comparabilidade da realidade brasileira com outros países

17 Iniciativas Parceria com o IBGE Parceria com o IBOPE
Inclusão de um módulo com 23 questões básicas sobre penetração e uso da internet na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD 2005 140 mil domicílios entrevistados Indicadores domicílio - resultados out/2006 Número de linhas fixas, de celulares, de televisores, de PCs, de PCs com acesso à internet Indicadores indivíduo - resultados março 2007 Local de uso, freqüência de uso, total de horas de uso por semana, tipo de serviços e atividades Parceria com o IBOPE Publicação de Indicadores mensais em Internautas domiciliares ativos e horas navegadas Sessões por pessoa Perfil da audiência por gênero Penetração da Internet nos domicílios Perfil do internauta e atividades realizadas Acesso mundo

18 Iniciativas ANUAL e NACIONAL Pesquisa TIC DOMICÍLIOS E TIC EMPRESAS
Investigam a penetração e uso da internet, incluindo questões específicas sobre uso de governo eletrônico, comércio eletrônico, segurança, educação, barreiras de acesso, entre outros ANUAL e NACIONAL • Comparabilidade internacional (modelo Eurostat/OECD) • Entrevistas presenciais (domiciliar) e por telefone (empresas) • Margem de erro de no máximo 1,5% nacional e 5% regional 1ª Pesquisa – ago/set 2005 – resultados em http: 2ª Pesquisa – ago/set 2006 – primeiros resultados NOVEMBRO 2006

19 PESQUISAS TIC 2006

20 Pesquisas TIC 2006 TIC DOMICÍLIOS – Parte 1 A - Acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos domicílios B - Uso do Computador C - Uso da Internet H - Habilidades com o Computador I - Habilidades com a Internet L - Acesso sem Fio LL - Intenção de Aquisição de Equipamentos e Serviços TIC TIC DOMICÍLIOS – Parte 2 D - Segurança na Internet E - Uso do F - Spam G - Comércio Eletrônico J - Governo Eletrônico TIC EMPRESAS A - Uso das TICs B - Uso da internet C - Comércio Eletrônico D - Governo Eletrônico E - Segurança Divulgação no primeiro trimestre de 2007

21 Erro amostral aproximado Erro amostral aproximado
Pesquisas TIC Amostra • 10,5 mil domicílios Quebra por região, estados e áreas metropolitanas, classe social, localização do domicílio, renda, situação de emprego, instrução, idade e sexo, raça, entre outros Faixa etária – a partir dos 10 anos 1,6% 4096 1,0% 10510 Total 3,9% 665 2,5% 1646 Sul 3,1% 1060 2,0% 2549 Sudeste 2,8% 1260 3692 Nordeste 4,5% 488 1027 Centro-Oeste 4,0% 623 1596 Norte Erro amostral aproximado Amostra Internet Erro amostral aproximado Amostra Total Regiões

22 Pesquisas TIC 2006 Quebra por região

23 Apresentação dos Dados

24 Tendências observadas Comparativo 2005-2006
Conclusões da Pesquisa Segue o mesmo cenário: os fatores socioeconômicos ainda são os principais determinantes do acesso às tecnologias da informação no Brasil  quanto maior a renda e a escolaridade, maior o acesso As desigualdades regionais também se reproduzem nos critérios de posse e uso de tecnologias da informação  os habitantes das regiões mais ricas têm mais acesso e utilizam mais essas tecnologias Aumentou a base de usuários de internet: aumento de posse mas não de uso na mesma proporção  quem já acessava, hoje acessa de casa aumenta o uso constante da rede, mas aquele que nunca usou provavelmente não está sendo incluído Houve uma melhora na qualidade do acesso doméstico  para quem tem acesso, está melhorando, mas a base não está se ampliando na mesma proporção Aumento no uso de centros de acesso público pagos, como lanhouses

25 Posse Bens TIC Proporção de domicílios que possuem equipamentos de TIC (%) – Base 2005: Base 2006:

26 Posse Bens TIC Comparativo: TIC 2005, TIC 2006 e PNAD 2005
Indicadores de posse, comparativo TIC e PNAD (%) – Base TIC 2005: domicílios Base PNAD 2005: Base 2006:

27 Aumentou a posse e o uso* tanto de computadores quanto da internet
Brasil: No Caminho da Inclusão Digital De 2005 para 2006: Aumentou a posse e o uso* tanto de computadores quanto da internet domicílios a mais possuem computadores domicílios a mais possuem acesso à internet pessoas a mais são usuárias de computador pessoas a mais são usuárias da internet * Quando citamos o aumento do uso e dos usuários, nos referimos aqueles que utilizaram nos últimos três meses e não aqueles que já utilizaram alguma vez na vida – já que o conceito de usuário requer alguma constância.

