A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DO SUJEITO PROFª REGINA CÉLIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DO SUJEITO PROFª REGINA CÉLIA."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DO SUJEITO PROFª REGINA CÉLIA

2 SUJEITO Sujeito: é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita através do predicado ( sujeito é o assunto de minha frase). Maria foi ao cinema Predicado: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito (comentário que se faz sobre o sujeito) Maria foi ao cinema. Obs.: O sujeito pode ser determinado (explícito ou implícito) ou indeterminado.

3 Descontraindo ...

4 Dicas para identificar o sujeito
Fazer ao verbo a pergunta quem é que...(ou que é que...). Ex. Ficaram no cais alguns pescadores.(Quem é que ficou no cais?) Resposta- alguns pescadores = sujeito Em geral, o sujeito pode ser substituído por um dos seguintes pronomes: ele, ela , eles , elas. Ex.: Todos os livros antigos foram guardados na sala. Eles foram guardados na sala. O sujeito faz o verbo concordar com ele. Ex.: O pequeno pássaro sobrevoou o lago. Os pequenos pássaros sobrevoaram o lago.

5 Aplicando a teoria IDENTIFIQUE OS SUJEITOS DOS VERBOS DESTACADOS.
“Quando me procurar o desencanto, eu direi, sereno e confiante, que a vida não foi de todo inútil.”  É comum acontecer muita coisa desagradável quando estamos tensos.

6 CLASSIFICAÇÃO DO SUJEITO

7 1.Sujeito determinado I. Explícito (claro)
Quando expresso na oração, o sujeito pode apresentar um núcleo – sujeito simples – ou mais de um núcleo – sujeito composto: OBSERVEM: Nada acontece aqui. SS V I Adjto Adverbial Chegaram o aluno e seu pai. VI SC

8 Faremos esse trabalho depois-(suj. = Nós)
II. Implícito (oculto/desinencial) É o sujeito que se pode determinar ou pela desinência verbal (sujeito elíptico) ou pelo contexto (sujeito zeugmático): Observem : Faremos esse trabalho depois-(suj. = Nós) [Os alunos estavam todos eufóricos] , [pois acertaram todas as questões.] (suj. = os alunos)

9 2. Sujeito Indeterminado
2. Sujeito Indeterminado * Com verbo na 3ª pessoa do plural, desde que não haja contexto: Ex.: Roubaram a minha carteira, seu guarda. (Quem é que roubou?) *Com VTI, VI e VL na 3ª pessoa do singular acrescido da palavra se, chamada índice de indeterminação do sujeito :

10 Sujeito indeterminado
Com verbos intransitivos + se Dorme-se tranquilamente nesta casa. Com verbos de ligação + se Era-se mais feliz antigamente. Cuidado !!! VERBO TRANSITIVO DIRETO +SE (HÁ SUJEITO - Voz passiva pronominal) VENDEM-SE CASAS.

11 SUJEITO INDETERMINADO x SUJEITO DESINENCIAL / IMPLÍCITO / OCULTO:
Atenção!!! SUJEITO INDETERMINADO x SUJEITO DESINENCIAL / IMPLÍCITO / OCULTO: Sujeito desinencial: não aparece claramente na oração, mas pode ser identificado pela terminação do verbo e/ou pelo contexto.(eu, tu, nós, vós, você/ele) Sujeito indeterminado: não aparece claramente na oração e não pode ser identificado.)( eles/alguém)

12 Teste rápido. Qual a forma correta?

13 Os seus versos – composto Três vezes - simples
Destino atroz Um poeta sofre três vezes: primeiro quando ele os sente, depois quando os escreve e, por último, quando declamam os seus versos. (Mário Quintana) O sujeito do verbo "declamam" é: Os – elíptico Indeterminado Eles – oculto Os seus versos – composto Três vezes - simples

