A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Encontro de Boas Práticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Encontro de Boas Práticas"— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro de Boas Práticas
Formação Continuada dos Professores EE Romeu de Moraes Projeto: Da Discussão Coletiva à Sala de Aula

2 OBJETIVO Reflexão sobre a prática pedagógica docente, por meio de: a) estudo de temas relevantes à aprendizagem dos alunos propostos pela equipe gestora da escola e Centro de Formação ( gestão de sala de aula, avaliação, leitura, disciplina, etc.) b) e da observação de aulas ( associada a devolutivas qualitativas aos professores e à equipe da escola). Público Alvo Professores do Ensino Fundamental e Médio divididos em 4 áreas de trabalho: Matemática Linguagens e Códigos Ciências Sociais Ciências Naturais (nos HTPCs de 2h, em cada segmento, com um formador específico para cada área)  Coordenadores (coaching).

3 JUSTIFICATIVA O projeto surgiu em 2009 a partir da necessidade de uma formação continuada para o grupo de professores e gestores para atender às demandas específicas da escola. Atualmente é um projeto de formação integral da escola que envolve professores, coordenação pedagógica e formadores do Centro de Estudos da Escola da Vila. A observação de aulas constitui, provavelmente, o momento mais significativo de reflexão dos professores sobre a própria prática docente. Oferece subsídios para ações pedagógicas dos coordenadores e direção da escola frente à equipe de professores .

4 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
Investimento financeiro (Parceria) a partir da justificativa de sua relevância pedagógica para a escola Viabilidade de espaços e recursos Intervenção institucional (gestores) Planejamento e avaliação constante envolvendo equipe de formadores e equipe gestora Certificação aos participantes que correspondem às exigências do curso, em especial, quanto à frequência.

5 PASSO A PASSO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
2009 2011

6 PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 1º passo: 2009
Encontros de capacitação Línguas/Códigos e Ciências Humanas, Matemática , Ciências da Natureza nos horários de HTPC(EF e EM).

7 PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O desdobramento da formação continuada em HTPC para a observação das aulas dos professores foi uma conquista da escola em O elo de confiança entre a equipe de formadoras e professores foi o fator primordial para que isso acontecesse. 3º passo: Paralelamente, os coordenadores ampliaram sua atuação nesse processo formativo através do coaching com o coordenador do Centro de Estudos integrando práticas e ações pedagógicas.

8 PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Devolutiva professor/ gestão Observação de aulas Trabalho em áreas Discussões coletivas EF e EM Discussões específicas Subsídio para novas ações ( professor e/ou equipe gestora) A sala de aula como espaço de pesquisa e reflexão

9 Formação continuada - discussão coletiva ( HTPC)
Área de Ciências da Natureza Formação continuada - discussão coletiva ( HTPC)

10 PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Aos poucos foi-se configurando na escola a percepção de que as ações de formação disparadas tanto pelos formadores do Centro de Estudos da Escola da Vila como pela equipe de coordenação pedagógica da escola constituem um mesmo processo formativo sustentado institucionalmente .

11 DESAFIOS ENCONTRADOS Carga horária restrita aos HTPCs quinzenais
Professores que não fazem o HTPC na escola Resistência de alguns professores em rever a própria prática A discussão ultrapassar o discurso e realmente chegar à sala de aula Rotatividade de professores

12 SOLUÇÕES DESENCADEADAS
Sustentação do projeto pela equipe gestora Reuniões de equipe - escola/ coordenador do Centro de Estudos Participação dos coordenadores nos momentos de formação tanto em área como do grupo

13 Discussão coletiva Ensino Médio
As fotos poderão ser qui. EE Romeu de Moraes Ciências Humanas Discussão coletiva Ensino Médio

14 Formação Continuada Ensino Fundamental e Ensino Médio

15 RESULTADOS Resultados Quantitativos Resultados Qualitativos
A formação é feita em HTPC e abrange os professores do Ensino Fundamental e Médio . Em 2010 foram observadas 20 aulas, distribuídas entre as várias disciplinas. A proposta de 2011, em curso, é de observação de 52 aulas com ênfase em Língua Portuguesa , produção de texto e Matemática. Resultados Qualitativos Observação de aulas a) professores: reflexão pelo professor da própria prática e o desenho de novas ações que favoreçam a aprendizagem dos alunos através de uma devolutiva qualitativa da aula observada. gestores: subsídios para orientação e proposta de novas ações à equipe de professores Formação como um todo Início da instauração de uma cultura de discussão do trabalho pedagógico na escola.  RESULTADOS

16 PARA REPLICAR EM SUA ESCOLA
Entre em contato Nome: Francisco Cardoso Cargo: Coordenador Pedagógico – EE Romeu de Moraes Telefone:


Carregar ppt "III Encontro de Boas Práticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google