28 Internet e Computador: Uso x Posse Comparativo 2005-2006
14,5 13,0 Possui acesso a internet 19,6 16,9 Possui computador Projeção Domicílios ** % Projeção Domicílios* 2005 2006 POSSE 45,7 45,2 Já utilizou computador 33,1 29,7 Utilizou computador últimos 3 meses 54,3 54,8 Nunca utilizou computador 66,7 67,8 Nunca utilizou internet 27,8 24,4 Utilizou internet últimos 3 meses Projeção Pessoas** % Projeção Pessoas * 32,2 2005 33,3 Já utilizou internet 2006 USO Projeções realizadas com base nos seguintes dados *Base 2005: 49.2 milhões de domicílios, 143 milhões habitantes com mais de 10 anos de idade (PNAD 2003) **Base 2006: 53.1 milhões de domicílios, 153 milhões de habitantes com mais de 10 anos de idade (PNAD 2005)

29 Internet : Uso Comparativo: TIC 2005, TIC 2006 e PNAD 2005
Proporção dos que utilizaram internet nos últimos 3 meses, comparação TIC e PNAD Base TIC 2005: domicílios Base PNAD 2005: Base 2006:

30 Computador: Posse e Uso Comparativo Classe, Renda, Idade 2005-2006
40,09 33,07 21,11 18,15 De 25 a 34 anos 53,98 52,91 24,26 24,16 De 16 a 24 anos FAIXA ETÁRIA 54,31 43,32 18,59 11,64 De 10 a 15 anos 25,39 25,07 20,16 17,58 De 35 a 44 anos 69,17 63,59 60,17 53,4 R$1801 OU MAIS Uso (últimos 3 meses) Posse Computador 15,46 23,06 7,3 2,96 2,0 16,4 56,94 89,48 2005 18,16 36,72 13,84 2,51 1,87 2,83 18,81 63,17 86,02 2006 12,74 20,85 De 45 a 59 anos 51,09 43,06 R$1001-R$1800 29,16 22,34 R$501-R$1000 14,72 14,16 R$301-R$500 9,05 6,86 ATÉ R$300 RENDA FAMILIAR 12,90 11,11 DE 38,04 35,21 C 71,13 69,05 B 94,06 86,77 A CLASSE SOCIAL Posse Cresceu sobretudo nas classes B e C Base 2005: Base 2006:

31 Local de Uso: Sucesso das Lan Houses e Internet Cafés
As pessoas utilizam mais o computador e a internet em casa e nos centros de acesso públicos pagos (por exemplo, lan houses, internet cafés, etc.) Classes D e E utilizam mais computador e internet na escola e em centros de acesso público pagos (por exemplo, lan houses, internet cafés, etc.) A terceira idade utiliza mais em casa Os adultos entre 25 e 44 anos utilizam em casa e no trabalho mais acentuadamente Os mais jovens, de 10 a 15 anos utilizam mais em casa, nos centros de acesso público pagos e na escola

32 Computador: Local de Uso 2006
Local de uso do computador (%) As classes DE utilizam o computador predominantemente em centros públicos de acesso pago (34%), como lan houses e cyber cafés, e na escola (30%) – já que são as que menos possuem computador em casa. Base 2006: entrevistados que utilizaram o computador nos últimos três meses

