A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGULAÇÃO DO DÉBITO CARDÍACO NOME: NAYARA BEDETI DIAS 2 ANO MEDICINA FCMMG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGULAÇÃO DO DÉBITO CARDÍACO NOME: NAYARA BEDETI DIAS 2 ANO MEDICINA FCMMG."— Transcrição da apresentação:

1 REGULAÇÃO DO DÉBITO CARDÍACO NOME: NAYARA BEDETI DIAS 2 ANO MEDICINA FCMMG

2  Débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeado para a aorta, a cada minuto, pelo coração;  O débito cardíaco varia de forma acentuada de acordo com o nível de atividade do corpo;  Os fatores que afetam o débito cardíaco são: nível básico de metabolismo; se a pessoa está praticando exercício; a idade e as dimensões do corpo.

3 Controle do Débito Cardíaco pelo Retorno Venoso – papel do Mecanismo de Frank-Starling no coração  Não é o próprio coração o controlador principal do débito cardíaco. O retorno venoso é o principal controlador  O coração bombeia automaticamente toda e qualquer quantidade de sangue que flua das veias para o átrio direito (Lei de Frank- Starling)‏

4  A distensão do nodo sinusal na parede do átrio direito tem efeito sobre a ritmicidade do próprio nodo, aumentando por até 10 a 15% a freq cardíaca  O átrio direito distendido desencadeia um reflexo nervoso (reflexo de Bainbridge) que passa no centro vasomotor do encéfalo e a seguir, de volta ao coração, por via nervosa simpática e vagal, acelerando a freqüência cardíaca.

5  Se o retorno sanguíneo for maior do que o coração pode bombear, então o coração passa a ser o fator limitante para a determinação do débito cardíaco.

6 O metabolismo tecidual regula a maior parte do fluxo sangüíneo local.  Na maioria dos tecidos o fluxo sangüíneo aumenta em grande parte, em proporção a cada metabolismos tecidual  O débito cardíaco é determinado pela soma de todos os vários fatores orgânicos que controlam o fluxo sanguíneo local.  Todo o sangue local flui para formar o retorno venoso e o coração, automaticamente, bombeia esse sangue de volta para as artérias.

7 Efeito da Resistência PeriféricaTotal sobre o nível do Débito Cardíaco a longo prazo  Quando a resitência periférica total aumenta acima do normal, o débito cardíaco diminui e vice versa.  Em qualquer ocasião em que ocorra variação do nível da RPT a longo prazo (sem outras alterações da função circulatória), o débito cardíaco varia em direção oposta.

8

9 O coração tem Limites para o débito que pode produzir  Existem limites definidos para a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear.  O coração pode ser hipereficaz ou hipoeficaz

10

11 Fatores que podem causar hipereficácia do coração  Estimulação nervosa – estimulação do simpático e inibição do parassimpático  Hipertrofia do músculo cardíaco – o aumento da carga a longo prazo, mas não excessivamente a ponto de lesar o coração, faz com que o m. cardíaco aumente sua massa e força de contração.

12  Quando se combina a excitação nervosa com a hipertrofia cardíaca (maratonistas), e efeito total, pode-se permitir que o coração bombeie até duas vezes os valores normais

13 Fatores que podem causar hipoeficácia do coração  Qualquer fator que diminua a capacidade do coração de bombear; Exemplos:  Bloqueio de artéria coronária causando ataque cardiaco;  Inibição da excitação nervosa do coração;  Valvulopatia;  Miocardite;  Hipóxia cardíaca.

14 Qual é o papel do sistema nervoso no controle do débito cardiaco? A importância do sistema nervoso na manutenção da pressão arterial quando o débito cardíaco aumenta  A manutenção da pressão arterial normal por reflexos nervosos, pelos mecanismos de regulação rapida da pressão, é essencial para se atingirem altos débitos cardíacos quando os tecidos periféricos dilatam seus vasos para aumentar o retorno venoso

15 Referências Bibliográficas Guyton & Hall, Fisiologia Médica. Ed. Elsevier. 11ª edição. 2006

16 Efeito do sistema nervoso para aumentar a pressão arterial durante o exercício  Durante o exercício, o intenso aumento do metabolismo nos músculos esqueléticos ativos atua, diretamente, sobre as arteríolas musculares;  A mesma atividade encefálica que envia sinais motores para os músculos envia sinais para os centros nervosos autonômicos do cérebro, para estimular a atividade circulatória;  Dessa forma, a pressão arterial fica normal.


Carregar ppt "REGULAÇÃO DO DÉBITO CARDÍACO NOME: NAYARA BEDETI DIAS 2 ANO MEDICINA FCMMG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google