A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AÇÃO GOVERNAMENTAL DE PLANEJAMENTO A Lei Complementar 381/2007, art. 10, dispõe que a ação governamental obedecerá a um processo sistemático de planejamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AÇÃO GOVERNAMENTAL DE PLANEJAMENTO A Lei Complementar 381/2007, art. 10, dispõe que a ação governamental obedecerá a um processo sistemático de planejamento."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 AÇÃO GOVERNAMENTAL DE PLANEJAMENTO
A Lei Complementar 381/2007, art. 10, dispõe que a ação governamental obedecerá a um processo sistemático de planejamento que vise a promover o desenvolvimento do Estado, a sua consequente distribuição populacional pelo território catarinense, a democratização dos programas e ações com amplo engajamento das comunidades, a regionalização do orçamento e a transparência administrativa. A Ação Governamental será efetivada mediante a formulação dos seguintes instrumentos básicos de planejamento: Plano Catarinense de Desenvolvimento; Planos de Desenvolvimento Regionais; Planos Decenais, com ênfase em indicadores socioeconômicos e de desenvolvimento humano; Plano Plurianual de Governo; Programas gerais, setoriais, regionais e municipais de duração anual e plurianual; Diretrizes Orçamentárias; Orçamento Anual; e Programação Financeira e Cronograma de Execução Mensal de Desembolso.

4 PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO - PCD 2015 -
O PCD consiste em um conjunto de diretrizes e estratégias que visam a orientar a ação governamental até 2015, reintroduzindo o processo de planejamento de longo prazo na Administração Pública de Santa Catarina, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento. O Plano não é um documento acabado, mas um instrumento de interação entre o Estado e a Sociedade, capaz de receber novas ideias, refletindo as complexidades e as rupturas do mundo atual, e incorporando novas estratégias que deverão emergir durante a sua implementação.

5 OBJETIVOS Estabelecer os fundamentos para que se possa promover o desenvolvimento sustentável e equilibrado do Estado; Identificar as áreas de atuação e diretrizes estratégicas do Estado; Formular diretrizes estratégicas norteadoras da ação governamental para o alcance dos objetivos e metas definidos.

6 OS PRINCÍPIOS DE SUA ELABORAÇÃO
O PCD é uma ação de Estado, desenvolvido com base na metodologia de construção de cenários, para o período 2007 a 2015. Princípios : O Plano deve se concentrar em ações de responsabilidade do Estado; O Plano é um instrumento de coordenação dos programas e projetos setoriais e regionais considerados prioritários; O Plano deve levar em consideração programas e projetos em andamento; O Plano deve criar condições para o desenvolvimento de programas e projetos regionais; O Plano será estruturado em torno de dimensões e áreas de atuação, a partir das quais serão definidas diretrizes e estratégias.

7 BASES PARA SUA ELABORAÇÃO
A estruturação do PCD tomou como base: Planos de Desenvolvimento Regionais; Masterplan desenvolvido para o Estado; Bases de dados da Secretaria de Estado do Planejamento; Equipes técnicas das Secretarias Setoriais, Regionais e demais órgãos da Administração Pública Estadual.

8 A METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO
O PCD está fundamentado em cenários tendenciais e normativos que foram construídos em um processo que envolveu as seguintes etapas: Análise retrospectiva (por áreas de atuação); Construção da visão (desenvolvimento sustentável); Definição da filosofia( situação atual e tendências movimento sistema econômico Mundo – Brasil – SC); Definição das dimensões e áreas de atuação do estado; Construção dos cenários tendenciais por área de atuação do Estado; Construção dos cenários normativos por área de atuação do Estado; Definição das macrodiretrizes; Definição das diretrizes para cada uma das áreas de atuação; Definição das estratégias para as áreas de atuação. O cenário tendencial representa uma projeção do passado. Ele ocorre quando são mantidas as tendências históricas e atuais. Na sua formulação foram utilizados métodos de projeção que se baseiam no comportamento passado para projetar o futuro. O cenário normativo especifica o futuro desejado ou necessário para o estado. O princípio de sua construção foi a ênfase na descrição do futuro desejado, que deverá nortear as ações do presente.

9 A METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO
O cenário tendencial representa uma projeção do passado. Ele ocorre quando são mantidas as tendências históricas e atuais. Na sua formulação foram utilizados métodos de projeção que se baseiam no comportamento passado para projetar o futuro. O cenário normativo especifica o futuro desejado ou necessário para o estado. O princípio de sua construção foi a ênfase na descrição do futuro desejado, que deverá nortear as ações do presente.