33 Computador: Local de Uso 2006
236 1,64 11,07 3,29 5,46 4,50 38,49 63,82 De 45 a 59 anos 461 0,03 11,51 1,18 10,92 6,59 41,83 53,91 De 35 a 44 anos 816 0,46 19,94 3,02 13,96 13,08 40,28 45,14 De 25 a 34 anos 634 1,32 13,42 1,82 12,01 12,7 37,92 70,46 R$1801 OU MAIS 873 0,36 20,21 3,34 16,89 17,67 29,35 53,28 R$1001-R$1800 1.211 1,42 29,61 5,05 19,21 18,28 21,77 31,15 R$501-R$1000 345 1,97 39,66 7,36 18,12 28,75 10,34 10,96 R$301-R$500 0,00 1,30 2,21 2,41 1,6 1,26 0,76 1,04 Outros 36 1.176 752 54 579 1.629 1.142 127 Base 1,51 1,48 8,05 20,87 83,42 De 60 anos ou mais 33,93 18,91 21,61 20,54 40,67 De 16 a 24 anos 32,13 5,94 23,67 31,96 1,16 30,95 De 10 a 15 anos FAIXA ETÁRIA 39,72 6,11 14,46 28,11 4,66 14,5 ATÉ R$300 RENDA FAMILIAR 33,97 6,58 18,06 30,02 13,69 11,15 DE 29,11 4,1 18,42 19,91 25,26 33,86 C 17,91 2,72 14,1 11,75 28,62 69,04 B 5,99 0,07 11,64 8,22 41,63 81,86 A CLASSE SOCIAL Centro Público de Acesso Pago Centro Público de Acesso Gratuito Na casa de outra pessoa Na escola No trabalho Em casa Base 2006: entrevistados que utilizaram o computador nos últimos três meses

34 Internet: Local de Uso 2006 Local de uso da Internet (%) - 2006
Base 2006: entrevistados que utilizaram a internet nos últimos 3 meses

35 Centro Público de Acesso Pago Centro Público de Acesso Gratuito
Internet: Local de Uso 2006 375 0,61 15,12 1,05 9,19 4,25 38,88 55,79 De 35 a 44 anos 715 0,87 26,20 2,30 14,68 13,34 37,88 38,94 De 25 a 34 anos 590 1,71 15,64 0,91 11,14 13,39 37,85 65,13 R$1801 OU MAIS 780 0,67 25,59 2,81 18,52 15,37 28,17 45,80 R$1001-R$1800 966 1,39 36,45 4,93 17,97 15,07 19,25 27,05 R$501-R$1000 245 1,72 49,22 8,39 16,74 23,96 8,33 7,54 R$301-R$500 30 1,64 45,73 4,71 15,56 26,61 2,01 9,07 ATÉ R$300 0,33 1,61 2,31 1,52 0,92 Outros 32 209 1061 532 392 1.337 1.070 126 Base 1,94 1,15 8,36 21,00 79,64 De 60 anos ou mais 11,35 3,77 5,59 2,99 39,63 60,70 De 45 a 59 anos 38,25 4,12 18,73 19,70 18,86 35,48 De 16 a 24 anos 38,74 5,57 22,56 24,13 1,35 28,98 De 10 a 15 anos FAIXA ETÁRIA RENDA FAMILIAR 48,08 6,44 15,87 22,76 11,89 9,82 DE 35,54 4,13 18,65 17,56 24,10 27,69 C 19,33 2,00 13,59 11,44 27,84 62,04 B 8,06 0,07 12,53 6,85 37,16 78,04 A CLASSE SOCIAL Centro Público de Acesso Pago Centro Público de Acesso Gratuito Na casa de outra pessoa Na escola No trabalho Em casa Base 2006: entrevistados que utilizaram a internet nos últimos 3 meses

