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Mirna França da Silva de Araújo Coordenadora de Formação Continuada de Professores DAGE-SEB-MEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETORIA.

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1 Mirna França da Silva de Araújo Coordenadora de Formação Continuada de Professores DAGE-SEB-MEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETORIA DE APOIO À GESTÃO EDUCACIONAL

2 Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: desafios e oportunidades Principais desafios: -construir a articulação entre a etapa I e a etapa II do curso como unidade formativa dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio; -intensificar o diálogo institucional entre IES formadoras e Seduc com vistas ao planejamento do trabalho pedagógico dos formadores regionais e orientadores de estudo e ao acompanhamento da execução da formação nas escolas; - ampliar a participação dos docentes das IES que atuam nas licenciaturas nas ações formativas com vistas ao aprofundamento da reflexão sobre as especificidades formativas dos componentes curriculares e das áreas de conhecimento; -planejar as ações formativas com base nos Cadernos e nos materiais complementares utilizados com vistas a fortalecer a atuação dos professores no contexto da escola, no planejamento coletivo do trabalho pedagógico e no desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras, interdisciplinares e contextualizadas; -incorporar o tablet ao processo formativo dos formadores regionais, orientadores de estudo, professores e coordenadores pedagógicos, de modo que seu uso não se limite ao acesso aos conteúdos dos Cadernos e outros materiais complementares;

3 Principais desafios: - garantir a utilização dos Cadernos durante toda a formação continuada e a realização de pelo menos uma das quatro atividades propostas em cada Caderno como processo interativo dos professores com os conteúdos do curso; - utilizar estratégias pedagógicas que possibilitem aos professores do Ensino Médio explorar, durante a formação, as possiblidades de integração entre os componentes curriculares da área de conhecimento e entre componentes curriculares das diferentes áreas de conhecimento; - ampliar e fortalecer a participação das IES formadoras no planejamento das ações formativas e na organização do trabalho pedagógico dos orientadores de estudo nas escolas, a fim de que se criem condições para que a pesquisa como princípio pedagógico se efetive na prática escolar e o docente se constitua como autor e investigador de sua própria prática, elaborando e organizando atividades didáticas a partir da reflexão sobre conteúdos, conceitos e metodologias abordados nos Cadernos da etapa II, como: planejamento participativo; interdisciplinaridade; contextualização; reconhecimento das características, necessidades e expectativas dos jovens que hoje frequentam as escolas públicas; trabalho pedagógico com projetos, entre outros. Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: desafios e oportunidades

4 AtividadeCadernosObjetivos gerais II Seminário Estadual I Organização do Trabalho Pedagógico II Ciências Humanas III Ciências da Natureza IV Linguagens V Matemática Avaliação da 1ª etapa da formação e planejamento das ações formativas da 2ª etapa: apresentação e discussão dos cinco Cadernos e da proposta pedagógica. Formação inicial dos Formadores Regionais (24h) I Organização do Trabalho Pedagógico II Ciências Humanas III Ciências da Natureza IV Linguagens V Matemática Estudo e discussão dos cinco Cadernos, planejamento pedagógico e organização do trabalho docente. 1º Encontro com Formadores Regionais (8h) - Aprofundamento I Organização do Trabalho Pedagógico II Ciências Humanas III Ciências da Natureza IV Linguagens V Matemática Aprofundamento de conteúdos e temas dos Cadernos, planejamento pedagógico e organização do trabalho docente. Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: desafios e oportunidades

5 AtividadeCadernosObjetivos gerais 2º Encontro com Formadores Regionais (8h) - Acompanhamento I Organização do Trabalho Pedagógico II Ciências Humanas III Ciências da Natureza IV Linguagens V Matemática Acompanhamento das atividades docentes dos formadores regionais e orientadores de estudo, discussão e análise de avanços e dificuldades, definição de ações pedagógicas. 3º Encontro com Formadores Regionais (8h) - Avaliação I Organização do Trabalho Pedagógico II Ciências Humanas III Ciências da Natureza IV Linguagens V Matemática Avaliação do processo formativo dos formadores regionais, orientadores de estudo, professores e coordenadores pedagógicos. III Seminário Estadual - Avaliação da Formação no âmbito do Estado Avaliação geral da formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio na UF (apresentação de experiências de planejamento coletivo, redesenho curricular, reescrita do PPP, planejamento e desenvolvimento de atividades didáticas integradoras entre as áreas de conhecimento etc.). Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: desafios e oportunidades