10 CENÁRIOS TENDENCIAL E NORMATIVO
O cenário tendencial representa uma projeção do passado. Ele ocorre quando são mantidas as tendências históricas e atuais. Na sua formulação foram utilizados métodos de projeção que se baseiam no comportamento passado para projetar o futuro. O cenário normativo especifica o futuro desejado ou necessário para o estado. O princípio de sua construção foi a ênfase na descrição do futuro desejado, que deverá nortear as ações do presente.

11 A METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO
A partir da construção de cenários para o Estado, para o período 2007 a 2015, foram definidas as principais dimensões : economia e meio ambiente; social; tecnologia; gestão pública. O processo de definição do referencial para modelagem dos cenários foi importante para poder, posteriormente, estabelecer diretrizes e estratégias por dimensões e áreas de atuação, sem perder de vista a inter-relação e dependência entre elas. As áreas de atuação emergiram de cada dimensão a partir de discussões em grupos de trabalho.

12 A METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO
Infraestrutura habitação

13 A METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO
O Plano Catarinense de Desenvolvimento é um marco importante na sequência de esforços que possibilitarão o alcance da Cena Futura desejada, por meio do gerenciamento sistemático da implementação das estratégias que permitirão cumprir as diretrizes traçadas, sendo referencial aos demais instrumentos de planejamento.

14 A METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO
Ao PCD devem ser alinhados: Planos de Desenvolvimento Regional (PDRs); Planos Plurianuais (PPAs); Programas Setoriais; Diretrizes Orçamentárias (LDOs); Orçamentos Anuais (LOAs)

15 A VISÃO DE FUTURO PARA O ESTADO DE SANTA CATARINA
Tornar Santa Catarina referência em desenvolvimento sustentável nas dimensões ambiental, econômica, social e tecnológica, promovendo a equidade entre pessoas e entre regiões.

16 A VISÃO DE FUTURO PARA O ESTADO DE SANTA CATARINA
O PCD é uma expressão desta visão. O processo de desenvolvimento do Estado de Santa Catarina deve ser sustentável no sentido de atender às necessidades das gerações presentes sem comprometer o bem estar das gerações futuras. A ideia de sustentabilidade indica que, nas áreas de atuação do Estado, a definição das estratégias voltadas para o Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina deve levar em consideração o uso responsável dos recursos naturais.

17 DIMENSÃO: ECONOMIA E MEIO AMBIENTE
AS MACRODIRETRIZES E DIRETRIZES DEFINIDAS NO PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO DIMENSÃO: ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macrodiretriz Áreas de Atuação: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado. Infraestrutura. Iniciativas empreendedoras. Agricultura e meio ambiente. Infraestrutura Diretrizes Potencializar os sistemas logísticos de Santa Catarina de modo a aumentar a capacidade de movimentação de cargas e consolidar o estado como centro integrador da plataforma logística do Sul do país para os mercados nacional e internacional Fortalecer o processo de ampliação e manutenção da rede de rodovias pavimentadas do estado. Manter a universalização do acesso e melhorar a qualidade do serviço de energia elétrica. Ampliar a oferta de gás natural no estado, buscando atender novas regiões e segmentos. Ampliar e melhorar a infraestrutura de saneamento básico visando a universalização do abastecimento de água, a ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto e resíduos sólidos. Criar mecanismos e programas de captação de recursos de agências e fundos para investimentos na área de infraestrutura. Criar programas e ações integradas para garantir a segurança nas rodovias. Universalizar o acesso aos serviços de telefonia e comunicação.

18 AS MACRO DIRETRIZES E DIRETRIZES DEFINIDAS NO PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO
Iniciativas empreendedoras Diretrizes Promover a inovação e a agregação de valor nas cadeias produtivas de Santa Catarina. Promover e apoiar a participação das empresas catarinenses nos mercados interno e externo. Implementar políticas de apoio aos micro e pequenos empreendimentos. Estimular o ensino técnico profissionalizante em parceria com a iniciativa privada, entidades de classe e municípios. Agricultura e meio ambiente Diretrizes Melhorar a atratividade e a qualidade de vida no interior para reduzir o êxodo rural e o processo de litoralização da população e da atividade econômica. Aumentar a competitividade do agronegócio catarinense. Desenvolver, de forma sustentável, a multifuncionalidade dos espaços rurais. Fortalecer a gestão dos recursos naturais por meio da articulação institucional das entidades relacionadas com a área ambiental no estado. Consolidar a gestão dos recursos hídricos, continentais e costeiros. Implementar sistema de gestão ambiental com processos unificados de licenciamento, monitoramento, controle e fiscalização.