36 Local em que aprendeu a utilizar computador 2006
1019 2,11 23,10 16,15 1,42 6,01 32,89 3,10 4,23 20,72 DE 2268 0,70 20,07 23,55 4,07 4,74 41,25 3,09 6,59 13,64 C 1274 0,63 17,74 34,28 6,64 1,40 43,93 3,99 6,22 11,85 B 130 0,50 22,18 42,12 10,60 0,40 38,75 5,63 4,62 13,34 A CLASSE SOCIAL 65 20,29 38,92 4,95 4,47 14,06 9,27 3,93 9,28 De 60 anos ou mais 334 1,17 32,40 31,75 6,39 1,59 25,16 7,24 7,95 De 45 a 59 anos 622 0,61 25,03 29,48 3,86 2,63 33,46 6,06 6,92 6,62 De 35 a 44 anos 1127 0,57 16,43 26,15 6,70 3,56 49,03 4,81 6,73 9,97 De 25 a 34 anos 1576 0,79 13,98 21,18 3,62 5,26 52,02 2,70 7,48 15,03 De 16 a 24 anos 967 2,47 27,18 25,53 4,08 21,40 0,37 1,47 27,51 De 10 a 15 anos FAIXA ETÁRIA 4691 20,15 25,37 4,37 40,09 3,41 5,92 14,68 Total BASE Outra s/esp Com parentes , amigos Por conta própria, aprendeu usando Por conta própria, lendo livros, cd- roms, etc Em cursos de treiname nto pelo governo Em uma escola de informát ica Em cursos de treinam ento pelo empreg ador Em cursos de treinam ento para adultos Em uma instituiç ão formal de ensino * Base total: entrevistados que já utilizaram computador e declararam possuir alguma habilidade.

37 Computador: Habilidades 2005-2006
Proporção de pessoas que realizaram curso de informática (%) – 2005: 29,9% fez curso 2006: 27,5% fez curso Em 2006, cerca de 25,4% dos que já utilizaram computador aprenderam a usá-lo por conta própria e cerca de 20%, com amigos e parentes. A justificativa para não realização de cursos é o custo (especialmente entre as classes mais baixas) e a falta de tempo (especialmente entre os de escolaridade mais alta) Base 2005: entrevistados Base 2006: entrevistados

38 Internet: Barreiras Posse 2006
Motivos para inexistência de acesso à Internet no domicílio (%) 8.987 1,94 13,03 1,00 67,55 31,69 0,89 5,21 Total Classe Social 4.414 2,37 12,55 0,63 70,98 32,15 1,07 2,23 DE 3.765 1,48 11,71 0,92 67,65 32,34 0,6 6,55 C 783 1,57 21,86 3,27 49,16 26,01 1,27 14,92 B 25 8,24 20,08 7,64 22,86 28,6 25,7 A BASE Não sabe Nenhum dos itens acima, mas outro motivo Preocupaçõ es com segurança e/ou privacidade Falta do computador / O custo do equipament o é muito elevado O custo do acesso é muito elevado Não tem acesso a internet na cidade onde vive Tenho acesso à Internet em outro lugar PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES: FALTA DO COMPUTADOR E CUSTO DO ACESSO *Base total: 8,987 entrevistados que não tem acesso à internet no domicilio.

39 Internet: Posse Tipo de Conexão - 2006
Tipo de conexão utilizada para acessar a Internet no domicílio (%) Base 2006: entrevistados que têm acesso à internet no domicilio (excluindo faixa etária entre anos)

40 Internet: Posse Tipo de Conexão - 2006
Tipo de conexão utilizada para acessar a Internet no domicílio (%) 32,99 8,69 8,44 0,32 4,7 7,62 15,34 3,57 NS/ NR Detalhamento Banda Larga (sobre total dos que têm internet no domicílio) 19,52 36,31 40,61 71,87 51,30 40,18 29,63 23,49 11,84 Banda Larga (Total) 1,2 0,7 0,73 1,07 0,96 Outra conexão fixa à Internet 68 0,48 19,05 47,49 DE 449 0,1 0,67 5,47 2,68 27,48 53,74 C 733 1,59 0,82 4,6 7,36 27,83 48,89 B 96 0,11 1,38 6,58 16,88 47,02 29,56 A CLASSE SOCIAL 423 0,66 0,65 4,37 9,38 36,9 43,45 R$1801 OU MAIS 420 1,61 0,71 6,03 6,57 26,87 49,51 R$1001-R$1800 311 0,84 3,13 1,51 24,28 53,27 R$501-R$1000 22 17,2 6,3 72,93 R$301-R$500 3 88,16 ATÉ R$300 RENDA FAMILIAR Base Outra conexão sem fio Conexão via satélite Conexão via rádio Modem via cabo Modem digital via linha telefônica Modem Tradicional Base 2006: entrevistados que têm acesso à internet no domicilio (excluindo faixa etária entre anos)

