A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios Básicos de Interpretação (Hermenêutica)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios Básicos de Interpretação (Hermenêutica)"— Transcrição da apresentação:

1 Princípios Básicos de Interpretação (Hermenêutica)

2  30 de agosto de 2014 O que é hermenêutica? Histórico da Hermenêutica e suas consequências hoje  27 de setembro de 2014 O que vamos interpretar: como a Bíblia chegou até nós? A formação do Cânon (I); O que vamos interpretar: como a Bíblia chegou até nós? O livro Divino, O livro Humano (II);

3  01 de novembro de 2014 O mais importante sobre a interpretação da Bíblia: O Espírito Santo – orare et labutare; Observe (I): Contexto e Tipo de Texto; Observe (II): Ideias e Gramática;  22 de novembro de 2014 Aplique: O que é aplicação? Aplique: A importância da Aplicação;  Oficina (divisão de grupos)

4  O que é interpretação (hermenêutica)?  Eu preciso aprender a interpretar? Ou seja, por que aprender a interpretação bíblica é necessário?  O que me motiva a estudar a Bíblia?  Por que há tanto debate acerca da interpretação bíblica?

5 Sl Sl Sl Ne 8.8 Sl Tm Tm 1.8

6 “A palavra Hermenêutica é derivada da palavra grega Hermeneutike que, por sua vez, é derivada do verbo Hermeneuo. [...] Podemos defini-la como a ciência que nos ensina os princípios, as leis e os métodos de interpretação” (BERKOF, Louis. Princípios de Interpretação Bíblica. São Paulo: Cultuta Cristã, p. 9).

7 “É a disciplina que lida com os princípios de interpretação [...] A hermenêutica não é primariamente uma questão de se aprender técnicas difíceis” (SILVA, Moisés. JR, Walter C. Kaiser. Introdução à Hermenêutica Bíblica: como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época. São Paulo: Cultura Cristã, 2009, p. 15;17).

8  História Grega do deus Hermes. Filho de Zeus com Maia; Mensageiro dos deus.

9  “Não gosto de interpretar a Bíblia”.  “Não interpreto a Bíblia, Deus é quem fala comigo diretamente. Por isso, não preciso me capacitar para interpretar”.  “Interpretação é coisa humana. Precisamos só ouvir a Bíblia”.  “Interpretação, hermenêutica e exegese é coisa de teólogos, pastores e pregadores”.

10  O ser humano é por natureza um ser interpretativo: Comunicação:  Linguagens;  Gestos;  Jornais; cartas; s; propagandas políticas; atitudes;  Todos sabem os princípios básicos da interpretação; Naturalmente, interpretamos tudo ao nosso redor, por isso é impossível fugirmos da interpretação. A questão é se interpretamos corretamente. Teologia, doutrinas, cosmovisões, estilo de vida etc., tudo isso se baseiam em interpretações “Nem todos se apercebem do fato de que cada leitura de um texto envolve um processo de interpretação do mesmo. Não existe compreensão de um texto sem que haja interpretação, mesmo que esta leitura seja do jornal e o processo de interpretação aconteça inconscientemente. Sendo um texto, a Bíblia não foge a regra” (NICODEMUS, Augustus. A Bíblia e seus intérpretes: uma breve história da interpretação. São Paulo: Cultura Cristã, p. 21).

11  A Bíblia é o livro divino: inspirada por Deus; 2 Tm ; 1 Co 2.11  A Bíblia é um livro humano: escrito por homens; “A linguagem humana, por sua própria natureza, é grandemente equívoca, isto é, capaz de ser compreendida em mais de uma maneira e se não fosse assim, nunca duvidaríamos do que as pessoas querem dizer quando falam [...] O que precisamos reconhecer, todavia, é que o potencial para uma má interpretação está sempre presente” (SILVA, p. 16, 2009).

12  Limitações Homens finitos (mente finita, compreensão limitada); Homens pecadores (Gn 8.21); Preconceitos e vontades;

13  Distanciamentos Linguístico;  Línguas originais – línguas mortas;  Hebraico;  Aramaico;  Grego;  Traduções – línguas modernas; Temporal;  Extensa faixa temporal; Geográfico; Pressupostos;  Necessitamos fazer interpretação;

14 “[...] os problemas de interpretação bíblica são normalmente nossos problemas, não da Bíblia! Apesar de existirem, de fato, algumas passagens nas Escrituras que, em razão do assunto apresentado, são intrinsecamente difíceis de se entender, a maior parte das passagens não pertence a esta categoria. Fundamentalmente, a Bíblia é um livro bastante simples e claro” (SILVA, p. 20, 2009).

15  Os reformadores, ao se levantarem contra a Igreja Romana, e sua doutrina de que somente uma pessoa poderia interpretar corretamente a Palavra, eles levantaram a bandeira da livre interpretação. Livre interpretação não significa: “cada um interpreta como quiser”; ao contrário, significa: “a Bíblia é Palavra de Deus ao povo de Deus e este pode e deve interpretá-la para a sua edificação”.  Com isso surge a necessidade: como interpretar a Palavra de Deus?


Carregar ppt "Princípios Básicos de Interpretação (Hermenêutica)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google