14 2.3. Oração sem sujeito/ sujeito inexistente
ORAÇÕES COM VERBOS QUE INDICAM FENÔMENOS DA NATUREZA Quando uma nuvem fica muito pesada, chove. Tem chovido muito nos últimos anos. Anoitece mais cedo agora no outono. Quando os verbos se relacionam a fenômenos da natureza ou a tempo, é possível afirmar que não existe sujeito. Neste caso, afirma-se que o sujeito é inexistente ou que a oração é sem sujeito. O verbo é conjugado sempre na 3ª pessoa do singular. Os verbos que exprimem fenômenos da natureza, quando usados no sentido figurado, deixam de ser impessoais. Exemplos: Amanheci indisposto. (eu) Choveram denúncias sobre o Silveirinha. (denúncias)

15 ORAÇÕES COM VERBOS FAZER E HAVER INDICANDO TEMPO DECORRIDO
Faz dois anos que moro nesta cidade. Faz três anos que iniciamos o plantio. Havia semanas que pesquisávamos a distribuição da água no planeta. Quando os verbos “fazer” e “haver” indicam tempo decorrido, eles são impessoais, e as orações em que aparecem também são orações sem sujeito.

16 ORAÇÕES COM VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR/OCORRER
Antigamente, havia uma praça aqui. Havia muitas crianças na praça Houve um comício e toda a escola compareceu. Houve fatos marcantes na história deste país. O verbo “haver”, quando é sinônimo de existir ou acontecer/ocorrer, é impessoal. Neste caso, o sujeito será inexistente.

17 Os verbos auxiliares de verbos impessoais têm o mesmo comportamento do principal:
Vai fazer duas semanas que ele sumiu. Deve haver muitos feridos no acidente. Observem que os verbos auxiliares permanecem também no singular

18 ORAÇÕES COM VERBO SER INDICANDO DISTÂNCIA OU TEMPO
Daqui a São Paulo, são cem quilômetros. (Concorda com a distância) Eram dez horas quando terminamos a pesquisa. (Concorda com a hora) Hoje são 10 de maio.(concorda com a data) Quando o verbo “SER” indica distância ou tempo, também é impessoal e as orações em que ele se encontra são orações sem sujeito

19 Bastar e chegar indicando ordem ou comando
Basta de dúvidas! Chega de conversa! Chega de políticos desonestos! Basta de corrupção!

20 Atividades apostila págs. 257 e 258

21 [...] e que aprendesse a ler muito mal e escrever pior ainda.[a ler]
1-Assinale a alternativa em que o verbo destacado tem como sujeito o termo apresentado entre colchetes. [...]conseguiu o compadre que o menino frequentasse a escola [...] [compadre] [...] e que aprendesse a ler muito mal e escrever pior ainda.[a ler] [...]não levasse uma remessa maior ou menor de bolos[...] [bolos] [...]apesar da fama que gostava o seu pedagogo de muito cruel e injusto[...] [padrinho] [...] dava em resultado a mais refinada má- criação que se pode imaginar.[má-criação]

22 Fomos ao bosque para comemorar o aniversário da minha mãe.
2-No trecho “[...]conseguiu o compadre que o menino frequentasse a escola[..]”, o sujeito é classificado como sujeito simples.Assinale a alternativa que possui o mesmo tipo de sujeito. Fomos ao bosque para comemorar o aniversário da minha mãe. Maria e Juliana sabem como fazer um doce melhor do que ninguém! Há muitas crianças e adolescentes nas ruas que têm que trabalhar arduamente. Choveu tanto ontem que não consegui sair para passear com meu cachorro. As amigas da minha mãe vão dormir na minha casa neste final de semana.

23 De um atentado , um soldado consegue salvar seu companheiro.
3-A frase “[...] desceu um enxame de almas[...]” no último parágrafo, tem o sujeito posposto. Assinale a alternativa em que também aparece posposto. De um atentado , um soldado consegue salvar seu companheiro. Segunda –feira faltou , de novo, um pouco de tinta de impressão. No salão de Paris, há um Audi com motor de 4,2 litros. Ler biografia de homens célebres é bastante útil. O mercado financeiro recebeu bem a inclusão das ações do Bradesco.

24


Carregar ppt "ESTUDO DO SUJEITO PROFª REGINA CÉLIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google