41 Internet: Posse Barreira Banda Larga - 2006
Motivos para não ter acesso Banda Larga no domicílio (%) 13,09 2,75 3,42 13,48 21,5 51,13 Total Não Sabe/ Não respondeu Outras Razões Tem Acesso Banda Larga de outro local Não disponível na área Não há necessidade Custo Elevado Destaca-se entre as classes DE a não disponibilidade de banda larga na área (26,5%). Base 2006:658 entrevistados que têm internet mas não acesso por banda larga

42 Internet: Posse Barreira Banda Larga - 2006
Motivos para não ter acesso Banda Larga no domicílio (%) 23,57 15,26 10,59 14,1 15,05 10,15 12,5 38,03 Não Sabe/ Não respondeu 32 26,45 8,23 41,74 DE 241 2,32 2,87 9,38 19,38 55,79 C 357 2,8 4,28 15,22 23,23 50,18 B 27 9,25 1,11 11,53 33,63 33,11 A CLASSE SOCIAL 181 4,43 2,81 17,12 23,65 41,71 R$1801 OU MAIS 208 3,27 4,49 11,02 22,37 53,08 R$1001-R$1800 165 0,56 2,97 12,76 16,92 59,75 R$501-R$1000 16 2,17 16,51 8,87 40,35 R$301-R$500 2 78,86 100 ATÉ R$300 RENDA FAMILIAR Base Outras Razões Tem Acesso em conexão Banda Larga de outro local Falta de disponibilidade na área Não há necessidade Custo Elevado Base 2006:658 entrevistados que têm internet mas não acesso por banda larga

43 Internet: Barreiras de Uso 2006
Motivos do não acesso a internet nos últimos 3 meses (%) 157 0,86 24,65 2,2 49,45 65,47 10,07 2,76 33,21 DE 327 0,26 21,72 0,1 3,22 38,64 62,44 11,64 2,68 37,55 C 91 20,93 2,32 39,36 41,32 6,47 6,12 54,84 B 2 60,36 100 A CLASSE SOCIAL 577 0,38 22,54 0,06 2,79 41,77 59,69 10,36 3,23 39,34 Total BASE Nenhum Outros Deficiên cia física Não tem acesso a internet na cidade onde vive Não tem internet em casa Não tem computa dor em casa Falta habilida de com internet Não sabe usar computa dores Não tem necessidade/ interesse OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA OS QUE JÁ UTILIZARAM INTERNET ALGUMA VEZ NA VIDA NÃO SEREM USUÁRIOS CONSTANTES: A AUSÊNCIA DO COMPUTADOR E DE ACESSO A INTERNET EM CASA *Base: 577 entrevistados que já utilizaram a internet, mas não nos últimos três meses.

44 Internet: Propósitos de Uso 2005-2006
Propósitos de Uso da Internet (%) Nota-se uma diferença nos propósitos de uso entre homens e mulheres: aqueles utilizam mais para fins de trabalho e estas utilizam mais para fins educacionais. Base 2006: entrevistados que utilizaram a internet nos últimos 3 meses Base 2005: entrevistados que utilizaram a internet nos últimos três meses

45 Internet: Propósitos de Uso 2005-2006
Uso da Internet para: Comunicação Busca de Informações, Lazer e Internet Banking (%) O uso do internet banking ainda é baixo. Ele aumenta de acordo com o aumento da renda e da escolaridade, e conforme se passa das classes menos para as mais favorecidas. Base 2006: entrevistados que utilizaram a internet nos últimos 3 meses Base 2005: entrevistados que utilizaram a internet nos últimos três meses

46 Internet: Uso Ligado a Educação e Treinamento - 2006
Uso da internet para fins de treinamento e educação (%) * Base total: entrevistados que já utilizaram internet para fins de treinamento e educação, projeção populacional = 28,838,535

47 Acesso sem Fio Telefone Celular
60,61% dos entrevistados utilizaram o telefone celular nos últimos três meses 46,3% da população afirma possuir um aparelho próprio  Desse total, 88,6% são telefones pré-pagos Atividades realizadas pelo telefone celular - comparativo 2005*-2006** (%) *Base 2005: entrevistados que usam telefone celular **Base 2006: entrevistados que usam telefone celular

48 Valor máximo declarado para aquisição de computador (%)
Computador: Leilão Valor máximo declarado para aquisição de computador (%) Base 2005: Base 2006:

49 Valor máximo declarado para aquisição de computador (%)
Computador: Leilão 2006 Valor máximo declarado para aquisição de computador (%) 71,45 57,15 36,13 18,68 6,87 3,43 2,57 1,28 C 62,65 49,42 32,02 17,58 7,02 3,23 2,29 1,23 Total 44,59 30,05 16,29 8,54 3,52 1,82 1,32 0,58 DE 86,63 78,97 60,45 35,88 14,77 5,54 3,59 2,45 B 94,52 91,37 80,36 61,11 34,38 15,56 9,66 6,29 A CLASSE SOCIAL 86,71 81,53 64,89 42,11 18,84 7,88 5,16 3,11 R$1801 OU MAIS 81,17 71,65 52,32 29,24 10,73 4,74 3,93 2,27 R$1001-R$1800 63,47 47,30 27,16 13,05 5,12 2,39 1,67 0,79 R$501-R$1000 44,29 28,52 15,25 8,36 3,34 1,92 1,21 0,50 R$301-R$500 29,98 18,05 9,12 4,26 2,23 1,04 0,49 0,34 ATÉ R$300 RENDA FAMILIAR R$ 500,00 R$ 1000,00 R$ 1500,00 R$ 2000,00 R$ 3000,00 R$ 4000,00 R$ 5000,00 R$ mais de 5000,00 POLÍTICA DE PREÇOS NÃO É EFETIVA ENTRE AS PESSOAS DE MENOR RENDA E DAS CLASSES D e E Base 2006:

50 Valor máximo declarado para aquisição de acesso a internet (%)
Internet: Leilão Valor máximo declarado para aquisição de acesso a internet (%) Base 2005: entrevistados Base 2006: entrevistados

51 Valor máximo declarado para aquisição de acesso a internet (%)
Internet: Leilão 2006 Valor máximo declarado para aquisição de acesso a internet (%) 11,12 20,52 37,54 54,39 74,51 59,77 49,20 31,20 18,82 33,38 R$ 50,00 7,50 12,87 23,38 37,01 58,46 42,84 32,14 19,38 11,32 21,47 R$ 70,00 6,22 9,98 18,30 29,51 44,65 34,43 25,11 15,22 9,06 16,83 R$ 80,00 45,05 34,86 24,82 6,75 3,40 2,00 1,56 0,93 C 62,06 52,00 40,10 11,20 5,35 2,80 1,01 Total 32,28 22,91 14,99 4,09 1,55 0,50 0,42 0,34 DE 70,93 59,52 45,46 12,53 6,10 3,06 2,23 0,86 B 83,14 76,68 64,44 18,67 8,14 4,18 2,53 1,51 A 91,96 85,12 83,26 27,06 12,64 4,62 2,84 2,12 CLASSE SOCIAL R$1801 OU MAIS 81,31 76,16 66,83 21,54 8,65 3,35 1,98 1,15 R$1001-R$1800 78,71 69,83 59,34 16,12 7,55 4,47 3,32 1,85 R$501-R$1000 63,40 51,84 38,56 10,43 5,08 2,54 0,95 R$301-R$500 45,42 34,71 22,65 6,65 3,93 2,20 1,57 0,81 ATÉ R$300 RENDA FAMILIAR R$ 20,00 R$ 30,00 R$ 40,00 R$ 100,00 R$ 150,00 R$ 200,00 R$ 250,00 R$ mais de 250,00 POLÍTICA DE PREÇOS NÃO É EFETIVA ENTRE AS PESSOAS DE MENOR RENDA E DAS CLASSES D e E Base 2006:

52 Conclusões da Pesquisa
USO pessoas a mais são usuárias de computador  Total 2006: (33,1%) pessoas a mais são usuárias da internet  Total 2006: (27,8%) POSSE Aumentou a posse e o uso* tanto de computadores quanto da internet  principalmente nas classes B/C  Aumento da posse das classes DE 14,5 Possui acesso a internet 19,6 Possui computador Projeção Domicílios ** % 2006 Aumento em domicílios - Posse Posse não cria o hábito

53 Pesquisas TIC Domicílios 2006 estão disponíveis para download em:
PERGUNTAS? Pesquisas TIC Domicílios 2006 estão disponíveis para download em:


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