19 AS MACRO DIRETRIZES E DIRETRIZES DEFINIDAS NO PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO
DIMENSÃO SOCIAL Macrodiretriz Áreas de atuação: Promover a eqüidade entre as regiões do estado e a inclusão social de todas as pessoas no processo de desenvolvimento. Saúde. Assistência social, trabalho e habitação. Educação e cultura. Segurança. Saúde Diretrizes Reduzir a mortalidade infantil Reduzir Anos Potenciais de Vida Perdidos (APVP) Apoiar a ampliação da cobertura do Programa de Saúde Familiar (PSF) Intensificar a descentralização da prestação de serviços de alta e média complexidade. Fortalecer o controle social por meio de Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde Assistência social, trabalho e habitação Diretrizes Aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e superar os Índices dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em todas as regionais do estado. Consolidar e fortalecer os serviços de assistência social, buscando a eqüidade entre os grupos sociais e as regiões do estado. Ampliar a geração de empregos, oportunidades de trabalho e geração de renda.

20 AS MACRO DIRETRIZES E DIRETRIZES DEFINIDAS NO PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO
Educação e cultura Diretrizes Promover a universalização e a melhoria da qualidade do ensino médio no estado. Aumentar gradativamente o tempo médio de estudo da população catarinense. Manter programa de formação continuada dos profissionais da educação visando garantir o padrão de ensino de qualidade. Estimular atividades culturais no estado, valorizando o patrimônio cultural e histórico das comunidades. Ampliar a infraestrutura para desenvolvimento de atividades culturais e esportivas. Segurança Diretrizes Ampliar os serviços de inteligência de segurança pública. Implementar ações efetivas de prevenção e combate às drogas. Incentivar e apoiar ações das organizações do terceiro setor que contribuam para a melhoria da segurança pública e da cidadania. Reduzir a taxa de homicídios. Capacitar o pessoal efetivo da segurança pública para melhor exercício de suas funções. Otimizar o uso do efetivo de segurança pública. Ampliar o número de vagas no sistema prisional

21 DIMENSÃO: POLÍTICA PÚBLICA
AS MACRO DIRETRIZES E DIRETRIZES DEFINIDAS NO PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO DIMENSÃO: POLÍTICA PÚBLICA Macrodiretriz Áreas de Atuação: Consolidar a gestão pública ética baseada em resultados e comprometida com a qualidade dos serviços e com o bem público. Gestão Pública Diretrizes Fortalecer o processo de descentralização. Dar prioridade à busca de solução para o problema previdenciário do funcionalismo público estadual. Implementar o governo eletrônico para melhorar a prestação de serviços à população e ampliar a infraestrutura de tecnologias da informação da administração pública estadual. Consolidar o processo de modernização da gestão do estado. Profissionalizar a administração pública estadual. Elevar, de forma significativa, os investimentos públicos em Santa Catarina.

22 PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO - PCD 2027 -
Neste momento, estão em curso estudos metodológicos com vistas à revisão do Plano Catarinense de Desenvolvimento com horizonte temporal em 2027.

23 FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES DO PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO 2027
Construção do cenário tendencial Revisão dos contextos setoriais e definição de indicadores Análise dos setores econômicos Análise retrospectiva Revisão dos contextos nacional e internacional Análise do PD/SC e do PPA Lança-mento oficial do PD/SC Montagem das equipes e capacitação Elabora-ção de página eletrônica Definição da visão e dos eixos estratégicos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Construção do cenário normativo Definição de Diretrizes; Estratégias; Proposição de sistemática de acompanhamen-to e avaliação de Plano Sistematização e redação final do documento Divulgação do Plano em fóruns mesorregio-nais 14 15 16 17 18 Workshops mesorregio-nais Entrevistas com atores selecionados Reuniões com representan-tes da sociedade civil 11 12 13


Carregar ppt "AÇÃO GOVERNAMENTAL DE PLANEJAMENTO A Lei Complementar 381/2007, art. 10, dispõe que a ação governamental obedecerá a um processo sistemático de planejamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google