6 Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: alguns aspectos a serem considerados no trabalho com os Cadernos  Caderno: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio concepção de planejamento participativo; participação coletiva como pressuposto para a (re)escrita de documentos: Projeto Político Pedagógico (PPP), Proposta Pedagógica Curricular (PPC), Plano de Trabalho Docente (PTD); mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar (corpo docente, corpo técnico-administrativo, equipe de gestão, órgãos colegiados)para discussão do PPP; redesenho curricular e reescrita do PPP com base nas DCNEM;

7 Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: alguns aspectos a serem considerados no trabalho com os Cadernos  Caderno: Ciências Humanas processos de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares organizados na área de Ciências Humanas; práticas pedagógicas pautadas na interdisciplinaridade, na contextualização e na integração curricular; mobilização dos conhecimentos das Ciências Humanas para compreensão da diversidade sociocultural e pluralidade das vozes participantes dos processos pedagógicos formais; estratégias pedagógicas de investigação e pesquisa na área de Ciências Humanas.

8 Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: alguns aspectos a serem considerados no trabalho com os Cadernos  Caderno: Ciências da Natureza concepção social de produção de conhecimento científico; processos de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares organizados na área de Ciências da Natureza; inadequação do modelo educacional tradicional para os jovens da atualidade; educação científica em uma perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)/integração entre ciência, tecnologia e sociedade; práticas pedagógicas segundo a abordagem CTS.

9 Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: alguns aspectos a serem considerados no trabalho com os Cadernos  Caderno: Linguagens constituição da área de Linguagens e integração de seus componentes curriculares; conhecimentos da área de Linguagens para a construção de práticas educativas que favoreçam a aprendizagem significativa e a interdisciplinaridade ; o trabalho pedagógico na área da Linguagens com as dimensões do currículo: trabalho, cultura, ciência e tecnologia; atividades educativas na área de Linguagens.

10 Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: alguns aspectos a serem considerados no trabalho com os Cadernos  Caderno: Matemática diferentes tipos de pensamento matemático e ações didático-pedagógicas que propiciem o seu desenvolvimento; processos de ensino-aprendizagem na área da Matemática e a centralidade do estudante no processo educativo; trabalho com conteúdos matemáticos integrando as dimensões do currículo: trabalho, cultura, ciência e tecnologia; possíveis maneiras de concretização do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico; atividades didáticas integradoras: o trabalho pedagógico com projetos e subprojetos.

11 Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: desafios e oportunidades Monitoramento das ações: dificuldades  não incorporação do tablet ao processo formativo dos formadores regionais e orientadores de estudo e não utilização do tablet nas escolas pelos professores e coordenadores pedagógicos;  em vez de complementação, substituição dos Cadernos por outros materiais;  falta de clareza no que se refere à inclusão de outros materiais e ampliação da carga horária do curso;  a não realização por professores e coordenadores pedagógicos de pelo menos uma das quatro atividades propostas em cada Caderno, com o devido acompanhamento e avaliação pelo orientador de estudo;  realização da formação nas escolas aos sábados (fora da hora-atividade) e seu impacto nos índices de evasão do curso;  participação dos formadores das IES restrita à Formação inicial; e  gestão de conflitos nas relações institucionais.

12 Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: desafios e oportunidades Monitoramento das ações: oportunidades  construção de uma política de formação articuladora da formação inicial e continuada em consonância com orientações do FORPED/COMFOR;  desenvolvimento de um modelo de gestão pautado na construção de arranjos político-institucionais para a implementação de políticas educacionais para a formação docente (articulação entre Seduc e IES construída com base em orientações do MEC);  realização de diferentes experiências formativas sem ruptura com a unidade nacional de concepção do Pacto; e  articulação das ações do Pacto com outros programas para a formação de professores, como o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), e com experiências relatadas nos fóruns das licenciaturas.

13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 5º andar, sala 500 Brasília, Distrito Federal, Telefone: opção 6


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